“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município conta que se trata de uma iniciativa de educação ambiental e de sensibilização para a importância da preservação deste recurso natural indispensável à vida que está a ser visitada pelos alunos do 1.º CEB e pré-escolar mas que se encontra aberta ao público em geral, de todas as faixas etárias.

As primeiras turmas visitantes foram recebidas pelo vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo; pela vereadora responsável pelos pelouros da Educação e da Cultura, Graça Silva; e pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, que sublinharam a importância desta iniciativa na sensibilização dos mais novos, e da população em geral, para conceitos como a indispensabilidade, a escassez e o grande valor da água.

Com um forte pendor informativo e interativo, a iniciativa engloba várias componentes que retratam uma viagem que acompanha a vida de uma gota de água. Os visitantes são ainda convidados a assistir um breve filme de sensibilização ambiental.

Estão expostos vários painéis informativos que abordam temas diversos como o ciclo da água; dicas para a sua utilização responsável e a sua poupança; a poluição pelos vários agentes; ou ainda a sua distribuição potável na rede de abastecimento do concelho de Oliveira do Hospital; que são acompanhados por pequenas experiências que demonstram a ‘magia’ da água explorando a suas propriedades. De referir ainda que a exposição apresenta ao público uma pequena floresta marinha que demonstra a importância dos oceanos na regulação climática, produção de oxigénio e absorção de dióxido carbono.

Por fim, os grupos visitantes assistem a uma dramatização intitulada “O dia em que a floresta ardeu”, baseada no livro de José Fanha (“O dia em que a mata ardeu”) que pretende transmitir uma mensagem ambiental, incutindo nos mais novos que todos somos responsáveis pela floresta e a sua preservação e em simultâneo, uma mensagem de esperança e de alegria por vivermos e partilharmos a floresta.

A organização revela que ainda é possível agendar visitas guiadas, mediante marcação junto da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital (presencialmente ou através do telefone 238 692 376).

Previous Fernando Mamede apadrinha a 7ª  Milha Urbana Cidade de Gouveia
Next  “Vinal – Vinhas de Altitude” destaca o melhor do Dão em Vila Nova de Tazem

Artigos Relacionados

Informação

Alunos de Oliveira do Hospital de visita ao Zoológico

Mais de 700 alunos dos jardins de infância e 1º Ciclo de Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital estão hoje de visita ao Jardim Zoológico, em Lisboa.

Informação

Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

O Conselho de Parceiros da Beira Serra reunido, ontem, em Tábua ficou marcado pelo lançamento do DLBC / LEADER na Região da Beira Serra, com a apresentação …

Última Hora

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Informação

IP5 já reabriu ao trânsito

O Itinerário Principal 5 (IP5), que estava cortado desde as 8h na zona de Viseu, nos dois sentidos, devido a um incêndio florestal, reabriu ao trânsito às 13h00.

Informação

Pelotão cumpre quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Um dia após ter conquistado o seu segundo triunfo nesta edição, no alto da Senhora da Graça, Raul Alarcón enfrenta hoje  uma jornada mais tranquila, na ligação de 179,6 quilómetros

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros para realização de obras nas freguesias

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou  pela contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros destinados à realização de obras nas freguesias. A medida, aprovada em reunião