O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

image_pdfimage_print

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode contar com muito frio. E assim permanecerá ao longo da próxima semana.

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado, apresentando-se com períodos de maior nebulosidade na região Sul até no início até ao início da tarde. Previsto está também neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas máximas vão variar entre os 17ºC, em Faro e em Setúbal, e os 14ºC em Lisboa, os 10 ºC em Vila Real e os 9ºC na Guarda. As mínimas vão oscilar entre 9ºC em Faro e os -2ºC em Bragança.

No fim de semana o cenário mantém-se. O IPMA prevê, tanto para sábado como para domingo, céu pouco nublado ou limpo e o mesmo “arrefecimento noturno”, com formação de geada, em especial no interior e neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão descer até aos -3ºC, em Bragança, distrito onde as máximas não irão além dos 14ºC, este fim-de-semana. Também frio, mas menos, no distrito da Guarda, vão registar-se mínimas de 0ºC e máximas de 9ºC.

A propósito, a Proteção Civil recomenda cuidados na utilização de equipamentos de aquecimento, particularmente nestes dias mais gélidos, em que a população mais procura aquecer-se.

Assim, verifique se equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento e não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores.

Se utilizar lareiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde.

De forma a evitar incêndios ou intoxicações, a Proteção Civil recomenda que desligue os equipamentos de aquecimento quando se deitar ou quando sair de casa.

Além disso, tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras e se utilizar cobertores elétricos, cumpra as instruções de segurança e desligue-os antes de se deitar.

Para se proteger das temperaturas baixas, evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; use várias camadas de roupa adequada à temperatura ambiente, proteja as extremidades do corpo, use luvas, gorro, meias quentes e cachecol e ingira bebidas e alimentos quentes.

A Proteção Civil realça ainda para ser particularmente vigilante relativamente a familiares ou a vizinhos em situação de maior isolamento.

Previous Assalto a escola de Arganil organizado pela empresa que vendeu o material
Next Seia: Atropelamento faz uma vítima mortal

Artigos Relacionados

Informação

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Última Hora

PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

A Pj deteve quatro homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravidão, ocorridos no concelho de Gouveia e também em várias localidades de

Sociedade

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Sociedade

Papa confirma visita a Fátima em 2017

O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse ontem que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, “mas a Fátima”, …

Informação

Concelhos de Bragança, Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio e mais de 40 concelhos em risco muito elevado

Os concelhos de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, Sabugal, na Guarda, e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Nacional

Projecto Melhor Eucalipto com sessões de informação para produtores florestais

Depois de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), o Projecto Melhor Eucalipto segue hoje para Sever do Vouga (distrito de Aveiro), no Centro de Artes e Espetáculos, com mais uma

Última Hora

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Informação

País: GNR deteve 157 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 157 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 546 doses de haxixe e 195 doses de heroína. Em comunicado sobre o

Informação

Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Está marcada para amanhã, 11 de setembro, às 11h20, a assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da EN 342, entre Arganil e Côja. A sessão realiza-se no

Informação

Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de abuso sexual de crianças, de que foi vítima uma menina

Informação

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.

Região

Incêndios: Feridos graves vão receber pagamento intercalar

As vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017 que, após avaliação clínica por parte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, receberam a qualificação de “feridos