Município oliveirense promoveu exercício “A Terra Treme” junto de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

Município oliveirense promoveu exercício “A Terra Treme” junto de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

O Município de Oliveira do Hospital promoveu ontem, 5 de novembro, junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB da Escola do Seixo da Beira, o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico “A Terra Treme”.

Este exercício preventivo foi realizado em todo o território nacional, às 11H05, numa ação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No nosso concelho, a iniciativa envolveu cerca de meia centena de participantes, entre alunos, professores e auxiliares, técnicos do Gabinete de Ação e Coordenação Local da Proteção Civil e Defesa da Floresta da autarquia e Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira.

Acompanharam a iniciativa as vereadoras Graça Silva responsável pelo pelouro da Educação, e Teresa Dias com o pelouro das Florestas e Desenvolvimento Rural.

Aos alunos foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, mas sobretudo que atitudes de prevenção e comportamentos se devem adotar em situação real. Após a projeção de um pequeno filme demonstrativo realizou-se o exercício de simulação que durou um minuto e durante o qual os participantes executaram os três gestos clássicos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

 

Com a ‘lição bem estudada’ os jovens alunos executaram o simulacro na perfeição deslocando-se, de seguida, para o ponto de encontro. No final ficaram ainda a conhecer de perto o Veículo Especial de Combate a Incêndios dos soldados da paz de Lagares da Beira.

image_pdfimage_print
Previous Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid
Next Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

Artigos Relacionados

Região

Liga Contra o Cancro disponibiliza serviço médico-pericial no Centro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza aos doentes oncológicos um serviço de apoio médico-pericial …

Última Hora

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Última Hora

MAAVIM acusa Ministério da Agricultura de “enganar o país”

Depois de o Governo ter desmentido o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017 e de ter informado

Última Hora

Eptoliva promoveu “Sports Manegement”

A Escola profissional Eptoliva promoveu, no dia 16 de março, uma palestra alusiva ao tema “Sports Manegement” no âmbito da disciplina…

Educação

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do

Cultura

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Destaque

Deslizamentos e quedas de árvores em Oliveira do Hospital. Proteção Civil atenta à subida do Rio Alva

O mau tempo que se tem feito sentir provocou “um conjunto de situações de deslizamento de terras, queda de árvores e o aumento do caudal do Rio Alva”, referiu o

Última Hora

Homem evadido da cadeia de Viseu foi capturado em Penalva do Castelo

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde (NIC), capturou no domingo, dia 27 de maio,  em Penalva do Castelo, um indivíduo de 20 anos,

Última Hora

Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

O “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura César Oliveira.

Última Hora

Penacova distingue Rui Coimbra e Clube de Pesca de Penacova pela conquista de prémios nacionais 

A autarquia de Penacova distinguiu, durante a Feira do mel e do Campo, os feitos históricos do Clube de Pesca de Penacova e do atleta penacovense Rui Coimbra.

Informação

Primeiro concurso de requalificação do IP3 está previsto avançar este ano

Na Assembleia da República realizada hoje, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que o primeiro concurso para a requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Viseu

Informação

Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, assinou no dia 4 de agosto, na Associação Recreativa Sevilhense, o Contrato de Adjudicação da Empreitada de …

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de atear incêndio em Mangualde

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem de 41 anos, solteiro, copeiro, pela presumível prática …

Politica

Assembleia Municipal votou contra moção de censura apresentada por António Lopes

Foi unânime a votação dos deputados municipais, há instantes, no arranque da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, diante da moção de censura ao executivo de José

Região

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Informação

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a

Informação

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.

Região

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Politica

CDS pede ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua até Oliveira do Hospital

O CDS deu hoje entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua…

Sociedade

Consumos de álcool, tabaco e droga aumentaram nos últimos cinco anos

Os consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoativas ilícitas, principalmente ‘cannabis’, aumentaram nos últimos cinco anos em Portugal, …

Informação

Tropas de operações especiais treinam na Serra da Estrela

As Forças do Centro de Tropas de Operações Especiais, da Brigada de Reação Rápida do Exército Português, iniciam hoje operações em Montanha na região da Serra da Estrela, concretamente nas

Região

Número de mortos nos incêndios de outubro sobe para 45

O número de mortos decorrentes dos incêndios que deflagraram no mês de outubro subiu para 45. A mais recente vítima mortal encontrava-se internada no Hospital da Prelada, no Porto.

Informação

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Última Hora

Em Oliveira do Hospital, arrombamento com assalto, agressão e suspeita de tentativa de violação a mulher que vivia sozinha no Bairro João Rodrigues Lagos.

Foi encontrada hoje de manhã em casa, caída no chão, sozinha, ensanguentada, segundo testemunhas que a encontraram, muito mal tratada, uma mulher de 56 anos, após vizinhos se terem apercebido de situação