“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

No âmbito da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza neste fim de semana, a Confraria do Queijo Serra da Estrela leva a efeito o seu 29º capítulo.

A cerimónia deverá ficar marcada pelo “cinzentismo” na sequência do grande incêndio de outubro, mas também pelo falecimento do Grão Mestre, Manuel Leal Freire.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Pedro Couceiro, Grande Conselheiro da Confraria, recorda que o fogo de 15 de outubro matou oito mil ovelhas Serra da Estrela em toda a região demarcada, sendo que três mil mortes ocorreram na área do concelho de Oliveira do Hospital, resultando em “problemas gravíssimos para os nossos produtores”. “No concelho, corresponde à perda de 50 por cento do efetivo. Foram muitos animais que morreram”, refere Pedro Couceiro, registando ainda a falta de alimento causada pelo incêndio e as condições em que ficaram muitos animais, que tiveram mesmo que ser abatidos.

A produção de leite registou, por isso, quebras na ordem dos 50 por cento. Agora, às portas da Feira do Queijo, Pedro Couceiro está em crer que “a feira terá um carácter menos significativo”, duvidando que os produtores tenham queijo para os dois dias da feira. Ainda assim, encara a feira organizada pelo Município de Oliveira do Hospital como um “estímulo” à atividades dos pastores e queijarias.

Prestes a realizar o 29º capítulo, a Confraria que conta com 70 confrades, nunca temeu como agora pelo futuro do Queijo Serra da Estrela. “Já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”, verifica o Grande Conselheiro da Confraria que, a juntar a seca ao grande incêndio de outubro, está certo de que este “foi o maior embate que os nossos produtores sofreram”. Não descarta, por isso a possibilidade de subida do preço do queijo, cujo valor por Kg ronda os 15 Euros, com tendência a que se torne num “produto de luxo” e “pago a verbas a que não estamos habituados”.

No trabalho de recuperação após incêndio, Pedro Couceiro considera meritório o empenho da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), que coordenaram no terreno as ajudas que chegaram de todo o país e asseguraram a primeira resposta aos produtores afetados. Aplaude, agora, o processo de recria de borregas promovido pela Ancose, tendo em vista a doação das ovelhas aos pastores e o repovoamento de toda a região com a raça autóctone Serra da Estrela.

 

image_pdfimage_print
Previous PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes
Next Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão

Artigos Relacionados

Cultura

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Informação

Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu

Um presépio avaliado em mais de 10 mil euros foi, ontem, instalado em pleno coração da cidade de Viseu, podendo as três esculturas com mais de 400 quilogramas ser visitadas

Nacional

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Região

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Informação

Centro de Portugal foi a região de Turismo que mais cresceu em abril

O Centro de Portugal foi a região de turismo do país que mais cresceu em abril deste ano, relativamente ao mesmo mês de 2016,…

Última Hora

Aldeias evacuadas e seis meios aéreos a combater chamas em Góis

Ao início da manhã, a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, alertava: “Nós temos uma situação grave e se calhar pode passar a ser gravíssima porque o incêndio passou

Última Hora

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Programas

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da toponímia do Vale Ferreiro

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Destaque

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Destaque

Acidente com veículo pesado provoca um ferido ligeiro no concelho de Oliveira do Hospital

Um acidente ocorrido ao início desta tarde, na Estrada Nacional 230, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, provocou um ferido ligeiro.

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de atear fogo florestal em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção da Natureza da GNR de Santa Comba Dão, deteve um homem,…

Última Hora

Leiria: Detido suspeito de violação, coação e ameaça agravada

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem de 25 anos, operário metalúrgico, fortemente indiciado pela prática de dois crimes de violação, vários

Última Hora

Eucaliptos passam a ser proibidos em áreas com outras espécies

O Governo aprovou hoje um regime transitório que define que não sejam plantados eucaliptos em áreas ardidas anteriormente ocupadas por outras espécies.

Informação

Luís Lagos é candidato à Distrital de Coimbra do CDS

O oliveirense  Luís Lagos é candidato à sucessão de Paulo Almeida na liderança da Distrital de Coimbra do CDS, adianta o jornal online Notícias de Coimbra. Luís Lagos, 38 anos, natural

Região

Seia recebe jornadas regionais da infeção do VIH/ SIDA

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, no próximo dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas Regionais da Infeção do VIH / SIDA subordinadas à

Última Hora

Mais de 40 concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Caule realiza Festa do Sapador Florestal

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra e Sapadores Florestais realiza no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 21h30, a Festa do Festa do Sapador Florestal, …

Última Hora

Câmara de Seia alerta população para alegada burla com análises de água

A Câmara de Seia alertou a população do concelho para a existência de pessoas que alegam que a água da rede “não se encontra em condições para consumo”, pretendendo vender

Educação

“Ritmo do Coração” assinalou os Dias Mundiais do Coração e da Música em Oliveira do Hospital

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, e do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, decorreu no passado

Politica

Alexandrino diz que ausência de candidato do PSD no debate “envergonha a democracia”

O candidato do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que, depois do debate, os oliveirenses “ficaram esclarecidos…

Sociedade

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Informação

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.