Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

… lançada por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, junto dos alunos do 1.º ciclo e que compreendeu a plantação de árvores de fruto em todas as escolas do concelho.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “meio ano depois, os técnicos da área do ambiente e da floresta voltaram a visitar os alunos participantes com o objetivo de atestar o crescimento e bom estado das quinze jovens árvores que tinham sido plantadas com a colaboração dos alunos e dos seus professores. Uma ação em que esteve também presente o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, José Francisco Rolo”.

Para além da aposta na plantação de fruteiras, a iniciativa desafiava também os alunos para assumirem uma atitude responsável a fim de serem cuidadores das árvores de fruto que ficavam à sua guarda. Uma tarefa que, meio ano depois, se verificou ter sido bem sucedida com uma alta taxa de sucesso – apenas duas árvores acabaram por não vingar e que agora serão substituídas pela Câmara Municipal.

“De realçar que de forma a envolver ainda mais os alunos, e transmitir-se responsabilidade ambiental, em cada escola foram desafiados a escolher o nome da cada árvore plantada tornando o gesto de adoção mais personalizado e simultaneamente assumindo-se guardiões do crescimento e manutenção de cada uma das árvores de fruto. Objetivos alcançados porque seis meses depois, os alunos ainda se recordavam do nome atribuído, recebendo agora o atestado de que a sua “árvore rainha foi cuidada e cresceu”, que foi colocado junto de cada uma delas”, ainda a mesma nota.

#AdoptarParaCuidar envolveu mais de seis centenas de alunos, respetivos professores e auxiliares, das Escolas Básicas de Lagares da Beira, Seixo da Beira, Cordinha, Travanca de Lagos, Ponte das Três Entradas, S. Paio de Gramaços, Oliveira do Hospital, Lourosa, Nogueira do Cravo, Bobadela e Meruge.

A iniciativa, dinamizada no âmbito dos objetivos dos programas Bandeira Azul, ECOXXI e Agenda 21Local, é mais uma das medidas do Município de Oliveira do Hospital para ir ao encontro dos objetivos da política do Ambiente, através da aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente.

Note-se que a autarquia, em colaboração com diversos parceiros da sociedade civil, tem assumido uma postura responsável e pró-ativa na valorização do património ambiental e na sensibilização para as questões relacionadas com o ambiente, bem como na defesa das espécies locais e da floresta autóctone.

Previous Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu
Next GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

Artigos Relacionados

Sociedade

PJ da Guarda deteve suspeito de abuso sexual de menor e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente indiciado “pela prática de vários crimes de abuso sexual de criança…

Última Hora

Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital

Mais de 1400 pessoas, a maioria crianças deram hoje vida a mais um Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) alusivo ao tema “Património Cultural”.

Informação

Confira os resultados desportivos de fim-de-semana

Neste fim-de-semana ficou fechada a 13ª jornada do Campeonato Nacional, que acabou por ditar uma vitória ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e um empate à Associação Desportiva

Região

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, conhecem hoje…

Destaque

Rádio Boa Nova recupera serviços de internet e telefone

O sinal de internet e de telefone chegou hoje à Rádio Boa Nova depois de 25 dias sem aqueles serviços devido ao incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

Dois feridos graves em choque frontal em Oliveira do Hospital

Dois jovens ficaram gravemente feridos num acidente ocorrido no sábado à noite na EN17, localidade de Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Os dois jovens, residentes no

Destaque

Cooperativa da Beira Central aposta em supermercado renovado para continuar a atrair clientes

O supermercado da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central em Oliveira do Hospital reabriu na sexta feira, dia 10, num espaço renovado.

Última Hora

Incêndios: Tiago Cerveira estreia documentário sobre romaria de pastores da Serra da Estrela

O realizador Tiago Cerveira, de Oliveira do Hospital, estreia a 14 de outubro o documentário “Pagar a promessa”, no qual aborda a tradição que um pastor da Serra da Estrela

Região

CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu hoje que até ao final do ano possam estar finalizadas as obras de “muitas habitações” que foram

Informação

95 bombeiros combatem fogo no parque da Interecycling em Tondela

Noventa e cinco bombeiros apoiados por 37 veículos combatiam às 13h 00 de hoje um incêndio que deflagrou às 11h50 no parque da Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de

Educação

Eptoradio é hoje dedicado ao Natal

Esta sexta-feira, entre as 14h00 e as 15h00, acontece o segundo programa de mais uma temporada do “Eptoradio”, da responsabilidade da escola profissional Eptoliva. Hoje, o programa é dedicado ao

Última Hora

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas