Município de Oliveira do Hospital substitui-se a privados no corte de árvores ardidas na berma das estradas

Município de Oliveira do Hospital substitui-se a privados no corte de árvores ardidas na berma das estradas

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso o corte de árvores ardidas numa extensão de 76 quilómetros, substituindo-se aos proprietários…

… que, apesar de notificados, não cortaram, nem procederam à retirada dos troncos.

A autarquia já tinha informado desta operação em comunicado, sendo que na última reunião pública do executivo, o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, reiterou o propósito, informando da contratação do serviço num valor estimado, com IVA, de cerca de 25 mil Euros.

Passados quase dois anos após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017, resistem as marcas da tragédia, sendo prova disso a existência de árvores ardidas, que em algumas zonas do concelho constituem perigo para as pessoas.

“O gabinete técnico local marcou todas as árvores que oferecem perigo. Passou-se o tempo e houve proprietários que as retiraram. Outros não o fizeram. A Câmara não se pode alhear desse problema e lançou um aviso em que vai realizar esses cortes e diz às pessoas que têm oito dias para retirar os troncos. Depois de oito dias será a Câmara a retirar”.

Segundo José Carlos Alexandrino, os trabalhos têm custo associado de 25 mil Euros (IVA incluído), informando que esta despesa “não era previsível”. “Mas quando vier a chuva e vento, aqueles pinheiros caem todos”, referiu o autarca, notando que este é um dos assuntos que o preocupa.

Para o vereador Carlos Carvalheira, vereador do PS e diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “é importante, é fundamental e é prioritário” que se procede ao corte das árvores ardidas. O vereador destacou mesmo as situações de perigo existentes em frente à Escola da Cordinha . “Há muito tempo que estão sinalizados os pinheiros e, já foram instruídos os donos para abate de pinheiros. Põem em perigo toda a comunidade que lá vai passando”, referiu.

Previous Alunos participaram no programa “Escola Feliz”
Next Carolina Nunes  é  convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Artigos Relacionados

Sociedade

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

Última Hora

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de

Última Hora

Acidente com motociclo provoca um morto em Viseu

Um despiste de um motociclo, ocorrido na localidade de Travassos, em S. Pedro de France, Viseu, provocou a morte ao condutor, um homem de 57 anos. 

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2017

Está marcada para as 14h45 desta sexta-feira, 30 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Informação

Subida da temperatura coloca vários concelhos em aviso amarelo e com risco máximo de incêndio

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na passada sexta-feira e madrugada de sábado, através da Unidade Regional do Centro,…

Região

ADESA aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2019

Os presidentes das Câmaras Municipais de Penacova, Pampilhosa da Serra, Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua e Góis, participaram no dia 28 de março na reunião de direção da Associação de

Última Hora

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Última Hora

ANCOSE promove 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela

A ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai realizar, nas suas instalações na Quinta da Tapada, nos dias 14 e 15 de setembro, o 33º Concurso

Região

Homem detido em flagrante a extorquir casal de idosos em Vila Nova de Tazém

A Guarda Nacional Republicana anunciou, esta segunda-feira, a detenção de um homem de 37 anos que é suspeito de extorquir um casal de idosos em Vila Nova de Tazém,…

Última Hora

Sinistralidade: 100 acidentes e três mortos marcam a última semana no distrito de Coimbra

A semana de 7 a 13 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra pela ocorrência de uma centena de acidentes que resultaram em três vítimas mortais, cinco feridos graves

Informação

Os Verdes exigem urgente requalificação do IP3 e a sua manutenção sem portagens

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde exigem ao Governo  a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 e a sua manutenção sem portagens.