Município de Seia acolhe Noite das Caçoilas e Festa da Castanha

Município de Seia acolhe Noite das Caçoilas e Festa da Castanha

image_pdfimage_print

O Município de Seia acolhe, no próximo fim-de-semana, a tradicional Noite das Caçoilas, no Sabugueiro, e a Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros.

No sábado, dia 3 de novembro, a Aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro, que também é a 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha, recebe mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário, local onde se confecionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que o programa tem início pelas 9h00 no Sabugueiro com a oficina do pão e prolonga-se ao longo do dia, com a preparação das caçoilas. Chegada a noite, com a saída das caçoilas do forno (19h00), os participantes são desafiados a degustar os verdadeiros sabores de montanha, sabores que também contam histórias, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular.

A Noite das Caçoilas é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Rede das Aldeias de Montanha.

No dia 4 de novembro, domingo, a Lapa dos Dinheiros acolhe mais uma edição da Festa da Castanha, também num verdadeiro espírito comunitário.

Segundo a organização, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiro.

Pela manhã, os participantes são convidados para um passeio pela Rota da Caniça, um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha. A partir das 11h00, já no largo D. Dinis, abre o mercado de Sabores da Aldeia, com especial enfoque na castanha, a que se seguirá o tradicional almoço comunitário e, mais tarde, o magusto com caruma.

Neste ambiente festivo, com música e danças tradicionais, terá ainda lugar mais uma edição do concurso “Castanha Saberes e Sabores” um concurso da melhor iguaria feita com castanha, dirigido aos restaurantes, pastelarias e público em geral do concelho, valorizando este recurso endógeno, outrora de grande importância para a economia familiar. Posteriormente, segue-se a degustação da Sopa da aldeia (castanha com perdiz, shitakee e legumes da horta).

A Festa da Castanha é promovida pela União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, contando ainda com o apoio do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Previous Viseu: Incêndio em serração provoca cinco feridos ligeiros
Next Guarda sob aviso laranja por causa da neve

Artigos Relacionados

Informação

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.

Última Hora

Pedrógão Grande: sobe para 16 o número de arguidos

A Procuradoria da Comarca de Leiria anunciou hoje que aumentou para 16 o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que

Informação

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

Última Hora

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana fica marcado pela disputa das Taças de futebol e futsal da Fundação Inatel, pela Associação Desportiva de Lagos da Beira e pela Secção Desportiva da Associação Progressiva de

Destaque

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns médicos” do Centro de Saúde que se recusam a fazer …

Sociedade

Eptoliva mantém aposta na componente prática e ligação às empresas

Em dia de conferência sobre “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”, realizada ontem no Centro Cultural de Tábua, manteve-se firme o propósito da Eptoliva…

Informação

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Informação

Deputados do PS reuniram com  autarcas afetados pelos incêndios

Pedro Coimbra, Elza País e João Gouveia, deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, reuniram com Autarcas, …

Região

Idosa desaparecida em Folgosinho foi encontrada numa “mata a cerca de um quilómetro da sua residência”

Militares da GNR, do Destacamento Territorial de Gouveia, informaram hoje que “encontraram ontem, dia 28 setembro, uma idosa de 84 anos,…

Informação

Cidadão estrangeiro encontrado sem vida em Aldeia de Nogueira

Um homem com 69 anos, de nacionalidade holandesa, foi encontrado sem vida “na rua, à porta de casa” na localidade de Aldeia de Nogueira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

O presidente do CDS-PP de Oliveira do Hospital garante estar a trabalhar para as eleições autárquicas de 2017. Ainda sem candidato à liderança da Câmara Municipal, …