Novo Centro Escolar em Oliveira do Hospital: “Estamos a dar um passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”

Novo Centro Escolar em Oliveira do Hospital: “Estamos a dar um passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”

A construção de um Centro Escolar na cidade de Oliveira do Hospital continua nos planos do atual executivo camarário.

Para o presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino, a concretização deste projeto é um “passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”.

“É a última oportunidade para construir. Se não fizermos agora, nunca mais será feito porque o Município nunca terá capacidade financeira para o fazer”, referiu José Carlos Alexandrino, considerando que se “devia ter feito em outros tempos, quando houve dinheiro para tal”.

Na última reunião pública do executivo, o presidente adiantou que a autarquia já negociou o terreno de cerca de dois hectares para o efeito, que se situa “nos terrenos junto da Escola Secundária”.

“É um contrato que nos permite a titularidade do terreno. Neste momento não temos condições para lançar este contrato”, afirmou o presidente, acrescentando que o “contrato promessa de compra e venda”, no valor de 201 100 Euros, foi assinado com o objetivo de conseguir candidatar-se ao “financiamento do Quadro Comunitário” do Programa 2020.

Para além da concretização deste Centro Escolar, está ainda prevista a criação de uma nova avenida na cidade oliveirense. “Vai ser lançada uma avenida que vai atravessar a Quinta do Margarido, entre a Escola Secundária e a Zona Industrial e haverá uma ligação à rotunda que dá acesso a Lagares da Beira”, explicou, realçando que o objetivo é “desbloquear o trânsito junto à escola” e “lançar uma zona habitacional nova”.

Segundo José Carlos Alexandrino, a candidatura para este Centro Escolar “custará perto de quatro milhões de euros”.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) também causa preocupação no executivo. “A ESTGOH tem umas instalações que não a dignificam”, afirmou o autarca. “Se fizermos um Centro Escolar novo, é possível deslocarmos a ESTGOH para a escola do primeiro ciclo, investindo apenas um milhão de euros”. Apesar destas alterações, José Carlos Alexandrino pretende ainda deixar alguns departamentos da Escola Superior no edifico atual, nomeadamente laboratórios. No restante espaço, sugere o autarca, passariam a funcionar alguns “serviços camarários”.

Na ocasião, Carlos Carvalheira, atual diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, mostrou-se satisfeito “pela insistência e resiliência” do executivo no que respeita à construção “de um Centro Escolar adequado” que “há muito tempo é reclamado e desejado”, de forma a “valorizar um ensino de qualidade”, uma vez que “as condições que existem não são as melhores”.

Para Carlos Carvalheira, o projeto vai “dar dinâmica à cidade de Oliveira do Hospital”, permitir “albergar cada vez mais” e “também facilitar o congestionamento rodoviário” que, naquela zona, é alvo de reclamação. “Esperemos que se realize por mais curto espaço de tempo”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous GNR realiza Operação “Ano Novo”
Next Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Artigos Relacionados

Região

Região: 19 pessoas hospitalizadas após intoxicação em lar de idosos

Dezanove pessoas foram hoje hospitalizadas devido a uma intoxicação alimentar num lar de idosos em Condeixa-a-Nova, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Sociedade

Seca agravou-se, mas situação ainda não é como a do ano passado

A falta de precipitação em janeiro tem agravado a seca meteorológica, principalmente no Sul do país, embora a situação não seja tão preocupante como…

Última Hora

Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio

Uma mulher de 78 anos está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira, na localidade de Rebordosa, em Penacova. 

Informação

Acidente em Miranda de Corvo faz quatro feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, esta tarde, em Miranda do Corvo, cerca das 14h00, resultou em quatro feridos, um dos quais encarcerado.

Informação

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Educação

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Última Hora

Região: PJ deteve suspeito de abuso sexual a crianças

A Polícia Judiciária de Leiria deteve um homem, de 42 anos, suspeito da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças e de pessoa incapaz de resistência, ocorridos na

Última Hora

Penacova: alunos do IEFP entregaram sementes à população afetada pelos incêndios

A Assembleia Municipal de Penacova recebeu, num ato simbólico, sementes de espécies hortícolas, uma iniciativa dos alunos do IEFP…

Nacional

ASAE instaura 66 processos de contraordenação em operação Black Friday

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou, a nível nacional, durante cerca de uma semana, uma operação de fiscalização direcionada à verificação do cumprimento das regras legais do exercício

Informação

Rastreio de Saúde Visual Infantil no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

A Administração Regional de Saúde do Centro realiza, nos próximos dias 21 e 28 de fevereiro, no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o Rastreio de Saúde Visual Infantil,

Nacional

GNR realiza Operação Floresta Segura 2019 até 6 de dezembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o território nacional, a operação “Floresta Segura 2019”, através do Serviço de Proteção da

Informação

Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade

Depois de ter comemorado o seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho com uma semana dedicada ao tema, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) …