Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

… lançada por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, junto dos alunos do 1.º ciclo e que compreendeu a plantação de árvores de fruto em todas as escolas do concelho.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “meio ano depois, os técnicos da área do ambiente e da floresta voltaram a visitar os alunos participantes com o objetivo de atestar o crescimento e bom estado das quinze jovens árvores que tinham sido plantadas com a colaboração dos alunos e dos seus professores. Uma ação em que esteve também presente o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, José Francisco Rolo”.

Para além da aposta na plantação de fruteiras, a iniciativa desafiava também os alunos para assumirem uma atitude responsável a fim de serem cuidadores das árvores de fruto que ficavam à sua guarda. Uma tarefa que, meio ano depois, se verificou ter sido bem sucedida com uma alta taxa de sucesso – apenas duas árvores acabaram por não vingar e que agora serão substituídas pela Câmara Municipal.

“De realçar que de forma a envolver ainda mais os alunos, e transmitir-se responsabilidade ambiental, em cada escola foram desafiados a escolher o nome da cada árvore plantada tornando o gesto de adoção mais personalizado e simultaneamente assumindo-se guardiões do crescimento e manutenção de cada uma das árvores de fruto. Objetivos alcançados porque seis meses depois, os alunos ainda se recordavam do nome atribuído, recebendo agora o atestado de que a sua “árvore rainha foi cuidada e cresceu”, que foi colocado junto de cada uma delas”, ainda a mesma nota.

#AdoptarParaCuidar envolveu mais de seis centenas de alunos, respetivos professores e auxiliares, das Escolas Básicas de Lagares da Beira, Seixo da Beira, Cordinha, Travanca de Lagos, Ponte das Três Entradas, S. Paio de Gramaços, Oliveira do Hospital, Lourosa, Nogueira do Cravo, Bobadela e Meruge.

A iniciativa, dinamizada no âmbito dos objetivos dos programas Bandeira Azul, ECOXXI e Agenda 21Local, é mais uma das medidas do Município de Oliveira do Hospital para ir ao encontro dos objetivos da política do Ambiente, através da aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente.

Note-se que a autarquia, em colaboração com diversos parceiros da sociedade civil, tem assumido uma postura responsável e pró-ativa na valorização do património ambiental e na sensibilização para as questões relacionadas com o ambiente, bem como na defesa das espécies locais e da floresta autóctone.

Previous Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu
Next GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Penacova requalifica Parque Municipal

A Câmara Municipal de Penacova, com base na ação de regeneração urbana, está a executar a Requalificação do Parque Municipal, situado no centro urbano da Vila de Penacova.

Última Hora

Região: Acidente causou três feridos

Três pessoas ficaram esta segunda-feira (28 de janeiro) feridas num acidente na Estrada Nacional 222, em Samodães, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa …

Sociedade

FACIT decorre de 28 de junho a 2 de julho com novidades e artistas de renome nacional

A 9.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que vai decorrer de 28 de junho a 2 de julho, foi apresentada hoje, em conferência de

Cultura

Biblioteca Municipal recebe exposição  “Livros da Memória, Memória dos Livros”

  “Livros da Memória, Memória dos Livros” é a exposição que pode ser visitada, por estes dias, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A exposição, que foi inaugurada esta

Desporto

Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares (AD Lagares), ambos a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de atear dois incêndios em Arganil

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Equipa de Proteção Florestal da GNR de Arganil e dos Bombeiros Voluntários de Coja,…

Última Hora

GNR apreendeu artigos contrafeitos a rondar os 18 mil euros em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda apreendeu, em Seia, 415 peças de vestuário e acessórios de várias marcas, com o valor a rondar os 18 mil euros.

Informação

Região: Homem morreu carbonizado depois de colisão com camião

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro, no IC8, em São João da Ribeira, seguido de incêndio das duas viaturas, causou uma vítima mortal.

Informação

Detido assistente hospitalar por abuso sexual de várias pessoas internadas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da autoria de vários crimes de abuso sexual de pessoas internadas, …

Última Hora

Paulo Coelho é o candidato do PEV à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra

O Partido Ecologista Os Verdes informou, hoje, que Paulo Coelho é o candidato do PEV, na lista da CDU (PCP-PEV)…

Destaque

Oliveira do Hospital regista meio milhão de prejuízos no turismo. 64 quilómetros de percursos pedestres foram afetados

O incêndio de 15 de outubro afetou fortemente o potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital, com registo de meio milhão de euros de prejuízos.

Educação

Alunos do AEOH chegam à final do concurso “Eco-Ementas”

Na passada sexta-feira, dia 29 de março, três equipas de Eco-Cozinheiros do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) deslocaram-se…