“O Santiago marcou muito a minha vida”

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da Maternidade Daniel de Matos. Com 40 anos, o homem que é bombeiro há 12 anos, diz ter sentido “uma alegria enorme” e assegura: “O Santiago marcou muito a minha vida”.


Em casa, Rui Santos foi contactado às 4h24 de terça feira (3 de janeiro) para uma transferência de uma mulher grávida de 38 semanas do SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital  para a Maternidade Daniel de Matos. Acompanhado pelo bombeiro Renato Camacho, Rui Santos foi informado de que a criança “ainda não era para nascer”, pelo que a viagem deveria decorrer com normalidade. Porém, foi logo “na subida da Catraia” (à saída da cidade) que surgiram os primeiros sinais de alerta. bombeirosNa sua terceira gravidez, Sandra Oliveira, com 30 anos, começou ter dores mais intensas e contrações de três em três minutos. “Só com um grande milagre é que iria dar para chegar a Coimbra”, recordou Rui Santos à Rádio Boa Nova, contando que, na altura, rebentou o saco de águas.

No imediato, o bombeiro iniciou contacto com o CODU que, já no IC6, junto ao nó de Coja, indicou a paragem da ambulância e o apoio à grávida com verificação de coroa encefálica do bebé. Uma situação que foi constatada pelos bombeiros, que recorreram ao kit de partos, acabando o parto por ser feito pelo enfermeiro José Coutinho, da SIV de Arganil, que ali acorreu acompanhado pelo bombeiro oliveirense Francisco Madeira.

O nascimento, conta Rui Santos, foi “rápido”. “O bebé nasceu mesmo ali”, continuou emocionado o bombeiro que, em 12 anos de carreira de bombeiro, nunca tinha prestado auxílio num parto. A par da teoria, Rui Santos verificou que a vida real “não tem nada a ver”. Na ocasião, confessa, que ficou “nervoso” e que sentiu uma “alegria enorme”. “É uma mistura de sentimentos muito grandes”, conta o bombeiro.

“São pessoas que vão ficar marcadas para toda a vida. E o Santiago, vou falar sempre com ele. O Santiago marcou muito a minha vida”, referiu o bombeiro à Rádio Boa Nova.

O nascimento do pequeno Santiago constitui motivo de alegria para toda a corporação de bombeiros da cidade que, ainda no passado mês de outubro, auxiliou o nascimento de outro bebé, por sinal, filho de um bombeiro da corporação. “Também correu tudo bem”, referiu.

Ao Santiago e aos seus pais, Rui Santos deseja as “maiores felicidades”.

image_pdfimage_print
Previous Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital
Next “Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Última Hora

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Desporto

Mário Patrão vence etapa e reforça liderança no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão reforçou, ontem, a sua liderança no Morocco Desert Challenge após vencer a quarta etapa desta grande maratona africana.

Última Hora

Operação “Ignição Zero” sinaliza infrações e sensibiliza oliveirenses para ações de limpeza junto às habitações.

O concelho de Oliveira do Hospital está hoje a ser palco de uma grande operação de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos junto às habitações em zonas próximas

Última Hora

Onze distritos em alerta amarelo devido ao mau tempo

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada.

Última Hora

CDS-PP apresentou os seus candidatos aos órgãos autárquicos para as eleições de 1 de outubro

O CDS -PP apresentou este sábado os seus candidata às Autárquicas 2017. Com o lema “Construir o futuro”, Luís Lagos que para além de presidente da Distrital do CDS-PP, é também

Informação

Plano de Coimbra mantém meios no período mais crítico

O Plano Operacional Distrital de Coimbra de combate a incêndios está “aprovado e homologado desde 15 de maio”, mantendo no período mais crítico de fogos um dispositivo semelhante ao dos

Informação

Na reta final, candidatos apostam em comícios na cidade de Oliveira do Hospital

Hoje, dia 29 de setembro, termina a campanha para as eleições autárquicas que se realizam no próximo domingo, dia 1 de outubro.

Região

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística,

Nacional

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …

Região

Operação de rescaldo do fogo em Góis com 600 operacionais no terreno

A operação de “rescaldo e vigilância” no perímetro do incêndio que deflagrou no sábado em Góis, distrito de Coimbra, está a ser feita hoje por 600 operacionais, apoiados por 140

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Última Hora

Família faz apelo para encontrar homem desaparecido desde os fogos de outubro

Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido desde os incêndios de outubro em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A família lançou um apelo no Facebook.

Cultura

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Destaque

Feira do Livro arranca domingo com mais novidades e homenagem a autor falecido (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Oliveira do Hospital abre portas no próximo domingo, dia 27 de maio e prolonga-se até dia 30. Graça Silva, vereadora da Cultura,…

Sociedade

Estudantes oliveirenses podem candidatar- se a bolsas de estudo no ensino superior até 19 de novembro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas …

Última Hora

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Destaque

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Última Hora

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Região

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Cultura

Município de Oliveira do Hospital promove música e património com “Ciclo pelas Igrejas”

  O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, vai promover, durante os próximos fins-de-semana,…

Nacional

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a