Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Na cerimónia de Assinatura, decorrida esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, mostrou-se confiante no que “estes protocolos poderão proporcionar”.

“É preciso procurar cultura cívica nos nossos territórios. Isso é um desígnio, um desafio. E é aquilo que todos nós temos que fazer: compreender ações para educar, sensibilizar e consciencializar os cidadãos para a mudança de comportamentos em matérias de valorização da floresta, do ordenamento do território, do património ambiental e das alterações climáticas”, afirmou.

O autarca mostra-se positivo quanto aos futuros resultados do Contrato. “É sabermos gastar este dinheiro para que ele atinja determinados objetivos de mudança de comportamentos. São esses os indicadores que queremos, referiu, crente de que será “um forte contributo para Oliveira do Hospital”.

A propósito do tema, o presidente voltou a mostrar o seu desagrado face à regeneração do eucalipto. “Nós hoje temos um exemplo que nos amargura, para o qual as soluções são difíceis que é o problema da regeneração do eucalipto de forma descontrolada”. José Carlos Alexandrino não se conforma com o facto de “onde não havia eucalipto”, agora existir “uma verdadeira praga, que está a invadir os territórios”.

Alexandra Carvalho, diretora do Fundo Ambiental, na sessão explicou em que consiste o programa, realçando o seu contributo para a “área da capacitação e sensibilização ambiental”, “um dos eixos estratégicos da política ambiental”, que é cofinanciado com os parceiros.

“Todos nós acreditamos que a mudança de comportamentos pode impedir que a espécie desapareça deste planeta nos próximos anos devido aos efeitos devastadores das alterações climáticas e de uma economia linear que está a destruir os recursos naturais existentes””; afirmou.

 

No encerramento da cerimónia, Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, evidenciou as estratégias pelas quais o Estado optado em prol do ambiente. “O território está a mudar cada vez mais rápido. Temos que olhar para este nosso território, que é cada vez mais complexo, com uma dinâmica mais rápida, disse, reforçando que o Governo se tem preocupado “com o capital natural”. “Estou certa que, em conjunto, vamos conseguir superar estes desafios”, concluiu.

Para além do Município de Oliveira do Hospital, outras entidades assinaram o Contrato: Pinhais do Zêzere- Associação para o Desenvolvimento; Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova; Quercus- Asociação Nacional de Conservação da Natureza; Lousitânea- Liga de Amigos da Serra da Lousã; Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça; Associação Natureza Portugal; Associação Florestal do Concelho de Ansião; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta; Câmara Municipal da Lousã; Pinhal Maior- Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sil; FLORESTIS- Associação Florestal de Portugal; Desafio das Letras Unipessoal Lda e Associação Inevitable Journey.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous “Ciclo pelas Igrejas” promove música e património do concelho de Oliveira do Hospital
Next Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Artigos Relacionados

Destaque

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Última Hora

Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu esta quinta-feira em casa.

Última Hora

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Informação

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Politica

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Região

Região de Coimbra apoia criação de regiões administrativas em Portugal

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, apoia  a criação de regiões administrativas e recorda que “muitos municípios” …

Última Hora

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas

Destaque

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Destaque

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Informação

Concerto “Cruzamentos & Enlaces” no Fórum Romano da Bobadela

Amanhã, 6 de julho, o Fórum Romano da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe o concerto “Cruzamento & Enlaces” …

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 2 de junho, o seu 73º aniversário.