Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

… tendo em vista ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho e a consequente melhoria do serviço prestado às populações.

Os projetos, que se irão desenvolver num espaço temporal de 2 anos, incidem nas freguesias rurais e pequenas localidades que ainda não integram a rede, representando um investimento total de 2 005 882€ e uma comparticipação comunitária de 85%.

Entre os projetos apresentados está a criação de um emissário de águas residuais entre a Vila Chã e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Seia, a construção de ETAR’s nas localidades de Folgosa da Madalena e Folgosa do Salvador e a melhoria das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais nas localidades de Valezim, Vales e Teixeira de Baixo.

A concretização das empreitadas de saneamento básico representam o culminar de um longo caminho que o Município tem vindo a percorrer nos últimos anos, marcado pelo investimento de milhões de euros na construção de novas ETARS e emissários e redes de drenagem, que permitem uma taxa de cobertura do Concelho acima dos 90%.

As obras que integram as presentes candidaturas permitirão, através da construção das respetivas redes de drenagem, o tratamento de águas residuais nas localidades de Vila Chã, Folgosa do Salvador, Folgosa da Madalena, Teixeira de Baixo e Vales.

Esta última verá, ainda, melhorada a qualidade da água e a redução do número de falhas no abastecimento, através da sua integração no sistema de abastecimento em alta.

Por sua vez, a remodelação das redes de águas e saneamento e ampliação da capacidade de armazenamento de água em Valezim permitirá solucionar os problemas de falhas de pressão e roturas constantes na distribuição da água e em infiltrações na rede de recolha de águas residuais, que comprometem a eficiência do tratamento feito na ETAR desta localidade.

Para além da redução da despoluição dos cursos de água, os investimentos anunciados visam obter ganhos na eficiência da gestão dos recursos e das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, nomeadamente na diminuição de perdas de água tratada, melhor cobertura e funcionamento dos sistemas por forma a assegurar mais qualidade dos serviços prestados às populações.

Previous Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal
Next Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

Artigos Relacionados

Informação

“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

O projeto “Biblioteca no Largo” teve, hoje, a sua estreia na localidade de Parceiro (S. Gião), uma das mais afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Última Hora

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Destaque

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Seia: Pastor de 90 anos que estava desaparecido já foi encontrado

O pastor de 90 anos que estava desaparecido desde terça-feira em São Romão, no concelho de Seia, foi encontrado “bem de saúde”.

Informação

Pedro Coimbra pede reabertura do processo eleitoral e desafia António Campos ou o filho a entrarem na corrida à Federação do PS

O líder da Federação do PS de Coimbra e recandidato a novo mandato solicitou a reabertura do processo eleitoral, que se encontra suspenso pela direção nacional, para permitir o aparecimento

Região

Governo continua a proibir a caça nas zonas afetadas pelos incêndios até 2019

O Governo decidiu manter até 2019 a proibição de caçar nas zonas florestais mais afetadas pelos incêndios de junho e outubro do ano passado. A proibição entra em vigor a

Informação

EPTOLIVA novamente distinguida na 12ª Mostra Nacional de Ciência

Com o projeto “NATURALMENTE – Etnobotânica da Beira Serra e Empreendedorismo” na área científica de Bioeconomia, desenvolvido pelos alunos: Rute Pegado, Andreia Dias e…

Sociedade

PJ deteve homem suspeito de atear nove incêndios em Tondela 

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem com 52 anos de idade, casado, servente de pedreiro,…

Informação

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…

Informação

Figueira da Foz: PJ deteve autores de roubo com sequestro

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de roubo com sequestro de um homem de

Informação

Seia volta a beneficiar do Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social

O concelho de Seia vai voltar a beneficiar do Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social, agora denominado de 4ª Geração (CLDS-4G), um instrumento de intervenção ao nível das problemáticas