Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

image_pdfimage_print

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, nas comemorações da assinatura do Armistício, participaram ainda as cidades de Haverill (Inglaterra), Egelbach (Alemanha) e Ovada (Itália), naquela que foi uma cerimónia evocativa da paz e do projeto europeu.

Ricardo Simões, vereador do Desporto e da Juventude, representou o Município de Penacova nesta deslocação a França, fazendo-se acompanhar pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”. As cerimónias, presididas por Roger Castillon, maire de Pont-Saint-Esprit, tiveram início com a celebração de uma missa em honra dos militares que pereceram na I Guerra Mundial, a que se seguiu uma parada pelo centro da cidade que terminou junto ao Monumento dos Mortos pela França, local onde tiveram lugar as cerimónias protocolares e a deposição de uma coroa de flores oferecida pelo Município de Penacova.

Após esta cerimónia, os jardins da Mairie, foram o palco de um momento de grande simbolismo, a plantação de uma oliveira, a Árvore da Paz. Foi neste local que Ricardo Simões tomou a palavra, destacando os valores da paz e assinalando a responsabilidade de todos os povos na sua manutenção e propagação. O vereador do Município de Penacova deixou ainda o desafio às instituições para que, no dia a dia, deem o exemplo aos seus cidadãos de forma, “a erradicar de vez com as formas astutas de guerra”, que comprometem os esforços que os antepassados empreenderam.

Esta cerimónia, foi ainda marcada pela música e, pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”, que se deslocou a França a convite da autarquia. No âmbito desta deslocação, o grupo penacovense, teve ainda oportunidade de atuar durante o jantar de boas-vindas às vilas e cidades geminadas e, para o público local, num restaurante/pub na noite de sábado.

Previous Pedrógão: Sobe para dez o número de arguidos em caso de apoios a casas destruídas pelo incêndio
Next Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado

Artigos Relacionados

Informação

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Região

Município de Góis acolhe projeto Aprender, Brincar, Crescer em Góis

A Câmara Municipal de Góis acolhe o projeto Aprender, Brincar, Crescer, associando-se à Fundação Bissaya Barreto, instituição responsável pela implementação de grupos lúdicos para crianças e suas famílias – os Grupos Aprender,

Última Hora

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta…

Região

Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

O incêndio que, no sábado à tarde, destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Anadia, provocou prejuízos “a rondar o milhão de euros” e não

Informação

Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã

Um homem de 38 anos morreu na terça-feira à noite na sequência do despiste da motorizada que conduzia, em Gândaras, concelho da Lousã, distrito de Coimbra.

Sociedade

Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Comandante Nacional da Proteção Civil demitiu-se

Menos de meio ano após ter tomado posse, o Comandante Nacional da Proteção Civil, António Paixão, bate com a porta, em colisão com a estratégia do Governo. Duarte da Costa

Sociedade

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Informação

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Última Hora

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Região

Bispo de Coimbra ordenou dois sacerdotes e 17 diáconos permanentes

O bispo de Coimbra presidiu, ontem, à ordenação dos padres Rodolfo Albuquerque (Midões- Tábua) e Daniel Rodrigues (Nogueira do Cravo – Oliveira do Hospital). Na mesma cerimónia, que teve lugar

Informação

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.