Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

… lançada por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, junto dos alunos do 1.º ciclo e que compreendeu a plantação de árvores de fruto em todas as escolas do concelho.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “meio ano depois, os técnicos da área do ambiente e da floresta voltaram a visitar os alunos participantes com o objetivo de atestar o crescimento e bom estado das quinze jovens árvores que tinham sido plantadas com a colaboração dos alunos e dos seus professores. Uma ação em que esteve também presente o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, José Francisco Rolo”.

Para além da aposta na plantação de fruteiras, a iniciativa desafiava também os alunos para assumirem uma atitude responsável a fim de serem cuidadores das árvores de fruto que ficavam à sua guarda. Uma tarefa que, meio ano depois, se verificou ter sido bem sucedida com uma alta taxa de sucesso – apenas duas árvores acabaram por não vingar e que agora serão substituídas pela Câmara Municipal.

“De realçar que de forma a envolver ainda mais os alunos, e transmitir-se responsabilidade ambiental, em cada escola foram desafiados a escolher o nome da cada árvore plantada tornando o gesto de adoção mais personalizado e simultaneamente assumindo-se guardiões do crescimento e manutenção de cada uma das árvores de fruto. Objetivos alcançados porque seis meses depois, os alunos ainda se recordavam do nome atribuído, recebendo agora o atestado de que a sua “árvore rainha foi cuidada e cresceu”, que foi colocado junto de cada uma delas”, ainda a mesma nota.

#AdoptarParaCuidar envolveu mais de seis centenas de alunos, respetivos professores e auxiliares, das Escolas Básicas de Lagares da Beira, Seixo da Beira, Cordinha, Travanca de Lagos, Ponte das Três Entradas, S. Paio de Gramaços, Oliveira do Hospital, Lourosa, Nogueira do Cravo, Bobadela e Meruge.

A iniciativa, dinamizada no âmbito dos objetivos dos programas Bandeira Azul, ECOXXI e Agenda 21Local, é mais uma das medidas do Município de Oliveira do Hospital para ir ao encontro dos objetivos da política do Ambiente, através da aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente.

Note-se que a autarquia, em colaboração com diversos parceiros da sociedade civil, tem assumido uma postura responsável e pró-ativa na valorização do património ambiental e na sensibilização para as questões relacionadas com o ambiente, bem como na defesa das espécies locais e da floresta autóctone.

Previous Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu
Next GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

Artigos Relacionados

Sociedade

Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

As temperaturas vão começar a subir, em especial a máxima, a partir de quarta-feira, podendo ser superiores a 30 graus em alguns locais do Alentejo, do interior centro e do

Nacional

Mais de 40 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que a temperatura

Última Hora

CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a colocação do tapete rolante da Escola da

Última Hora

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Sociedade

ACT realizou sessão de informação em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de informação  da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) relacionada com…

Região

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Região

Outono começa domingo com temperaturas altas

O outono começa no domingo, dia 23, com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, …

Informação

Chuva forte amanhã, mas tempo de verão volta no fim de semana

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão …

Informação

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Desporto

Etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro vai ligar Oliveira do Hospital ao Monte de Colcurinho

A 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro vai ligar a cidade de Oliveira do Hospital ao Monte de Colcurinho, no próximo dia 6 de setembro, num percurso

Sociedade

Nelas é palco do projeto “Tourism Train Experiences”

No âmbito do projecto “Tourism Train Experiences” desenvolvido por estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia…

Nacional

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do