Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…

… desta espécie não-indígena, predadora de insetos, entre eles a abelha europeia, que pode afetar a produção apícola mas, igualmente, ter repercussões na biodiversidade e, tal como acontece com outras espécies de vespas, na segurança dos cidadãos.

Em comunicado, a autarquia refere que a “desativação dos ninhos na área do concelho, tem sido realizada como medida de controlo da proliferação da espécie, não excedendo as 48h, o período entre o conhecimento da existência do ninho e a sua destruição efetiva, através da aplicação de inseticida, uma forma de atuação simples e eficaz que permitiu que a autarquia tivesse eliminado 95 ninhos em 2017 e 85 já no corrente ano de 2018”.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, destaca “o trabalho desenvolvido pelo Gabinete Técnico Florestal da Autarquia na divulgação, junto da população do concelho, de informação relativa a esta espécie, às suas caraterísticas e às dos seus ninhos, aos riscos inerentes à sua proliferação, bem como à divulgação de como devem ser notificadas as suas localizações”.

Estas ações, realizadas através de um folheto distribuído nas caixas de correio dos habitantes do concelho e disponibilizado em vários locais de atendimento ao público, bem como a dinamização de ações de formação destinadas a apicultores e/ou à população em geral, foram, nas palavras do presidente da autarquia, “determinantes para que a população do concelho se tornasse mais atenta a este fenómeno, permitindo que, os serviços camarários conseguissem intervir num maior número de ninhos, nomeadamente, na Freguesia de Carvalho, aquela onde até ao momento se registou um maior número de ocorrências (58)”.

Para Humberto Oliveira é igualmente de destacar, a parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova que, no âmbito da sua ação como agente da Proteção Civil, cede o seu veículo com plataforma elevatória e respetivo manobrador, para a que os colaboradores da Câmara possam intervir na desativação dos ninhos.

Previous Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC
Next GNR realiza operação “Censos Sénior 2018”

Artigos Relacionados

Região

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Última Hora

Cirurgião Manuel Antunes vai ser homenageado

O diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CTT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), Manuel Antunes, vai ser homenageado no próximo dia 16 de junho, …

Informação

“Os Amigos de Lagos da Beira” realizam Concerto de Reis

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” realizam amanhã, dia 6 de janeiro, pelas 21 horas, um Concerto de Reis na sede da Associação Desportiva local.

Informação

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede contributos para Plano Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital está a elaborar o novo Plano Municipal para a Igualdade (PMI) 2016/2018. Para o efeito, apela ao contributo de…

Última Hora

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

Região

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Informação

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…

Informação

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Destaque

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Sociedade

Oliveira do Hospital investe “forte” no incentivo às compras e animação de Natal

Em plena quadra natalícia, aposta do município e da ADI volta a ser de incentivo às compras no comércio local. Sorteio de Natal, concurso de Montras surgem a par de

Opinião

FCOH: “Gostar do que Fazemos. Gostar dos Nossos.”

Sérgio Conceição terá vivido anteontem o dia mais fantástico da sua vida profissional, repleto de festa e emoções – foi Campeão Nacional pelo FC Porto.