Município de Oliveira do Hospital tem linha de apoio a vítimas de violência

Município de Oliveira do Hospital tem linha de apoio a vítimas de violência

image_pdfimage_print

O reforço da capacitação técnica do Gabinete de Apoio Social para dar resposta aos casos de violência doméstica, no namoro ou de género é uma das medidas que o Município de Oliveira do Hospital está a implementar no âmbito do seu projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”.

Desde a criação do projeto que a autarquia oliveirense tem uma linha de apoio social – disponível através do n.º 238 605 260 – com aconselhamento e apoio jurídico para as vítimas de violência doméstica e de género. O atendimento, com sigilo, de forma confidencial está acessível a todas as mulheres e homens que necessitarem, sendo os casos tratados criteriosamente por forma a ajudar as vítimas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia realça que as novas prioridades de atuação da Equipa estão alinhadas “com a necessidade de reforçar com mais atenção o acompanhamento e aconselhamento em resultado dos dramáticos casos de violência doméstica que já fizeram 11 vítimas em Portugal só no início de 2019; a morte de mulheres não é um fenómeno estatístico, é barbárie em pleno século XXI – inaceitável, condenável que nos obriga – a todos – a tomar medidas”, afirma o vice-presidente e vereador do pelouro da Ação Social e Saúde, José Francisco Rolo.

A formação e capacitação técnica da equipa multidisciplinar, com apoio social, jurídico e psicológico surgem assim como objetivos a concretizar através da equipa do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”, no âmbito do Plano de Ação a desenvolver durante o ano 2019 no concelho de Oliveira do Hospital e que é assente em nove áreas estratégicas de promoção da igualdade de género, nas esferas da vida pública e privada, como forma de combate à discriminação e às diversas formas de violência. Assumem destaque a prevenção da violência doméstica e o apoio a vítimas bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência no namoro.

A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, que em Oliveira do Hospital se assinala no dia 21 de junho, é uma das iniciativas que se destaca no plano de ação para este ano. Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações deste dia irão estender-se ao longo do mês de junho – “junho: mês da igualdade @Oliveira do Hospital”- de forma a colocar a temática da igualdade de género no centro da agenda pública do concelho de Oliveira do Hospital ao longo do mês do solstício de verão.

De referir que também neste ano, o Município de Oliveira do Hospital será o anfitrião do III Encontro Distrital de Boas Práticas na área da Igualdade, Cidadania e Não-Discriminação, após o repto lançado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e que foi imediatamente aceite pela autarquia.

Informar e sensibilizar a comunidade para a questões da igualdade de género, através da dinamização de diferentes iniciativas dirigidas a todas as faixas etárias, e nomeadamente introduzindo a temática desde cedo, no ensino pré-escolar; promover o acesso à informação e conhecimento às mulheres idosas articulando, entre outros, com o plano de ação do programa CLDS-4G; e a distinção de boas práticas nas diferentes esferas da sociedade são outros objetivos e iniciativas que a equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” pretende concretizar.

Previous Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo
Next Marta Leite é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Artigos Relacionados

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Se nada mais houvesse, a Rádio Boa Nova já justificava a sua existência no concelho e na região”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje para o lançamento do livro “Dia 15” e comemoração do 33º aniversário da Rádio Boa Nova.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Viatura caída no rio Seia foi encontrada com “arma de caça e respetivas munições”

Uma viatura foi encontrada, na manhã de sábado, caída no Rio Seia, junto da Ponte do Salto, entre Lagares da Beira e Ervedal da Beira. A viatura encontrava-se sem ocupantes

Sociedade

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Informação

Pedrógão Grande: presidente da Câmara de Figueiró e ex-presidente de Castanheira constituídos arguidos

O Ministério Público anunciou que o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande, que tiraram a vida a 66 pessoas em junho do ano passado,

Informação

Indemnizações às vítimas dos incêndios não vão ser pagas até ao Natal

As vítimas dos incêndios não vão receber as indemnizações a que têm direito até ao Natal. Segundo notícia avança pela Rádio Renascença, …

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 23 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

“Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital acolhe, no dia 26 de janeiro, pelas 18h00, a sessão de lançamento do novo livro de Luís Filipe Torgal: ““Fátima. A (des)contrução

Nacional

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Última Hora

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.

Região

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Amanhã, dia 13 de janeiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, …