Município de Seia promove “Saúde em Movimento” junto de seniores

Município de Seia promove “Saúde em Movimento” junto de seniores

Seia tem um projeto de promoção da atividade física direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, que este ano completa a sua 10ª edição.

Designado por “Saúde em Movimento”, o programa municipal foi implementado em 2008 com o principal objetivo de incutir um estilo de vida mais ativo na população sénior do concelho e contribuir, por sua vez, para a melhoria da qualidade de vida, quer através da prática regular de atividade física, quer pelo acompanhamento de saúde que proporciona.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que o programa “Saúde em Movimento” é desenvolvido pelo serviço de desporto do Município e consiste na prática de atividade física, de forma orientada, através de duas sessões semanais de atividade física para cada inscrito, nomeadamente uma sessão de gerontomotricidade nos Gimnodesportivos e uma sessão de hidroginástica na Piscina.

Paralelamente, em parceria com o Centro de Saúde de Seia – ULS Guarda são feitos controlos mensais dos parâmetros básicos de saúde e, em parceria com a Ótica Lince, rastreios visuais e auditivos anuais.

A atividade é regular de acordo com o calendário escolar, sendo que as aulas de gerontomotricidade funcionam de uma forma descentralizada, em cinco locais distintos, designadamente em Seia (Gimnodesportivo Municipal 1), à segunda-feira (09h30/10h30) e quinta-feira (15h00/16h00), em São Romão (Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho), à terça-feira (09h15/10h15), em Loriga (Pavilhão EB Dr. Reis Leitão), à quarta-feira (15h00/16h00), em Arrifana (Pavilhão EB Dr. Abranches Ferrão), à quinta-feira (10h45/11h45), e em Tourais/Paranhos (Pavilhão EB Tourais/Paranhos), à sexta-feira (14h30/15h30). Por sua vez, devido ao condicionamento de espaço, as aulas na piscina municipal carecem de marcação prévia com os professores.

Para além dos benefícios da prática desportiva regular, o “Saúde em Movimento” tem subjacente uma componente de sociabilização das pessoas, constituindo uma oportunidade de convívio e partilha de novas experiências, nomeadamente através dos encontros intermunicipais, que se traduzem como um contributo para o aumento do equilíbrio pessoal e melhoria do ânimo e da saúde.

image_pdfimage_print
Previous Município de Arganil e Águas do Centro Litoral comemoram Dia Nacional da Água nas Escolas
Next Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Artigos Relacionados

Informação

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Região

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Última Hora

Cerca de 150 operacionais combatem chamas em Pampilhosa da Serra

Um incêndio em Soeirinho, no concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra), que deflagrou cerca das 12h00 estava a ser combatido por volta das 17h20 por 150 operacionais, apoiados por 39

Última Hora

GNR atenta ao excesso de velocidade até domingo

A GNR vai intensificar a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, as ações de controlo de velocidade em todo o país.

Última Hora

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Última Hora

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Região

Crianças do concelho de Gouveia celebram Dia Eco Escolas no Dia Mundial do Ambiente

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, vai promover uma série de iniciativas com o Programa

Informação

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Região

Apreensão de material contrafeito e detenção por caça ilegal em Cantanhede

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Cantanhede deteve, esta semana, em flagrante delito,…

Informação

Trancoso: Pesado incendeia-se no IP2 e condiciona trânsito

Um pesado de transporte de areia incendiou-se esta tarde no IP2, no concelho de Trancoso, sem provocar feridos.

Última Hora

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Informação

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Nacional

Termómetros perto dos 40 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, …

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Sampaense Basket inicia, este fim-de-semana, o seu percurso no Campeonato da Proliga. A equipa de São Paio de Gramaços disputa a 1ª jornada da Zona Norte frente ao Maia,

Desporto

FCOH venceu e Nogueirense perdeu na 7ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Caldas Sport Clube por duas bolas a zero. No mesmo campeonato, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) perdeu por 1-0

Informação

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no

Última Hora

ESTGOH recebe 88 novos alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 88 novos alunos colocados na segunda fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Informação

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Última Hora

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Informação

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Desporto

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Sociedade

Confraria do Bucho de Arganil edita livro sobre a História das Farturas

A Confraria do Bucho de Arganil vai promover, no dia 22 de outubro em Lisboa, o lançamento do livro com o título “Farturas: Doce de Lisboa – O Contributo da

Informação

“Deixámos a porta porque queremos que seja uma lembrança do passado e que nos abra uma porta para o futuro” (com vídeo)

Naquilo que resta da empresa J Guerra, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, salta à vista a escadaria em granito e a porta de entrada que escapou ao grande

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de abusar de menina que estava à sua guarda

A Polícia Judiciária deteve ontem, no concelho da Meda, um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menor …