“O Santiago marcou muito a minha vida”

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da Maternidade Daniel de Matos. Com 40 anos, o homem que é bombeiro há 12 anos, diz ter sentido “uma alegria enorme” e assegura: “O Santiago marcou muito a minha vida”.


Em casa, Rui Santos foi contactado às 4h24 de terça feira (3 de janeiro) para uma transferência de uma mulher grávida de 38 semanas do SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital  para a Maternidade Daniel de Matos. Acompanhado pelo bombeiro Renato Camacho, Rui Santos foi informado de que a criança “ainda não era para nascer”, pelo que a viagem deveria decorrer com normalidade. Porém, foi logo “na subida da Catraia” (à saída da cidade) que surgiram os primeiros sinais de alerta. bombeirosNa sua terceira gravidez, Sandra Oliveira, com 30 anos, começou ter dores mais intensas e contrações de três em três minutos. “Só com um grande milagre é que iria dar para chegar a Coimbra”, recordou Rui Santos à Rádio Boa Nova, contando que, na altura, rebentou o saco de águas.

No imediato, o bombeiro iniciou contacto com o CODU que, já no IC6, junto ao nó de Coja, indicou a paragem da ambulância e o apoio à grávida com verificação de coroa encefálica do bebé. Uma situação que foi constatada pelos bombeiros, que recorreram ao kit de partos, acabando o parto por ser feito pelo enfermeiro José Coutinho, da SIV de Arganil, que ali acorreu acompanhado pelo bombeiro oliveirense Francisco Madeira.

O nascimento, conta Rui Santos, foi “rápido”. “O bebé nasceu mesmo ali”, continuou emocionado o bombeiro que, em 12 anos de carreira de bombeiro, nunca tinha prestado auxílio num parto. A par da teoria, Rui Santos verificou que a vida real “não tem nada a ver”. Na ocasião, confessa, que ficou “nervoso” e que sentiu uma “alegria enorme”. “É uma mistura de sentimentos muito grandes”, conta o bombeiro.

“São pessoas que vão ficar marcadas para toda a vida. E o Santiago, vou falar sempre com ele. O Santiago marcou muito a minha vida”, referiu o bombeiro à Rádio Boa Nova.

O nascimento do pequeno Santiago constitui motivo de alegria para toda a corporação de bombeiros da cidade que, ainda no passado mês de outubro, auxiliou o nascimento de outro bebé, por sinal, filho de um bombeiro da corporação. “Também correu tudo bem”, referiu.

Ao Santiago e aos seus pais, Rui Santos deseja as “maiores felicidades”.

image_pdfimage_print
Previous Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital
Next “Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Destaque

Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Região: PJ deteve homem que matou o pai e estava desaparecido

Um homem foi detido, em Albergaria-a-Velha, Aveiro, por ser o principal suspeito da morte do próprio pai.

Desporto

AD Nogueirense entra a perder no Campeonato de Portugal Prio

O Nogueirense perdeu por 3-1 frente ao Lusitano FCV em jogo referente à primeira jornada do Campeonato de Portugal Prio. Uma primeira parte onde a equipa visitante mostrou que vinha

Região

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 22 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 5 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Desporto

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Destaque

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Última Hora

Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6) do Pinhal Interior Norte, na ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital, …

Informação

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Última Hora

PSP procura mulher desaparecida em Coimbra

As equipas cinotécnicas da PSP estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 48 anos, dada como desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira, em Coimbra.

Informação

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Última Hora

“Máscaras do Mundo” em exposição em Oliveira do Hospital

“Máscaras do Mundo” é o tema da exposição de fotografia patente, até ao final do mês de fevereiro, em vários equipamentos municipais de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital. A iniciativa foi

Sociedade

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos supera o número de vagas

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso supera o número de vagas,…

Informação

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Última Hora

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.

Última Hora

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Última Hora

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e

Região

Papa chega hoje à tarde a Portugal

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos

Informação

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Última Hora

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Última Hora

Três meses após o fogo, vítimas continuam entregues “à própria sorte”

Ao assinalar “três meses da maior tragédia em destruição material que a região sofreu em séculos”, a Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) insurge-se…