Museu da Vista Alegre e  Centro de Negócios do Fundão venceram nos RegioStars 2018

Museu da Vista Alegre e Centro de Negócios do Fundão venceram nos RegioStars 2018

O Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios do Fundão saíram vitoriosos no concurso RegioStars, considerados uma espécie de “óscares europeus” para projectos de desenvolvimento regional.

Nesta edição, o país estava representado com um total de quatro finalistas – dois da região Norte e dois do Centro –, num total de 21. A vitória acabou por chegar a dois deles. O Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios do Fundão, ambos da região Centro, mereceram o reconhecimento do júri do concurso e foram, ao final da tarde desta terça-feira, anunciados como vencedores, numa cerimónia realizada em Bruxelas.

Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, este “é o reconhecimento da própria Comissão Europeia da boa aplicação dos fundos e nesta fase em que estamos a negociar o próximo quadro comunitário ainda se revela mais importante”, destacava ao PÚBLICO Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), depois de conhecer a vitória dos dois projectos submetidos por aquele organismo.

No caso do chamado Museu do Património da Vista Alegre, o que estava em causa era o projeto que abrangeu a requalificação do teatro, da fábrica, da capela, do bairro operário e a construção de um hotel de cinco estrelas na localidade ilhavense onde está sediada a reconhecida marca de porcelanas. Vencedor da escolha do público, este projeto integrado “permitiu a preservação de um património cultural internacional, salvando a marca da ruína e contribuindo para o aumento do turismo na região”, segundo destaca a CCDRC.

Em causa esteve um investimento total de 44 milhões de euros e o financiamento europeu para o projecto do chamado Museu do Património da Vista Alegre andou na ordem dos cerca de 2,2 milhões de euros.

Já o projeto do Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão destacou-se por ter permitido “atrair 14 empresas TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) e criar 500 postos de trabalho altamente qualificados numa cidade de cariz rural com menos de 15.000 habitantes”, de acordo com a CCDRC. Em quatro anos, o projecto conseguiu impulsionar “um ecossistema integrado que gerou 68 startups e deu suporte a mais de 200 projetos de investimento privado”, ainda de acordo com a mesma entidade.

fonte: publico.pt

image_pdfimage_print
Previous PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017
Next Saúde Mental: Em Oliveira do Hospital são acompanhadas “cerca de 400 pessoas” após o grande incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Paróquia de Oliveira do Hospital recusa pagamentos à GNR por serviços em procissões

A paróquia de Oliveira do Hospital recusa o pagamento de serviços à GNR pela organização de procissões, não acatando o “entendimento diferente” desta instituição, disse hoje o padre António Loureiro.

Região

Cadeia de Coimbra já dispõe de espaço para visitas íntimas

Foi ontem inaugurado, no Estabelecimento Prisional de Coimbra, o espçao de visitas íntimas. A medida deverá ser seguida em todo o território nacional,…

Sociedade

Esplanadas de Oliveira do Hospital continuam isentas de taxas entre 1 de maio e 30 de setembro

Os cafés, bares e restaurantes de Oliveira do Hospital voltam este ano a estar isentos do pagamento de taxas de esplanadas entre 1 de maio e 30 de setembro. A

Última Hora

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela realiza, no dia 3 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de dar

Informação

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) somou pontos após vitória sobre o Marialvas por duas bolas a zero. Com este resultado, a equipa oliveirense continua a liderar o

Região

Evento Dão Primores premeia colheitas de 2015

No passado dia 23 de Maio, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão cumpriu, mais uma vez, a tradição de divulgar os prémios…

Região

Tábua: Acusado de tentar matar ex-namorada conhece hoje a sentença

O Tribunal de Coimbra determina hoje a sentença a um homem de 43 anos acusado de tentativa de homicídio, ao ter atropelado a ex-namorada no concelho de Tábua, em setembro

Cultura

“Leitores de verão” nas praias fluviais e piscinas do concelho de Oliveira do Hospital

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão acompanhar o leitores durante as suas férias.

Informação

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Informação

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para “um agravamento significativo” do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e

Informação

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …

Cultura

Lucinda Maria entrou na “máquina do tempo” e apresentou “Terra do Meu Coração”

É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo”

Informação

Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid

Depois de ter conquistado, na semana passada, o título de Campeão Nacional TT3 no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão subiu, este fim-de-semana, ao terceiro lugar do pódio da quarta

Informação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar, tendo fiscalizado 296 operadores económicos que comercializam

Informação

“Rapada Futsal Cup” arranca hoje em Santo António do Alva

A Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, promove a partir de hoje, dia 15 de junho, o “Rapada Futsal Cup”, no Parque Francisco Saraiva dos Santos.

Informação

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Última Hora

Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio

A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.

Informação

Serafim Marques comparado a Jesus na “partilha e na ajuda”

S. Paio de Gramaços despediu-se esta tarde do benemérito e comendador Serafim Marques. Autarcas, dirigentes de instituições e associações juntaram-se à população no último adeus ao filho da terra que

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital fechou ano de 2016 com saldo positivo de 666 mil Euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital encerrou o ano de 2016 com um saldo positivo de 666 mil Euros, resultado de uma receita de cerca de 15 milhões e

Última Hora

Associação de Arte e Imagem de Seia inaugura sede no Mercado Municipal

 No próximo sábado, 6 de maio, pelas 16 horas vai ser inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia,

Sociedade

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Última Hora

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Região

Acidente em Miranda de Corvo faz quatro feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, esta tarde, em Miranda do Corvo, cerca das 14h00, resultou em quatro feridos, um dos quais encarcerado.