Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

… lançada por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, junto dos alunos do 1.º ciclo e que compreendeu a plantação de árvores de fruto em todas as escolas do concelho.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “meio ano depois, os técnicos da área do ambiente e da floresta voltaram a visitar os alunos participantes com o objetivo de atestar o crescimento e bom estado das quinze jovens árvores que tinham sido plantadas com a colaboração dos alunos e dos seus professores. Uma ação em que esteve também presente o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, José Francisco Rolo”.

Para além da aposta na plantação de fruteiras, a iniciativa desafiava também os alunos para assumirem uma atitude responsável a fim de serem cuidadores das árvores de fruto que ficavam à sua guarda. Uma tarefa que, meio ano depois, se verificou ter sido bem sucedida com uma alta taxa de sucesso – apenas duas árvores acabaram por não vingar e que agora serão substituídas pela Câmara Municipal.

“De realçar que de forma a envolver ainda mais os alunos, e transmitir-se responsabilidade ambiental, em cada escola foram desafiados a escolher o nome da cada árvore plantada tornando o gesto de adoção mais personalizado e simultaneamente assumindo-se guardiões do crescimento e manutenção de cada uma das árvores de fruto. Objetivos alcançados porque seis meses depois, os alunos ainda se recordavam do nome atribuído, recebendo agora o atestado de que a sua “árvore rainha foi cuidada e cresceu”, que foi colocado junto de cada uma delas”, ainda a mesma nota.

#AdoptarParaCuidar envolveu mais de seis centenas de alunos, respetivos professores e auxiliares, das Escolas Básicas de Lagares da Beira, Seixo da Beira, Cordinha, Travanca de Lagos, Ponte das Três Entradas, S. Paio de Gramaços, Oliveira do Hospital, Lourosa, Nogueira do Cravo, Bobadela e Meruge.

A iniciativa, dinamizada no âmbito dos objetivos dos programas Bandeira Azul, ECOXXI e Agenda 21Local, é mais uma das medidas do Município de Oliveira do Hospital para ir ao encontro dos objetivos da política do Ambiente, através da aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente.

Note-se que a autarquia, em colaboração com diversos parceiros da sociedade civil, tem assumido uma postura responsável e pró-ativa na valorização do património ambiental e na sensibilização para as questões relacionadas com o ambiente, bem como na defesa das espécies locais e da floresta autóctone.

Previous Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu
Next GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

Artigos Relacionados

Informação

Festival da Canção revela novos talentos em Oliveira do Hospital

Martim Nina, no escalão infantil e João Ricardo Oliveira, no escalão juvenil, foram os vencedores do Festival Municipal da Canção realizado no sábado em Oliveira do Hospital,…

Região

Marcelo vai passar Natal e Ano Novo com vítimas dos incêndios

O Presidente da República confirmou ontem que passará o Natal e o Ano Novo com as vítimas dos incêndios.

Região

Casal detido em Góis na posse de mais de 1 400 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve no dia 8 de agosto uma casal de 48 e 38 anos,…

Destaque

FACIT 2019 pretende “promover as empresas e as freguesias”

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou, na passada terça-feira, o cartaz referente à Feira Agrícola,

Informação

Aveiro: Jovem de 23 anos hospitalizada depois de ser violada pelo pai

A Polícia Judiciária anunciou, ontem, a detenção de um homem de 47 anos suspeito de ter violado a própria filha, em Aveiro.

Informação

Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

Os parceiros que constituem a Rede Social de Oliveira do Hospital reuniram num Fórum de Planeamento Participativo com o objetivo de apoiar a realização do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento

Informação

Município de Arganil vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no dia 4 de maio, no Quartel de Bombeiros de Fornos de Algodres, o protocolo para a constituição de

Informação

Município de Oliveira do Hospital poupa cerca de 425 mil euros com Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética, criado em 2013 pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH) para promover a redução…

Região

Cinfães: Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09h00 de hoje o incêndio na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães.

Informação

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de

Informação

António Campos diz que Pedro Coimbra “está a mais dentro do partido” e que “é lixo” que “contamina”

Está instalada a polémica na Federação distrital do Partido Socialista. O ainda dirigente e recandidato à Federação, Pedro Coimbra, acusou António Campos de querer “controlar” a estrutura e desafiou aquele

Informação

Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através dos Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificou, nos dias, 21 e 22 de maio, seis homens,…