Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

image_pdfimage_print

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…

… desta espécie não-indígena, predadora de insetos, entre eles a abelha europeia, que pode afetar a produção apícola mas, igualmente, ter repercussões na biodiversidade e, tal como acontece com outras espécies de vespas, na segurança dos cidadãos.

Em comunicado, a autarquia refere que a “desativação dos ninhos na área do concelho, tem sido realizada como medida de controlo da proliferação da espécie, não excedendo as 48h, o período entre o conhecimento da existência do ninho e a sua destruição efetiva, através da aplicação de inseticida, uma forma de atuação simples e eficaz que permitiu que a autarquia tivesse eliminado 95 ninhos em 2017 e 85 já no corrente ano de 2018”.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, destaca “o trabalho desenvolvido pelo Gabinete Técnico Florestal da Autarquia na divulgação, junto da população do concelho, de informação relativa a esta espécie, às suas caraterísticas e às dos seus ninhos, aos riscos inerentes à sua proliferação, bem como à divulgação de como devem ser notificadas as suas localizações”.

Estas ações, realizadas através de um folheto distribuído nas caixas de correio dos habitantes do concelho e disponibilizado em vários locais de atendimento ao público, bem como a dinamização de ações de formação destinadas a apicultores e/ou à população em geral, foram, nas palavras do presidente da autarquia, “determinantes para que a população do concelho se tornasse mais atenta a este fenómeno, permitindo que, os serviços camarários conseguissem intervir num maior número de ninhos, nomeadamente, na Freguesia de Carvalho, aquela onde até ao momento se registou um maior número de ocorrências (58)”.

Para Humberto Oliveira é igualmente de destacar, a parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova que, no âmbito da sua ação como agente da Proteção Civil, cede o seu veículo com plataforma elevatória e respetivo manobrador, para a que os colaboradores da Câmara possam intervir na desativação dos ninhos.

Previous Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC
Next GNR realiza operação “Censos Sénior 2018”

Artigos Relacionados

Informação

Santuário de N. S. das Preces recebe Prémio Vilalva na próxima terça-feira

O Prémio Vilalva, que distinguiu o projeto de recuperação dos jardins do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, é entregue na próxima terça-feira.

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Última Hora

Antevisão: FCOH vs Alverca. ARC Oleiros vs ADN

As equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, jogam, este domingo, a 4ª jornada.

Informação

Carpintaria Brito & Brito recupera do grande incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

Quase um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Carpintaria Brito & Brito, que ficou reduzida a cinzas e com registo de perda total, encontra-se em fase

Informação

Rádio Boa Nova realiza Convívio de Verão

É já no próximo sábado, 15 de julho, que a Rádio Boa Nova realiza o Convívio de Verão. A iniciativa que consiste num almoço e tarde cultural, vai ter lugar

Sociedade

Ténis de Mesa:  CCPOH derrotado nos Açores

Na 12ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada no passado sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Informação

País: Centenas de sismos registados em S. Miguel

Centenas de sismos com magnitude entre 1,9 e 3,6 na escala de Richter foram registados desde as 00h47 horas na ilha de São Miguel, Açores, …

Região

Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz

Um homem com cerca de 80 anos morreu esta segunda-feira na Figueira da Foz vítima de um acidente com um trator agrícola.

Nacional

Operação “Travel Arms” da GNR: 14 detenções e 35 autos de contraordenação

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, de 18 a 20 de agosto, diversas ações de controlo e fiscalização nas principais fronteiras terrestres,…

Destaque

Oliveira do Hospital: Orçamento Participativo Jovem aprovou oito candidaturas

Terminado o prazo de entrega das propostas para o Orçamento Participativo Jovem, em Oliveira do Hospital, “deram entrada oito candidaturas depois de todo o processo que foi desenvolvido…

Última Hora

CIM Região de Coimbra promoveu plantação simbólica em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital recebeu, hoje, uma ação simbólica da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra de plantação de árvores no âmbito do programa Floresta Comum.

Vídeos

Carnaval da Beira Serra pretende ser “mais aberto” e para “todos” (com vídeo)

Nos dias 4, 5 e 6 de março cumpre-se a 42ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira. A iniciativa promovida pela…