Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)
5 Junho, 2017 1297 Views

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

image_pdfimage_print

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

… de sensibilização junto do comércio local sobre a eficiência energética e gestão de resíduos.


Várias equipas compostas por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Escola Profissional Eptoliva e ESTGOH, professores e técnicos da autarquia e da ADI visitaram vários espaços comerciais da cidade com a missão de sensibilizar os lojas para a adoção de práticas sustentáveis.

 

dia ambiente2

O arranque da ação teve lugar no Salão Nobre da Câmara de Oliveira do Hospital, Município Eco XXI. José Francisco Rolo, vice presidente e vereador responsável pelo pelouro do Ambiente explicou os objetivos da ação que envolve as escolas e pretende sensibilizar os comerciantes para as boas práticas ambientais. Enquadrou a ação nas “obrigações” do município com galardão Eco XXI.”Termos o galardão é uma parte, mas para lá chegarmos temos que dar a cara e fazer ações”, explicou.

Atento às notícias que marcam este dia e que dão conta do aumento da pegada ecológica, o presidente da Câmara Municipal destacou a importância da “educação ambiental” e de as pessoas tomarem consciência da necessidade de adotarem comportamentos amigos do ambiente, nomeadamente a reciclagem. “A terra tem recursos, mas não tem recursos ilimitados”, observou José Carlos Alexandrino.

A ação hoje realizada junto dos lojistas passou também pela distribuição de dispositivos informativos sobre medidas para a promoção da eficiência energética, com sugestões de poupança de energia, fornecendo ferramentas aos comerciantes para a redução de consumo de energia e consequentemente redução dos custos de funcionamento. Em simultâneo foi promovido o preenchimento de um breve questionário sobre a performance energética do estabelecimento. Também foi entregue um pilhão.

O Município de Oliveira do Hospital lembra que, dentro do que é a sua política de responsabilidade ambiental, tem desenvolvido várias e sucessivas iniciativas a nível cívico e de intervenção no âmbito da educação ambiental junto da população, envolvendo crianças e adultos na proteção e defesa do ambiente, tendo vindo a obter vários prémios e galardões que reconhecem um conjunto de boas práticas como é o caso do Prémio ECOXXI – Municípios Sustentáveis.

Previous Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire
Next Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

Artigos Relacionados

Informação

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,

Região

Ott Tanak venceu Rali de Portugal

O piloto Ott Tanak venceu, este domingo, o Rali de Portugal 2019, sétima prova do Campeonato do Mundo, em Fafe. O estónio terminou o rali com 15.9 segundos de vantagem

Sociedade

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Região

Maratona de Seia XCM vai apurar atleta para Red Bull

A Maratona de Seia XCM Aldeias de Montanha (2016), que acontece durante este fim-de-semana, com as competições a decorrer no dia 19 de junho, irá ser palco …

Região

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

Região

Região: Suspeitos de roubo na via pública ficaram em prisão preventiva

Dois jovens, de 17 e 21 anos, ficaram em prisão preventiva depois de terem sido detidos pela PSP de Pombal por suspeita da prática de roubos na via pública, com

Informação

Assalto a Multibanco causou estragos em edifício de Junta de Freguesia em Coimbra

Um assalto a uma máquina multibanco, com recurso a explosão, danificou hoje uma parte do edifício onde está instalada a Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo e Ribeira

Informação

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Última Hora

Associação de Melhoramentos Aldeense promove caminhada ao Monte do Colcurinho

A Associação de Melhoramentos Aldeense está a organizar uma caminhada ao Monte do Colcurinho, a acontecer no próximo dia 13 de maio, domingo.

Informação

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

Informação

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas decorre em Seia

O concelho de Seia vai beneficiar, de 12 de agosto a 2 de setembro, de uma segunda fase do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2019.

Última Hora

GNR na estrada durante a Páscoa 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas estradas mais movimentadas do país, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com o intuito de “apoiar