Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Na cerimónia de Assinatura, decorrida esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, mostrou-se confiante no que “estes protocolos poderão proporcionar”.

“É preciso procurar cultura cívica nos nossos territórios. Isso é um desígnio, um desafio. E é aquilo que todos nós temos que fazer: compreender ações para educar, sensibilizar e consciencializar os cidadãos para a mudança de comportamentos em matérias de valorização da floresta, do ordenamento do território, do património ambiental e das alterações climáticas”, afirmou.

O autarca mostra-se positivo quanto aos futuros resultados do Contrato. “É sabermos gastar este dinheiro para que ele atinja determinados objetivos de mudança de comportamentos. São esses os indicadores que queremos, referiu, crente de que será “um forte contributo para Oliveira do Hospital”.

A propósito do tema, o presidente voltou a mostrar o seu desagrado face à regeneração do eucalipto. “Nós hoje temos um exemplo que nos amargura, para o qual as soluções são difíceis que é o problema da regeneração do eucalipto de forma descontrolada”. José Carlos Alexandrino não se conforma com o facto de “onde não havia eucalipto”, agora existir “uma verdadeira praga, que está a invadir os territórios”.

Alexandra Carvalho, diretora do Fundo Ambiental, na sessão explicou em que consiste o programa, realçando o seu contributo para a “área da capacitação e sensibilização ambiental”, “um dos eixos estratégicos da política ambiental”, que é cofinanciado com os parceiros.

“Todos nós acreditamos que a mudança de comportamentos pode impedir que a espécie desapareça deste planeta nos próximos anos devido aos efeitos devastadores das alterações climáticas e de uma economia linear que está a destruir os recursos naturais existentes””; afirmou.

 

No encerramento da cerimónia, Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, evidenciou as estratégias pelas quais o Estado optado em prol do ambiente. “O território está a mudar cada vez mais rápido. Temos que olhar para este nosso território, que é cada vez mais complexo, com uma dinâmica mais rápida, disse, reforçando que o Governo se tem preocupado “com o capital natural”. “Estou certa que, em conjunto, vamos conseguir superar estes desafios”, concluiu.

Para além do Município de Oliveira do Hospital, outras entidades assinaram o Contrato: Pinhais do Zêzere- Associação para o Desenvolvimento; Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova; Quercus- Asociação Nacional de Conservação da Natureza; Lousitânea- Liga de Amigos da Serra da Lousã; Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça; Associação Natureza Portugal; Associação Florestal do Concelho de Ansião; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta; Câmara Municipal da Lousã; Pinhal Maior- Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sil; FLORESTIS- Associação Florestal de Portugal; Desafio das Letras Unipessoal Lda e Associação Inevitable Journey.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous “Ciclo pelas Igrejas” promove música e património do concelho de Oliveira do Hospital
Next Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Última Hora

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Última Hora

Município de Seia lança 3º Orçamento Participativo Escolar

O Município de Seia deu hoje, 1 de outubro, inicio ao período de apresentação de candidaturas ao 3º Orçamento Participativo Escolar, que desafia os alunos do concelho …

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje à noite cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse fonte do

Sociedade

Marchas Populares da Lagares da Beira prometem “espetáculo de cultura e brilho” na noite de 30 de junho (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 30 de junho, que se realizam as Marchas Populares de Lagares da Beira, organizadas pelo Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia,…

Informação

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Última Hora

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Informação

Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Durante os últimos 9 meses, a Associação Geopark Estrela, promoveu 9 conferências em 9 municípios diferentes, onde foram discutidas as principais temáticas…

Destaque

Ana Abrunhosa partilhou “medalha de ouro” com equipa da CCDRC e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) recebeu, ontem, a medalha de Ouro do Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Seia: Já são conhecidos os dez vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo

O Município de Seia apresentou ontem, dia 3 de julho, no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo.

Última Hora

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Última Hora

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.