“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

No âmbito da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza neste fim de semana, a Confraria do Queijo Serra da Estrela leva a efeito o seu 29º capítulo.

A cerimónia deverá ficar marcada pelo “cinzentismo” na sequência do grande incêndio de outubro, mas também pelo falecimento do Grão Mestre, Manuel Leal Freire.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Pedro Couceiro, Grande Conselheiro da Confraria, recorda que o fogo de 15 de outubro matou oito mil ovelhas Serra da Estrela em toda a região demarcada, sendo que três mil mortes ocorreram na área do concelho de Oliveira do Hospital, resultando em “problemas gravíssimos para os nossos produtores”. “No concelho, corresponde à perda de 50 por cento do efetivo. Foram muitos animais que morreram”, refere Pedro Couceiro, registando ainda a falta de alimento causada pelo incêndio e as condições em que ficaram muitos animais, que tiveram mesmo que ser abatidos.

A produção de leite registou, por isso, quebras na ordem dos 50 por cento. Agora, às portas da Feira do Queijo, Pedro Couceiro está em crer que “a feira terá um carácter menos significativo”, duvidando que os produtores tenham queijo para os dois dias da feira. Ainda assim, encara a feira organizada pelo Município de Oliveira do Hospital como um “estímulo” à atividades dos pastores e queijarias.

Prestes a realizar o 29º capítulo, a Confraria que conta com 70 confrades, nunca temeu como agora pelo futuro do Queijo Serra da Estrela. “Já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”, verifica o Grande Conselheiro da Confraria que, a juntar a seca ao grande incêndio de outubro, está certo de que este “foi o maior embate que os nossos produtores sofreram”. Não descarta, por isso a possibilidade de subida do preço do queijo, cujo valor por Kg ronda os 15 Euros, com tendência a que se torne num “produto de luxo” e “pago a verbas a que não estamos habituados”.

No trabalho de recuperação após incêndio, Pedro Couceiro considera meritório o empenho da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), que coordenaram no terreno as ajudas que chegaram de todo o país e asseguraram a primeira resposta aos produtores afetados. Aplaude, agora, o processo de recria de borregas promovido pela Ancose, tendo em vista a doação das ovelhas aos pastores e o repovoamento de toda a região com a raça autóctone Serra da Estrela.

 

Previous PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes
Next Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão

Artigos Relacionados

Região

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Última Hora

D.A.M.A substituem Marco Paulo na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital

O concerto de Marco Paulo na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, agendado para o próximo domingo, dia 23 de julho, acaba de ser cancelado devido a problemas

Sociedade

Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 6 de janeiro, o Município de Oliveira do Hospital promove mais um Concerto de Reis, na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, pelas 16h00. O concerto que

Informação

É já esta sexta feira o Festival Infantil da Canção

É já amanhã, 1 de abril, que se realiza mais um Festival Infantil da Canção organizado pelas Instituições Particularidades de Solidariedade Social (IPSS) de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece,

Região

Altice inaugura novo contact center em Viseu

A Altice inaugura esta sexta-feira (22 de junho) o seu novo contact center em Viseu, uma estrutura que resulta de uma parceria com a Randstad e que irá criar cerca

Informação

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos”

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital está “desagradado” com atuação da GNR

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital criticou na última reunião da Assembleia Municipal, realizada sexta-feira à tarde, …

Informação

Coimbra entre os distritos sob aviso devido ao mau tempo

Além da chuva, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento, agitação marítima e neve nos pontos mais altos para esta quarta-feira.

Destaque

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Destaque

Presidente da Câmara Municipal partilha palavra de “esperança” em mensagem de Natal e Ano Novo

Na habitual mensagem de Natal e Ano Novo dirigida a todos os oliveirenses, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deixa, este ano, “uma palavra de esperança”…

Informação

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Informação

Encontro mundial junta mil minis nas praias de Mira e Vagueira

O maior encontro mundial de Minis, o International Mini Meeting (IMM) 2018, realiza-se a partir de amanhã e até domingo, nas praias de Mira e Vagueira.  São esperadas mil viaturas