O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode contar com muito frio. E assim permanecerá ao longo da próxima semana.

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado, apresentando-se com períodos de maior nebulosidade na região Sul até no início até ao início da tarde. Previsto está também neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas máximas vão variar entre os 17ºC, em Faro e em Setúbal, e os 14ºC em Lisboa, os 10 ºC em Vila Real e os 9ºC na Guarda. As mínimas vão oscilar entre 9ºC em Faro e os -2ºC em Bragança.

No fim de semana o cenário mantém-se. O IPMA prevê, tanto para sábado como para domingo, céu pouco nublado ou limpo e o mesmo “arrefecimento noturno”, com formação de geada, em especial no interior e neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão descer até aos -3ºC, em Bragança, distrito onde as máximas não irão além dos 14ºC, este fim-de-semana. Também frio, mas menos, no distrito da Guarda, vão registar-se mínimas de 0ºC e máximas de 9ºC.

A propósito, a Proteção Civil recomenda cuidados na utilização de equipamentos de aquecimento, particularmente nestes dias mais gélidos, em que a população mais procura aquecer-se.

Assim, verifique se equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento e não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores.

Se utilizar lareiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde.

De forma a evitar incêndios ou intoxicações, a Proteção Civil recomenda que desligue os equipamentos de aquecimento quando se deitar ou quando sair de casa.

Além disso, tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras e se utilizar cobertores elétricos, cumpra as instruções de segurança e desligue-os antes de se deitar.

Para se proteger das temperaturas baixas, evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; use várias camadas de roupa adequada à temperatura ambiente, proteja as extremidades do corpo, use luvas, gorro, meias quentes e cachecol e ingira bebidas e alimentos quentes.

A Proteção Civil realça ainda para ser particularmente vigilante relativamente a familiares ou a vizinhos em situação de maior isolamento.

Previous Assalto a escola de Arganil organizado pela empresa que vendeu o material
Next Seia: Atropelamento faz uma vítima mortal

Artigos Relacionados

Informação

Idoso desaparecido em Quiaios foi encontrado numa zona de mato

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, encontrou ontem, dia 5 de junho, na localidade de Quiaios, um homem de 63 anos que estava desaparecido desde

Informação

Meteorologia: Hoje contamos com chuva e neve

A semana arrancou com chuva nas regiões do Norte e Centro e neve na Serra da Estrela. Para esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia empresários afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal está a efetuar o levantamento dos elevados prejuízos causados nas empresas do concelho de Oliveira do Hospital,…

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor e reconhecimento à BLC3 por projeto premiado em Bruxelas (Com vídeo)

No rescaldo da conquista do prémio RegioStars em Bruxelas, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou esta manhã, por unanimidade, …

Informação

Acidente entre ligeiro e pesado provoca um morto no IC2 em Pombal

Um acidente ocorreu hoje entre uma viatura ligeira e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Pombal, e provocou um morto e um ferido ligeiro.

Informação

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Última Hora

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Região

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda

Politica

Alexandrino admite que lhe “dará gosto especial” disputar as eleições com João Paulo Albuquerque

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, escusou-se esta tarde a comentar a candidatura do seu conterrâneo, João Paulo Albuquerque,…

Informação

CIM investe um milhão de Euros para afirmar região de Coimbra como destino turístico

A Comunidade Intermunicipal da Região (CIM) de Coimbra vai avançar com um plano de afirmação turística da região. A medida foi anunciada ontem,…

Cultura

Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital serviu de inspiração ao jovem Duarte Gouveia, de apenas 12 anos, que realizou um vídeo promocional do evento.