Nelas aprova orçamento municipal para 2020 no montante de 17,9 milhões de euros

Nelas aprova orçamento municipal para 2020 no montante de 17,9 milhões de euros

image_pdfimage_print

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2020 foram aprovados por maioria na reunião de Câmara que teve lugar no dia 31 de outubro, com os votos favoráveis do Presidente da Câmara e dos vereadores eleitos pelo PS.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que, com um total de 17,9 milhões de euros, quer do lado da receita (10,5 milhões de correntes e 7,3 milhões de capital) quer do lado da despesa (9,4 milhões de correntes e 8,5 milhões de capital ou investimento), no Orçamento Municipal é bastante significativo o montante destinado a investimentos de mais de 8,5 milhões de euros, ou seja 47,4% do total das despesas previstas.

“Este nível de investimento é possível com base nas obras já financiadas pela Câmara Municipal nos fundos comunitários do PT2020, fundos estes de montante total já superior a 22 milhões de euros e que continuam a ter expressão em 2020”, refere o Município.

O Município de Nelas tem, neste momento, diversas empreitadas que se concluem em 2019 ou prosseguem em 2020, das quais se destacam ETARs, Escolas do 1o Ciclo e Reabilitação Urbana, a que prevê juntar empreitadas de novas ETARs (como a da Ribeirinha em Canas de Senhorim num investimento superior a 500 mil euros), um novo sistema de armazenamento e abastecimento de água (já consignado e em construção no valor de mais de 1,5 milhões de euros), e requalificação de infraestruturas culturais e áreas de acolhimento empresarial, rede viária, ampliação de cemitérios, entre outras.

Estes projetos com financiamento comunitário, com uma comparticipação municipal que tem financiamento bancário aprovado, implicarão um endividamento total do município no final de 2020 de 11,8 milhões de euros, se o investimento previsto for totalmente realizado.

O investimento a realizar não prejudicará a manutenção da qualidade do serviço municipal em todas as suas áreas de intervenção, razão pela qual o orçamento comporta a despesa de integração no quadro de pessoal dos 60 trabalhadores precários admitidos em 2018 e em 2019, os encargos daí decorrentes, bem como os resultantes dos aumentos salários e descongelamento de carreiras.

Este Orçamento Municipal, não obstante um grande esforço de investimento e de despesa para manter a qualidade dos serviços municipais (na educação, no desporto, no apoio associativo, no apoio sénior, entre muitos outros), continua a manter a taxa mínima de IMI de 0,30%, aliviando a carga fiscal que incide sobre as pessoas e as empresas.

Previous Sinistralidade: 253 infrações, 90 acidentes e um morto no distrito de Coimbra
Next Celorico da Beira: Homem que estava desaparecido encontrado sem vida

Artigos Relacionados

Informação

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Última Hora

Incêndio Tabuaço: 229 operacionais apoiados por seis meios aéreos

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Tabuaço continuava às 06h30 ativo, mas com menos uma frente ativa, numa zona de escarpa.

Educação

EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, está hoje a promover a conferência Epto Futuros “Indústria 4.0. Jornadas Técnicas do Curso de Mecatrónica.

Região

BE considera “dúbia” a criação de Empresa Intermunicipal de Águas Residuais e critica ETARs de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua

Os coordenadores do Bloco de Esquerda de quatro municípios do distrito de Viseu e um de Coimbra consideraram, esta quarta-feira (26 de dezembro), a criação da Empresa Intermunicipal de Águas

Última Hora

Despiste de camião provoca um morto

Um homem morreu hoje na sequência do despiste de um camião ocorrido no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Destaque

Há duas empresas (uma de capital chinês) interessadas em viabilizar o Matadouro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino adiantou ontem, em reunião pública do executivo, …

Nacional

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Última Hora

Colisão frontal faz um morto e nove feridos no IP3

Um acidente, que aconteceu esta tarde ao quilómetro 103 no IP3, na zona de Valverde, Tondela, tirou a vida a um homem de 52 anos.  O acidente, que resultou de

Última Hora

Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Sociedade

Incêndios: “Aquilo que é mais chocante é a mentira. Diz-se que está tudo bem, quando está tudo mal”, diz Rui Rio

O líder nacional do PSD iniciou, esta manhã, uma visita aos concelhos afetados pelo grande incêndio de outubro. Em Oliveira do Hospital, Rui Rio esteve na empresa J.Guerra,…

Última Hora

Penacova entregou habitações a famílias vítimas dos incêndios

O Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, em Penacova, foi palco, no passado dia 8 de maio, da entrega de mais seis chaves de habitações no concelho,… 

Região

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a