Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

O Município de Oliveira do Hospital já aprovou os procedimentos concursais para a reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que em causa está um investimento na ordem dos 550 mil euros, que integra a realização de obras de reabilitação total de 21 habitações, assim como a criação de hortas urbanas nos logradouros daquele espaço habitacional e, ainda, a requalificação urbanística do espaço público deste bairro social, construído nos finais da década de 50 pelo benemérito João Rodrigues Lagos.

Este projeto, financiado em 85 por cento pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Oliveira do Hospital, através do PAIDC – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, insere-se na estratégia de requalificação urbana da cidade de Oliveira do Hospital, que incluirá também a requalificação da zona histórica através de um investimento de cerca de 2 milhões de euros, e deverá estar concluído em 2020.

Nesta operação, está ainda contemplada a reconstrução de mais quatro habitações daquele bairro social, propriedade do Município de Oliveira do Hospital, que foram destruídas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, num investimento de cerca de 155 mil euros, que será financiado pelo FSUE – Fundo de Solidariedade da União Europeia.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, salienta que este investimento – num núcleo habitacional com características de comunidade desfavorecida – visa, sobretudo, “melhorar as condições de habitabilidade e bem-estar aos arrendatários e utentes das habitações sociais”.

O autarca realça também a importância dos investimentos que serão feitos ao nível da requalificação urbanística e na criação das hortas urbanas que, certamente, serão uma grande mais-valia para os residentes, que passarão a ter a oportunidade de praticar uma agricultura urbana e de autossustento junto às suas próprias habitações, com ganhos acrescidos nos planos da auto estima e integração social.

image_pdfimage_print
Previous Sociedade Recreativa Penalvense promove II Semana Cultural
Next Magia do Natal espalhou-se pelo Município de Nelas

Artigos Relacionados

Destaque

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Sociedade

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Última Hora

ASAE apreende 1,5 toneladas de alimentos estragados em operação

A ASAE apreendeu uma tonelada e meia de alimentos estragados, entre os quais 700 quilos de carne, na operação nacional de fiscalização de transporte que terminou hoje de madrugada.

Nacional

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Última Hora

Vereador do PSD alerta para autocarro escolar em ‘fim de vida’

João Brito, vereador do PSD, alertou o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital para a utilização de um transporte escolar em alegada situação irregular, por ter ultrapassado o período

Sociedade

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Última Hora

Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente

A chuva e o vento forte, queda de neve e agitação marítima vão afetar as regiões de Portugal continental a partir de hoje devido a depressões que estão no oceano

Informação

Raúl Alárcon vence Volta a Portugal 2018

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) é o grande vencedor da Volta a Portugal 2018. O espanhol concluiu em terceiro a décima e última etapa da competição, um contrarrelógio em Fafe, ficando

Politica

José Carlos Mendes afasta cenário de candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O ex candidato independente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital negou, em declarações à Rádio Boa Nova, qualquer intenção de voltar a ser candidato, mas pela bandeira do PSD.

Região

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve.

Nacional

Operação Páscoa: mais 64 acidentes, um morto e 12 feridos do que no ano passado

No balanço da ‘Operação Páscoa’ 2018, a GNR dá conta de quatro mortos. Durante os quatro dias ocorreram 806 acidentes, que resultaram ainda em 17 feridos graves e 234 ligeiros.

Região

Dão apresenta “primores” de 2016

O Dão realiza esta segunda-feira, dia 22 de maio,  um balanço da última vindima. “Dão Primores – Declaração de Vindima 2016” realiza-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu,

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “João Paulo Albuquerque não pode, não deve faltar ao debate”

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se esta sexta-feira nas eleições autárquicas e, em particular, na anunciada ausência…

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

No dia 10 de fevereiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Informação

Roubaram pneus de carrinha da Cáritas em S. Paio de Gramaços

Uma carrinha da Cáritas, ao serviço do centro localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital foi objeto de furto na última noite.

Educação

Eptoliva é “Eco Escola” a tempo inteiro

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 8 de março, …

Nacional

GNR detém 117 pessoas e apreende 55 toneladas de azeitona

A GNR deteve 117 pessoas e apreendeu 55,53 toneladas de azeitona, numa operação de patrulhamento nas explorações agrícolas, que começou dia 01 de novembro de 2016.

Última Hora

Serra da Estrela: GNR fecha EN338 devido a desmoronamento de terras

Um desmoronamento de terras, ao final da tarde de domingo, levou a Guarda Nacional Republicana (GNR) a cortar os dois sentidos da EN338, na Serra da Estrela.

Informação

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Última Hora

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a

Última Hora

Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam para trovoadas e aguaceiros nas regiões Centro e Sul e com vento forte e rajadas nas terras

Última Hora

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Última Hora

17 detenções, 934 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

“Prevenção dos maus tratos na infância” em destaque na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova realizou, esta manhã, um programa alusivo à temática “Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.