Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes
9 Abril, 2019 716 Views

Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes

image_pdfimage_print

No passado dia 7 de abril celebrou-se, pelo sétimo ano consecutivo, o “Dia Nacional dos Moinhos” com uma visita guiada aos moinhos do Rio Castelo, em Nelas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que foram mais de uma centena de participantes que, apesar das previsões meteorológicas adversas, aceitaram o desafio de percorrerem cerca de seis quilómetros de trilhos ancestrais, plenos de beleza natural.

Ao longo do trajeto, mais de uma dezena de antigos moinhos foram avistados e quatro deles visitados em pleno funcionamento. Destaque para a inauguração de uma roda de água construída em madeira pela autarquia, para relembrar a existência de um antigo pisão no local.

O Técnico de Património Cultural do Município que acompanhou a visita foi tirando dúvidas sobre o património molinológico e, no final, João Carlos, professor de História, fez o enquadramento histórico desta temática. A visita contou ainda com uma recriação etnográfica apresentada pelo Rancho Folclórico de Vilar Seco.

Com a organização deste evento, o Município de Nelas e a Junta de Freguesia de Senhorim agradecem a todos os participantes e aos proprietários dos moinhos, sempre disponíveis a mostrar os seus engenhos.

O Município de Nelas está comprometido em dinamizar cada vez mais este produto turístico e, ao longo do ano, terá mais ações didáticas como esta.

Previous Incêndio em habitação desalojou família em Santa Comba Dão
Next João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

Artigos Relacionados

Informação

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Informação

Nelas e Mangualde: Polícia Judiciária deteve assaltantes à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, no decurso da operação “Fakebook”, identificou e deteve três homens e duas mulheres, todos desempregados, pela presumível…

Nacional

GNR atenta ao excesso de velocidade até domingo

A GNR vai intensificar a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, as ações de controlo de velocidade em todo o país.

Última Hora

Município de Arganil avança com reabilitação e beneficiação da ETAR da Relvinha

A Câmara Municipal de Arganil e a empresa Ambiágua, Gestão e Equipamentos de Águas, S.A., assinaram, no passado dia 3 de maio, um contrato de empreitada de reabilitação e beneficiação

Região

Despiste no IC6 faz quatro feridos

O IC6 está cortado no sentido Oliveira do Hospital – Coimbra. O incidente fez quatro vítimas, duas delas estão encarceradas.

Destaque

João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

João Dinis, conhecido vilafranquense, denunciou ao governo e vários grupos parlamentares, presidência da República, Câmara Municipal e …

Última Hora

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Informação

Incêndios: Autarca de Arganil rejeita “medidas em cima da tragédia”

O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, rejeita que novas medidas nas áreas da proteção civil e do ordenamento florestal sejam tomadas pelo Governo “em cima da tragédia”.

Informação

18 detenções, 482 infrações e 81 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 31 de julho a 6 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Região

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Última Hora

Operação “Páscoa” termina com 921 acidentes, 30 feridos graves e sete vítimas mortais

A GNR divulgou hoje que a “Operação Páscoa” realizada entre os dias 18 e 22 de abril terminou com o registo de 921 acidentes 30 feridos graves e sete vítimas

Informação

ASAE instaurou 19 processos a operadores de “Fast Food”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional dirigida aos…