Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes
9 Abril, 2019 672 Views

Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes

image_pdfimage_print

No passado dia 7 de abril celebrou-se, pelo sétimo ano consecutivo, o “Dia Nacional dos Moinhos” com uma visita guiada aos moinhos do Rio Castelo, em Nelas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que foram mais de uma centena de participantes que, apesar das previsões meteorológicas adversas, aceitaram o desafio de percorrerem cerca de seis quilómetros de trilhos ancestrais, plenos de beleza natural.

Ao longo do trajeto, mais de uma dezena de antigos moinhos foram avistados e quatro deles visitados em pleno funcionamento. Destaque para a inauguração de uma roda de água construída em madeira pela autarquia, para relembrar a existência de um antigo pisão no local.

O Técnico de Património Cultural do Município que acompanhou a visita foi tirando dúvidas sobre o património molinológico e, no final, João Carlos, professor de História, fez o enquadramento histórico desta temática. A visita contou ainda com uma recriação etnográfica apresentada pelo Rancho Folclórico de Vilar Seco.

Com a organização deste evento, o Município de Nelas e a Junta de Freguesia de Senhorim agradecem a todos os participantes e aos proprietários dos moinhos, sempre disponíveis a mostrar os seus engenhos.

O Município de Nelas está comprometido em dinamizar cada vez mais este produto turístico e, ao longo do ano, terá mais ações didáticas como esta.

Previous Incêndio em habitação desalojou família em Santa Comba Dão
Next João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

Artigos Relacionados

Informação

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Última Hora

Prosseguem as buscas por dois desaparecidos em Lamego

Foram retomadas pelas 7h30 as buscas pelos dois desaparecidos no seguimento das explosões na fábrica de pirotecnia em Lamego. O incidente que marcou esta terça-feira …

Informação

A emoção de ser “ajudado” e “salvo” pelos bombeiros

Foi na primeira pessoa que os bombeiros de Oliveira do Hospital, em particular e os de Portugal, em geral, receberam uma agradecimento pelo apoio prestado em situação de socorro. Matilde

Região

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Destaque

Oliveira do Hospital comemora 25 anos de elevação a cidade

Oliveira do Hospital comemora, hoje, os 25 anos de elevação a cidade. A data vai ser assinalada esta tarde, pelas 17h30, com o descerramento de uma placa nos Paços do

Informação

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Última Hora

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à prospeção e pesquisa de minerais

O Município de Oliveira do Hospital já manifestou a sua oposição,junto da Direção Geral de Energia e Geologia, ao pedido de atribuição de direitos de prospeção …

Última Hora

Trabalhadores de ‘call center’ da EDP de Seia em greve

Os trabalhadores do ‘call center’ da EDP de Seia, distrito da Guarda, estão hoje em greve para reclamar aumentos salariais à empresa de trabalho temporário que os contratou.

Região

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e

Última Hora

Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes

O Município de Arganil inaugura no próximo dia 5 de julho, pelas 15h00, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Última Hora

Seis pessoas morreram nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

Seis pessoas morreram nas estradas portuguesas durante a Operação Páscoa da GNR, que terminou às 24h00 de segunda-feira, segundo os dados disponíveis no ‘site’ da corporação.

Região

GNR intensifica fiscalização em todo o país a partir de amanhã

Operação Hermes-Viajar em Segurança arranca amanhã e prolonga-se até ao dia 3 de setembro. Militares da GNR vão estar “particularmente atentos” atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa