Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, nas comemorações da assinatura do Armistício, participaram ainda as cidades de Haverill (Inglaterra), Egelbach (Alemanha) e Ovada (Itália), naquela que foi uma cerimónia evocativa da paz e do projeto europeu.

Ricardo Simões, vereador do Desporto e da Juventude, representou o Município de Penacova nesta deslocação a França, fazendo-se acompanhar pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”. As cerimónias, presididas por Roger Castillon, maire de Pont-Saint-Esprit, tiveram início com a celebração de uma missa em honra dos militares que pereceram na I Guerra Mundial, a que se seguiu uma parada pelo centro da cidade que terminou junto ao Monumento dos Mortos pela França, local onde tiveram lugar as cerimónias protocolares e a deposição de uma coroa de flores oferecida pelo Município de Penacova.

Após esta cerimónia, os jardins da Mairie, foram o palco de um momento de grande simbolismo, a plantação de uma oliveira, a Árvore da Paz. Foi neste local que Ricardo Simões tomou a palavra, destacando os valores da paz e assinalando a responsabilidade de todos os povos na sua manutenção e propagação. O vereador do Município de Penacova deixou ainda o desafio às instituições para que, no dia a dia, deem o exemplo aos seus cidadãos de forma, “a erradicar de vez com as formas astutas de guerra”, que comprometem os esforços que os antepassados empreenderam.

Esta cerimónia, foi ainda marcada pela música e, pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”, que se deslocou a França a convite da autarquia. No âmbito desta deslocação, o grupo penacovense, teve ainda oportunidade de atuar durante o jantar de boas-vindas às vilas e cidades geminadas e, para o público local, num restaurante/pub na noite de sábado.

Previous Pedrógão: Sobe para dez o número de arguidos em caso de apoios a casas destruídas pelo incêndio
Next Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado

Artigos Relacionados

Informação

João Brito quer um “PSD maior” em Oliveira do Hospital

João Brito, tomou posse, no sábado, na liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital de olhos postos num “PSD maior”, …

Região

Penacova: casas ardidas isentas de IMI durante três anos

As habitações de Penacova consumidas pelas chamas nos incêndios de outubro vão estar isentas do IMI durante três anos.

Última Hora

Tempestade Leslie: Governo alarga apoios a mais oito concelhos na região

A tempestade Leslie atingiu a região Centro do país nos dias 13 e 14 de outubro, provocando estragos em diversas explorações agrícolas.

Informação

Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

As temperaturas vão continuar a situar-se acima da média nos próximos dias, pelo menos, dois ou três graus superiores ao que tem sido norma nos últimos 30 anos. Os madeirenses,

Educação

CDOS de Coimbra faz balanço de ocorrências no distrito

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra revelou, há instantes, o quadro de ocorrências decorrentes das atuais condições meteorológicas adversas. Os dados dizem respeito ao período compreendido entre

Desporto

Nogueirense desloca-se a Mortágua. FCOH e Lagares da Beira jogam em casa. Sampaense procura primeira vitória

A Associação Desportiva Nogueirense desloca-se domingo, dia 6, a Mortágua, em jogo da jornada 9 do Campeonato de Portugal Prio, Série D.

Região

Rotary Clube de Oliveira do Hospital homenageia Luís Falcão de Brito

O Rotary Club de Oliveira do Hospital vai distinguir Luís Falcão de Brito, na Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 10 de fevereiro de 2018, pelas 19h30,…

Educação

Lagares Fashion está por aí e com novidades

Amanhã, a partir das 21h30, a comunidade escolar de Lagares da Beira dá vida ao desfile de moda e ao concurso de reciclagem em mais um “Lagares Fashion”. Cães e

Informação

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira quinzena do mês de outubro,

Última Hora

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Destaque

13 detenções, 836 infrações e 76 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 10 a 16 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Estão abertas as inscrições para o “Soltem Talentos 2017”

Encontram-se a decorrer as inscrições para o concurso “Soltem Talentos 2017” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do Pelouro da Cultura.