Museu da Vista Alegre e  Centro de Negócios do Fundão venceram nos RegioStars 2018

Museu da Vista Alegre e Centro de Negócios do Fundão venceram nos RegioStars 2018

image_pdfimage_print

O Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios do Fundão saíram vitoriosos no concurso RegioStars, considerados uma espécie de “óscares europeus” para projectos de desenvolvimento regional.

Nesta edição, o país estava representado com um total de quatro finalistas – dois da região Norte e dois do Centro –, num total de 21. A vitória acabou por chegar a dois deles. O Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios do Fundão, ambos da região Centro, mereceram o reconhecimento do júri do concurso e foram, ao final da tarde desta terça-feira, anunciados como vencedores, numa cerimónia realizada em Bruxelas.

Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, este “é o reconhecimento da própria Comissão Europeia da boa aplicação dos fundos e nesta fase em que estamos a negociar o próximo quadro comunitário ainda se revela mais importante”, destacava ao PÚBLICO Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), depois de conhecer a vitória dos dois projectos submetidos por aquele organismo.

No caso do chamado Museu do Património da Vista Alegre, o que estava em causa era o projeto que abrangeu a requalificação do teatro, da fábrica, da capela, do bairro operário e a construção de um hotel de cinco estrelas na localidade ilhavense onde está sediada a reconhecida marca de porcelanas. Vencedor da escolha do público, este projeto integrado “permitiu a preservação de um património cultural internacional, salvando a marca da ruína e contribuindo para o aumento do turismo na região”, segundo destaca a CCDRC.

Em causa esteve um investimento total de 44 milhões de euros e o financiamento europeu para o projecto do chamado Museu do Património da Vista Alegre andou na ordem dos cerca de 2,2 milhões de euros.

Já o projeto do Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão destacou-se por ter permitido “atrair 14 empresas TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) e criar 500 postos de trabalho altamente qualificados numa cidade de cariz rural com menos de 15.000 habitantes”, de acordo com a CCDRC. Em quatro anos, o projecto conseguiu impulsionar “um ecossistema integrado que gerou 68 startups e deu suporte a mais de 200 projetos de investimento privado”, ainda de acordo com a mesma entidade.

fonte: publico.pt

Previous PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017
Next Saúde Mental: Em Oliveira do Hospital são acompanhadas “cerca de 400 pessoas” após o grande incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

Assunção Cristas desloca-se ao concelho em solidariedade com os oliveirenses

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital para “presenciar o que aconteceu ao concelho, …

Última Hora

PJ deteve homem que sequestrou e agrediu ex-companheira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem de 34 anos, por ser o autor suspeito dos crimes …

Informação

Pedro Vaz destaca eficácia da acupunctura no tratamento da lombalgia (com vídeo)

O especialista em acupunctura e medicina tradicional chinesa, Pedro Vaz, destacou hoje na Rádio Boa Nova a eficácia da acupuntura no tratamento da lombalgia.

Última Hora

Coimbra: GNR recolheu milhafre e abutre nas bermas de autoestrada

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 17 e 20 de agosto, recolheu um milhafre, em Condeixa-a-Nova, e um abutre, em Trouxemil.

Última Hora

Cáritas Diocesana de Coimbra ofereceu tratores a agricultores de Tábua

A Cáritas Diocesana de Coimbra entregou ontem, dia 13 de dezembro, cinco tratores a agricultores do concelho de Tábua, vítimas dos incêndios de 15 de outubro,…

Sociedade

Presidente da Câmara de Góis arguida por difamação a um vereador

A presidente da Câmara de Góis, a socialista Lurdes Castanheira, foi constituída arguida num processo por difamação movido por um vereador do seu partido.

Região

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Região

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Informação

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Informação

Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital

Nas últimas semanas, vários rebanhos de produtores do concelho de Oliveira do Hospital têm sido vítimas de ataque de cães.

Sociedade

Despiste de viatura perto de Viseu provoca um morto

Um homem de 56 anos morreu ontem à noite na sequência do despiste da viatura que conduzia na zona de Viseu.

Última Hora

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…