Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes
9 Abril, 2019 274 Views

Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes

image_pdfimage_print

No passado dia 7 de abril celebrou-se, pelo sétimo ano consecutivo, o “Dia Nacional dos Moinhos” com uma visita guiada aos moinhos do Rio Castelo, em Nelas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que foram mais de uma centena de participantes que, apesar das previsões meteorológicas adversas, aceitaram o desafio de percorrerem cerca de seis quilómetros de trilhos ancestrais, plenos de beleza natural.

Ao longo do trajeto, mais de uma dezena de antigos moinhos foram avistados e quatro deles visitados em pleno funcionamento. Destaque para a inauguração de uma roda de água construída em madeira pela autarquia, para relembrar a existência de um antigo pisão no local.

O Técnico de Património Cultural do Município que acompanhou a visita foi tirando dúvidas sobre o património molinológico e, no final, João Carlos, professor de História, fez o enquadramento histórico desta temática. A visita contou ainda com uma recriação etnográfica apresentada pelo Rancho Folclórico de Vilar Seco.

Com a organização deste evento, o Município de Nelas e a Junta de Freguesia de Senhorim agradecem a todos os participantes e aos proprietários dos moinhos, sempre disponíveis a mostrar os seus engenhos.

O Município de Nelas está comprometido em dinamizar cada vez mais este produto turístico e, ao longo do ano, terá mais ações didáticas como esta.

Previous Incêndio em habitação desalojou família em Santa Comba Dão
Next João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

Artigos Relacionados

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 7º aniversário

No próximo domingo, dia 10 de junho, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala o seu sétimo aniversário.

Nacional

Peritos alertam para incêndios semelhantes ou piores aos de 2017

O risco de incêndios semelhantes ou piores aos que ocorreram no ano passado tem tendência para aumentar, tal como alertaram peritos norte-americanos que hoje defenderam que “não há tempo a

Última Hora

PJ deteve professor suspeito de abuso sexual de crianças e violência doméstica

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve um homem, suspeito da prática de vários crimes de…

Informação

Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso

Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.

Informação

Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

Cinquenta e uma das 125 casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 no concelho de Tondela já foram reconstruídas.

Informação

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Nacional

Mais de 40 concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Oliveira do Hospital aprova orçamento de 27,6 milhões de Euros para 2017

O Município de Oliveira do Hospital aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 no valor de 27,6 milhões de Euros.

Informação

Calendário desportivo de fim de semana

Este domingo, dia 17, joga-se a jornada 26 do Campeonato de Portugal, série C, com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) a jogar no Municipal oliveirense…

Sociedade

Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

No primeiro ponto de situação realizado, esta manhã, pela Proteção Civil, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos que causam as “maiores preocupações”.

Nacional

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Adeptoliva quer escola profissional “virada para a comunidade”

A Adeptoliva integrou 25 novos sócios na sua Assembleia Geral. São empresas e outras entidades, cujo contributo, permite “melhorar o desempenho” da Eptoliva que, no próximo dia 11 de novembro,