Município de Penacova recebe “Letras Prá Vida”

Município de Penacova recebe “Letras Prá Vida”

image_pdfimage_print

O Município de Penacova vai receber, em breve, o projeto “Letras Prá Vida”, destinado à população sénior do concelho.

O Município de Penacova, em parceria com a Casa do Povo de Penacova e a Escola Superior de Educação de Coimbra, mentora do projeto, têm trabalhado em conjunto de forma a este projeto se tornar uma realidade.

Segundo Sandra Ralha, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penacova, as reuniões têm-se verificado proveitosas, com avanços tendo em vista ser uma realidade futuramente. “É um projeto de alfabetização, não só pela componente de inclusão social, mas também pela promoção de vários momentos de confraternização e convívio, que ajudam a combater a exclusão e o isolamento da população”, afirmou.

O projeto com um caracter inovador viu o seu reconhecimento ser premiado com a conquista do Prémio Europeu GRUNDTVIG 2017, para a excelência em Educação de Adultos, promovido pela EAEA – European Association for the Education of Adults.

A dinamização de atividades de fomentação de leitura e de escrita, baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas será a base de todo o processo, com o intuito de promover uma igualdade de oportunidades de aprendizagem, uma maior capacitação e consequente autoestima e autoeficácia, a participação e inclusão social, oportunidades de aprendizagem intergeracional, partilha, reflexão e investigação em Educação para Adultos, a reciprocidade entre o Ensino Superior e a Comunidade.

Na reunião estiverem presentes a representar as entidades, Dina Soeiro, coordenadora do “Letras Prá Vida”, Sandra Ralha, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Penacova, Paula Silva, coordenadora da Biblioteca Municipal de Penacova e Álvaro Coimbra, presidente da Casa do Povo de Penacova.

Previous Viseu: Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes
Next Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo

Artigos Relacionados

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …

Região

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Última Hora

Arrastamento de cinzas condiciona abastecimento de água. Município apela a consumo moderado de água

O arrastamento de cinzas provocado pelas chuvas fortes obrigou ao corte de abastecimento de água em Oliveira do Hospital a partir da estação de tratamento de Nossa Srª do Desterro,

Informação

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Informação

PJ detém homem que esfaqueou mulher

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 38 anos por suspeitas do crime de homicídio. O crime aconteceu num quadro de violência doméstica,…

Última Hora

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Última Hora

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às

Informação

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Informação

Fornos de Algodres proíbe uso de plástico descartável a partir de janeiro

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, vai proibir a utilização de plástico descartável nos seus equipamentos a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Região

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.