Novo Centro Escolar em Oliveira do Hospital: “Estamos a dar um passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”

Novo Centro Escolar em Oliveira do Hospital: “Estamos a dar um passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”

A construção de um Centro Escolar na cidade de Oliveira do Hospital continua nos planos do atual executivo camarário.

Para o presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino, a concretização deste projeto é um “passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”.

“É a última oportunidade para construir. Se não fizermos agora, nunca mais será feito porque o Município nunca terá capacidade financeira para o fazer”, referiu José Carlos Alexandrino, considerando que se “devia ter feito em outros tempos, quando houve dinheiro para tal”.

Na última reunião pública do executivo, o presidente adiantou que a autarquia já negociou o terreno de cerca de dois hectares para o efeito, que se situa “nos terrenos junto da Escola Secundária”.

“É um contrato que nos permite a titularidade do terreno. Neste momento não temos condições para lançar este contrato”, afirmou o presidente, acrescentando que o “contrato promessa de compra e venda”, no valor de 201 100 Euros, foi assinado com o objetivo de conseguir candidatar-se ao “financiamento do Quadro Comunitário” do Programa 2020.

Para além da concretização deste Centro Escolar, está ainda prevista a criação de uma nova avenida na cidade oliveirense. “Vai ser lançada uma avenida que vai atravessar a Quinta do Margarido, entre a Escola Secundária e a Zona Industrial e haverá uma ligação à rotunda que dá acesso a Lagares da Beira”, explicou, realçando que o objetivo é “desbloquear o trânsito junto à escola” e “lançar uma zona habitacional nova”.

Segundo José Carlos Alexandrino, a candidatura para este Centro Escolar “custará perto de quatro milhões de euros”.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) também causa preocupação no executivo. “A ESTGOH tem umas instalações que não a dignificam”, afirmou o autarca. “Se fizermos um Centro Escolar novo, é possível deslocarmos a ESTGOH para a escola do primeiro ciclo, investindo apenas um milhão de euros”. Apesar destas alterações, José Carlos Alexandrino pretende ainda deixar alguns departamentos da Escola Superior no edifico atual, nomeadamente laboratórios. No restante espaço, sugere o autarca, passariam a funcionar alguns “serviços camarários”.

Na ocasião, Carlos Carvalheira, atual diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, mostrou-se satisfeito “pela insistência e resiliência” do executivo no que respeita à construção “de um Centro Escolar adequado” que “há muito tempo é reclamado e desejado”, de forma a “valorizar um ensino de qualidade”, uma vez que “as condições que existem não são as melhores”.

Para Carlos Carvalheira, o projeto vai “dar dinâmica à cidade de Oliveira do Hospital”, permitir “albergar cada vez mais” e “também facilitar o congestionamento rodoviário” que, naquela zona, é alvo de reclamação. “Esperemos que se realize por mais curto espaço de tempo”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous GNR realiza Operação “Ano Novo”
Next Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Artigos Relacionados

Região

Vinte concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Guarda, Bragança e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Informação

Queimadas foram das principais causas dos fogos até 31 de agosto

Sessenta por cento dos incêndios investigados entre 01 de janeiro e 31 de agosto foram causados por queimadas, segundo do último relatório…

Região

Volta a Portugal passou por Oliveira do Hospital (veja os vídeos)

O pelotão da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta passou, ao início da tarde, no concelho de Oliveira do Hospital, ligando os três monumentos…

Última Hora

Marchas de Oliveira do Hospital prometem a “melhor noite de sempre” no Mandanelho (Com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara mais uma edição das Marchas Populares. Na noite de sábado, 17 de junho, às três marchas infantis e seis seniores, …

Informação

Assembleia Municipal votou contra moção de censura apresentada por António Lopes

Foi unânime a votação dos deputados municipais, há instantes, no arranque da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, diante da moção de censura ao executivo de José

Sociedade

Joel Vasconcelos deixou direção executiva da Eptoliva

Joel Vasconcelos já não é diretor executivo da Eptoliva, numa decisão que justifica com “novos desafios profissionais e pessoais”.

Região

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …

Região

Homem morre soterrado em Castro Daire

Um homem de 49 anos morreu, esta terça-feira, soterrado numa vala com cerca de cinco metros de profundidade, em Pepim, Castro Daire, distrito de Viseu.

Última Hora

50 Concelhos de dez distritos em risco máximo de incêndio

Mais de meia centena de concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Mulher detida quando tentava introduzir heroína no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, funcionária numa Instituição de Solidariedade Social, como presumível autora da prática

Informação

A CDU apresentou propostas para o concelho na feira de Oliveira do Hospital

A CDU aproveitou, ontem, realização da feira em Oliveira do Hospital para contactar com a população e partilhar propostas e o projeto para o concelho no âmbito das autárquicas 2017.

Informação

Cláudio Figueiredo promete trabalho e empenho na nova época do Sampaense Basket (com vídeo)

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket, fala da nova época na Proliga, dos jogos da Taça António Pratas e da formação.

Última Hora

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Destaque

Casimiro Santos chega à cidade de Oliveira do Hospital com L’Artista Colcurinho

Abriu hoje em Oliveira do Hospital um novo espaço com a marca L’Artista. Trata-se do L’Artista Colcurinho que, a partir da recuperação de uma emblemática sala da cidade, …

Nacional

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Sociedade

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

Última Hora

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Sociedade

Governo admite dar mais tempo e dinheiro a autarcas para limpar a floresta

O Governo ameaçou cortar as verbas aos municípios que não garantam a criação de faixas de segurança até ao final de maio, mas o secretário de Estado das Autarquias Locais

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a “transparência”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves aplaude performance de Oliveira do Hospital no Índice de Transparência.

Última Hora

35ª FICABEIRA e Feira do Mont’alto arranca hoje em Arganil

É hoje inaugurada, pelas 18h00,  a 35ª Ficabeira e Feira do Mont’ alto que vai decorrer em Arganil até 11 de setembro. Ana Abrunhosa, …

Última Hora

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Região

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.