“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

No âmbito da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza neste fim de semana, a Confraria do Queijo Serra da Estrela leva a efeito o seu 29º capítulo.

A cerimónia deverá ficar marcada pelo “cinzentismo” na sequência do grande incêndio de outubro, mas também pelo falecimento do Grão Mestre, Manuel Leal Freire.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Pedro Couceiro, Grande Conselheiro da Confraria, recorda que o fogo de 15 de outubro matou oito mil ovelhas Serra da Estrela em toda a região demarcada, sendo que três mil mortes ocorreram na área do concelho de Oliveira do Hospital, resultando em “problemas gravíssimos para os nossos produtores”. “No concelho, corresponde à perda de 50 por cento do efetivo. Foram muitos animais que morreram”, refere Pedro Couceiro, registando ainda a falta de alimento causada pelo incêndio e as condições em que ficaram muitos animais, que tiveram mesmo que ser abatidos.

A produção de leite registou, por isso, quebras na ordem dos 50 por cento. Agora, às portas da Feira do Queijo, Pedro Couceiro está em crer que “a feira terá um carácter menos significativo”, duvidando que os produtores tenham queijo para os dois dias da feira. Ainda assim, encara a feira organizada pelo Município de Oliveira do Hospital como um “estímulo” à atividades dos pastores e queijarias.

Prestes a realizar o 29º capítulo, a Confraria que conta com 70 confrades, nunca temeu como agora pelo futuro do Queijo Serra da Estrela. “Já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”, verifica o Grande Conselheiro da Confraria que, a juntar a seca ao grande incêndio de outubro, está certo de que este “foi o maior embate que os nossos produtores sofreram”. Não descarta, por isso a possibilidade de subida do preço do queijo, cujo valor por Kg ronda os 15 Euros, com tendência a que se torne num “produto de luxo” e “pago a verbas a que não estamos habituados”.

No trabalho de recuperação após incêndio, Pedro Couceiro considera meritório o empenho da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), que coordenaram no terreno as ajudas que chegaram de todo o país e asseguraram a primeira resposta aos produtores afetados. Aplaude, agora, o processo de recria de borregas promovido pela Ancose, tendo em vista a doação das ovelhas aos pastores e o repovoamento de toda a região com a raça autóctone Serra da Estrela.

 

image_pdfimage_print
Previous PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes
Next Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão

Artigos Relacionados

Região

Detido com sete armas diferentes após queixa de violência doméstica na Figueira da Foz

A PSP deteve esta segunda-feira, na Figueira da Foz, um homem de 41 anos pela posse de várias armas proibidas.

Informação

Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso

Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …

Região

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Destaque

Encontro sénior juntou 450 idosos em Oliveira do Hospital

Ontem cumpriu-se o habitual encontro sénior em Oliveira do Hospital que juntou perto de milhar de utentes das várias instituições do concelho num “convívio” destinado a assinalar a quadra natalícia.

Região

Cancros infantojuvenis aumentaram em Coimbra em 2017

O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas quatro mil consultas e efetuados 480 internamentos, disse

Última Hora

Mau tempo coloca Coimbra entre os distritos com aviso amarelo

Os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores estão, hoje,…

Última Hora

Guarda: Detido por rapto e abuso sexual

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem, de 26 anos, pela presumível prática de um crime de rapto de menor…

Região

Bombeiros de Coja adiam Festa de S. Miguel devido aos incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja, no concelho de Arganil, decidiu adiar a Festa de S.Miguel, prevista para 15 de outubro,…

Última Hora

PCP apresenta projeto de requalificação do IP3 na Assembleia da República

O Partido Comunista Português (PCP) apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que “Recomenda a requalificação do IP3, a sua manutenção sem portagens e em condições de segurança”.

Informação

Sentido sismo de magnitude 2,8 na zona de Góis

Um sismo de magnitude 2,8 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de seis quilómetros a norte-nordeste da Pampilhosa da Serra foi sentido no domingo, informou o

Informação

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Última Hora

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Sociedade

Drogas e armas apreendidas em bairro de Coimbra

Uma operação conjunta da PSP e da PJ, no bairro do Ingote, em Coimbra, culminou esta terça-feira com vários detidos e a apreensão de armas e doses elevadas de droga.

Informação

Temperaturas vão manter-se elevadas nesta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius …

Destaque

EXPOH arrancou com anúncio de novos projetos para Oliveira do Hospital (com vídeo)

Oliveira do Hospital abriu, hoje, as portas para nove dias de EXPOH.  O arranque do certame ficou marcado pelo “pensamento” para com os oliveirenses que perderam familiares no incêndio, …

Politica

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Última Hora

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Politica

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Informação

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Última Hora

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

Informação

Assembleia Municipal aprecia renúncia de Luís Lagos ao mandato de deputado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne esta sexta-feira em sessão ordinária, pelas 14h30. A apreciação à renúncia de Luís Lagos e a votação…

Sociedade

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Esta sexta-feira a neve cobriu de branco a Serra da Estrela e chegou à cidade da Guarda. Algumas das principais estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje encerradas

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 28 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.