Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Na cerimónia de Assinatura, decorrida esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, mostrou-se confiante no que “estes protocolos poderão proporcionar”.

“É preciso procurar cultura cívica nos nossos territórios. Isso é um desígnio, um desafio. E é aquilo que todos nós temos que fazer: compreender ações para educar, sensibilizar e consciencializar os cidadãos para a mudança de comportamentos em matérias de valorização da floresta, do ordenamento do território, do património ambiental e das alterações climáticas”, afirmou.

O autarca mostra-se positivo quanto aos futuros resultados do Contrato. “É sabermos gastar este dinheiro para que ele atinja determinados objetivos de mudança de comportamentos. São esses os indicadores que queremos, referiu, crente de que será “um forte contributo para Oliveira do Hospital”.

A propósito do tema, o presidente voltou a mostrar o seu desagrado face à regeneração do eucalipto. “Nós hoje temos um exemplo que nos amargura, para o qual as soluções são difíceis que é o problema da regeneração do eucalipto de forma descontrolada”. José Carlos Alexandrino não se conforma com o facto de “onde não havia eucalipto”, agora existir “uma verdadeira praga, que está a invadir os territórios”.

Alexandra Carvalho, diretora do Fundo Ambiental, na sessão explicou em que consiste o programa, realçando o seu contributo para a “área da capacitação e sensibilização ambiental”, “um dos eixos estratégicos da política ambiental”, que é cofinanciado com os parceiros.

“Todos nós acreditamos que a mudança de comportamentos pode impedir que a espécie desapareça deste planeta nos próximos anos devido aos efeitos devastadores das alterações climáticas e de uma economia linear que está a destruir os recursos naturais existentes””; afirmou.

 

No encerramento da cerimónia, Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, evidenciou as estratégias pelas quais o Estado optado em prol do ambiente. “O território está a mudar cada vez mais rápido. Temos que olhar para este nosso território, que é cada vez mais complexo, com uma dinâmica mais rápida, disse, reforçando que o Governo se tem preocupado “com o capital natural”. “Estou certa que, em conjunto, vamos conseguir superar estes desafios”, concluiu.

Para além do Município de Oliveira do Hospital, outras entidades assinaram o Contrato: Pinhais do Zêzere- Associação para o Desenvolvimento; Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova; Quercus- Asociação Nacional de Conservação da Natureza; Lousitânea- Liga de Amigos da Serra da Lousã; Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça; Associação Natureza Portugal; Associação Florestal do Concelho de Ansião; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta; Câmara Municipal da Lousã; Pinhal Maior- Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sil; FLORESTIS- Associação Florestal de Portugal; Desafio das Letras Unipessoal Lda e Associação Inevitable Journey.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous “Ciclo pelas Igrejas” promove música e património do concelho de Oliveira do Hospital
Next Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Artigos Relacionados

Região

Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

O Comando Territorial da GNR de Viseu apreendeu, no passado domingo, 19 viaturas envolvidas em corridas ilegais em Viseu. No âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal …

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital cria Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abre esta quarta-feira, dia 8 de novembro, um Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios (GAEAI), …

Região

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Última Hora

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Informação

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Informação

APAV apresenta nova campanha sobre Violência no Namoro (com vídeo)

Neste dia em que se celebra o Dia dos Namorados, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro.

Última Hora

Gala Social na ExpOH envolveu todas as entidades da Rede Social

A terceira noite da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de reconhecimento público…

Educação

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Região

Natal resultou em mais de 150 mil Euros em compras no comércio local de Oliveira do Hospital

É positivo o balanço em torno de mais uma ação de incentivo às compras no comércio local de Oliveira do Hospital promovida pela ADI e o Município de Oliveira do

Informação

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Última Hora

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.

Desporto

Ténis de Mesa solidário com as vítimas do grande incêndio de outubro

A equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) iniciou, na sexta-feira, a participação no campeonato distrital…

Desporto

Direção do FCOH rejeita “viciação” de resultado e pergunta: “quem foi prejudicado e beneficiado”

O presidente da direção do FCOH, Paulo Figueira, rejeitou há instantes em declaração à Rádio Boa Nova as suspeitas de “viciação” que a ADN faz recair sobre o clube….

Informação

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Região

Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves

A Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios de junho e outubro de 2017, cujo prazo de candidatura terminou a 30 de maio.

Informação

Figueira da Foz: Sexagenário detido por posse ilegal de armas

Um homem de 68 anos foi detido por posse de armas e munições proibidas, ontem, na zona de Buarcos, na Figueira da Foz.

Região

Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Informação

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Região

Unidade Local de Saúde da Guarda vive situação “explosiva”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos entende que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, onde se demitiram responsáveis de três serviços, vive situação “explosiva”, …

Informação

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.