Município oliveirense promoveu exercício “A Terra Treme” junto de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

Município oliveirense promoveu exercício “A Terra Treme” junto de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital promoveu ontem, 5 de novembro, junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB da Escola do Seixo da Beira, o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico “A Terra Treme”.

Este exercício preventivo foi realizado em todo o território nacional, às 11H05, numa ação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No nosso concelho, a iniciativa envolveu cerca de meia centena de participantes, entre alunos, professores e auxiliares, técnicos do Gabinete de Ação e Coordenação Local da Proteção Civil e Defesa da Floresta da autarquia e Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira.

Acompanharam a iniciativa as vereadoras Graça Silva responsável pelo pelouro da Educação, e Teresa Dias com o pelouro das Florestas e Desenvolvimento Rural.

Aos alunos foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, mas sobretudo que atitudes de prevenção e comportamentos se devem adotar em situação real. Após a projeção de um pequeno filme demonstrativo realizou-se o exercício de simulação que durou um minuto e durante o qual os participantes executaram os três gestos clássicos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

 

Com a ‘lição bem estudada’ os jovens alunos executaram o simulacro na perfeição deslocando-se, de seguida, para o ponto de encontro. No final ficaram ainda a conhecer de perto o Veículo Especial de Combate a Incêndios dos soldados da paz de Lagares da Beira.

Previous Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid
Next Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

Artigos Relacionados

Região

Casal português que morreu em acidente em França é de Pombal

O secretário de Estado das Comunidades portuguesas confirmou que um jovem casal português morreu este domingo num acidente de viação, em França, quando regressava ao Luxemburgo, após ter estado em

Sociedade

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda

Informação

Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

O Município de Tábua comemora, dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.

Última Hora

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Informação

Produtor com mais ovelhas perdeu metade do efetivo e receia não ter condições para continuar a produzir Queijo Serra da Estrela

Paulo Rogério, proprietário da queijaria artesanal com o seu nome, foi fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro, …

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital isenta de IMI imóveis destruídos pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, em reunião do executivo camarário,…

Última Hora

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Informação

Incêndios: Abertos 40 estágios em municípios afetados no ano passado

O Governo anunciou hoje a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.

Informação

“A política de subsídios (por ovino Serra da Estrela) tem que ser alterada”, defende a Ancose

A redução de cerca de 40 mil animais em cinco anos em todo o efetivo da Região Demarcada da Serra da Estrela está a preocupar a Ancose- Associação Nacional de

Destaque

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Informação

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…