Município de Seia acolhe Noite das Caçoilas e Festa da Castanha

Município de Seia acolhe Noite das Caçoilas e Festa da Castanha

O Município de Seia acolhe, no próximo fim-de-semana, a tradicional Noite das Caçoilas, no Sabugueiro, e a Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros.

No sábado, dia 3 de novembro, a Aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro, que também é a 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha, recebe mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário, local onde se confecionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que o programa tem início pelas 9h00 no Sabugueiro com a oficina do pão e prolonga-se ao longo do dia, com a preparação das caçoilas. Chegada a noite, com a saída das caçoilas do forno (19h00), os participantes são desafiados a degustar os verdadeiros sabores de montanha, sabores que também contam histórias, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular.

A Noite das Caçoilas é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Rede das Aldeias de Montanha.

No dia 4 de novembro, domingo, a Lapa dos Dinheiros acolhe mais uma edição da Festa da Castanha, também num verdadeiro espírito comunitário.

Segundo a organização, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiro.

Pela manhã, os participantes são convidados para um passeio pela Rota da Caniça, um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha. A partir das 11h00, já no largo D. Dinis, abre o mercado de Sabores da Aldeia, com especial enfoque na castanha, a que se seguirá o tradicional almoço comunitário e, mais tarde, o magusto com caruma.

Neste ambiente festivo, com música e danças tradicionais, terá ainda lugar mais uma edição do concurso “Castanha Saberes e Sabores” um concurso da melhor iguaria feita com castanha, dirigido aos restaurantes, pastelarias e público em geral do concelho, valorizando este recurso endógeno, outrora de grande importância para a economia familiar. Posteriormente, segue-se a degustação da Sopa da aldeia (castanha com perdiz, shitakee e legumes da horta).

A Festa da Castanha é promovida pela União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, contando ainda com o apoio do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

image_pdfimage_print
Previous Viseu: Incêndio em serração provoca cinco feridos ligeiros
Next Guarda sob aviso laranja por causa da neve

Artigos Relacionados

Última Hora

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Região

Maratona de Seia XCM vai apurar atleta para Red Bull

A Maratona de Seia XCM Aldeias de Montanha (2016), que acontece durante este fim-de-semana, com as competições a decorrer no dia 19 de junho, irá ser palco …

Última Hora

Delegações de Agricultores concentram-se na Assembleia da República para “reclamar políticas capazes”

Um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) consideram “lamentável” o processo de

Última Hora

Médicos começaram hoje greve nacional de três dias

Os médicos iniciaram hoje às 00:00 três dias de greve nacional, uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

Informação

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 7 de outubro, o Feriado Municipal com uma sessão solene comemorativa durante a qual serão entregues…

Informação

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Região

“O Atleta” assinala 22 anos de promoção do desporto em Oliveira do Hospital

O conhecido espaço “O Atleta”, na cidade de Oliveira do Hospital, comemora hoje 22 anos de promoção da prática desportiva no concelho e na região.

Região

Região: Homem morreu ao escorregar para um poço

Um homem de 73 anos morreu, esta manhã de terça-feira, afogado dentro de um poço, em Quintela da Lapa, Sernancelhe.

Última Hora

 Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que implementa um programa excecional de apoio financeiro para recuperar habitações…

Última Hora

Bispo de Coimbra benze nova viatura dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, visita na próxima sexta-feira, 7 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).

Última Hora

Consulta de Saúde Mental acompanha 303 doentes e tem lista de espera de 39

Em Oliveira do Hospital, a consulta de saúde mental comunitária do Pinhal Interior Norte, acompanha 303 doentes. A lista de espera para esta consulta,…

Informação

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.

Informação

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Última Hora

Rita Pontes, investigadora na área das biorrefinarias, é a convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Rita Pontes, investigadora no ramo das biorrefinarias.

Destaque

Coligação liderada pelo CDS-PP aposta em programa “inovador” confiante na eleição de vereador

É com um programa composto por cerca de 80 medidas que a candidatura “Construir o Futuro” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apela ao “voto útil” …

Nacional

Stacchiotti imita Alarcón e também repete vitória

Sprints é com Riccardo Stacchiotti. O italiano, na chegada esta segunda-feira a Viseu, voltou a superiorizar-se a uma concorrência que o ficou a ver pelas costas quando arrancou rumo ao

Região

Em fevereiro aumentaram os hóspedes no Centro de Portugal

A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer em ritmo acelerado, o que leva a Turismo Centro de Portugal a antever “mais um ano extremamente positivo para o

Informação

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Sociedade

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração…

Educação

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

Informação

Operação Carnaval da GNR com mais acidentes e mortes e menos feridos

Sete mortos, 13 feridos graves e 292 ligeiros é o balanço da Operação Carnaval 2018 da Guarda Nacional Republicana (GNR), que terminou às 24h00 de terça-feira …

Última Hora

Câmara Municipal apresenta medidas de apoio para as empresas destruídas pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) promove na próxima quinta-feira, às 18h00, na Casa da Cultura César Oliveira, uma reunião alargada …

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Região

Agricultores afetados pelo incêndio reúnem domingo em Ervedal da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) vai promover uma reunião de agricultores e produtores florestais,…