Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

… que reconhece publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal. A cerimónia de entrega deste galardão, decorreu no passado dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do festival Greenfest.

Oliveira do Hospital foi um dos 53 municípios que se candidatou ao Programa ECOXXI, e é de registar que, neste quarto ano de participação, obteve uma pontuação de 71%, alcançando nesta última o melhor resultado de sempre neste programa. A melhorar os resultados de edição para edição, o Município vai hastear novamente a Bandeira Verde ECO XXI que distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta quarta candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores. Nesse sentido, e de acordo com a ABAE, é um dos municípios que figura no ‘Top +’ de vários indicadores, a saber: “Promoção da Educação Ambiental”; “Implementação do Programa Bandeira Azul”; “Informação Disponível aos Munícipes”; “Emprego”; “Cooperação com a Sociedade Civil”; “Gestão e Conservação da Floresta”; “Qualidade do Ar e Informação ao Público”; “Qualidade da Água para Consumo Humano”; e “Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável”.

“Este resultado reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida – facto que tem sido elogiado por diferentes entidades externas”, refere a autarquia em comunicado.

O Programa ECO XXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, refere “o galardão é o reconhecimento a toda a comunidade oliveirense. O programa ECOXXI funciona como um manual orientador de boas práticas, um guião para seguirmos, com rigor, políticas de sustentabilidade dirigidas às pessoas e à proteção do ambiente. No seu conjunto, município e cidadãos estão a cuidar melhor do território para deixar às gerações vindouras”.

image_pdfimage_print
Previous Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar
Next Federação do PS assinala "magnífico" resultado eleitoral no distrito

Artigos Relacionados

Última Hora

Rádio Boa Nova e Município de Oliveira do Hospital apostam em programas de Educação Ambiental

A Rádio Boa Nova, numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, deu hoje início a um conjunto de programas de educação ambiental…

Última Hora

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

Última Hora

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Região

Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face

Informação

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Última Hora

GNR de Leiria deteve homem por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve  ontem, em flagrante delito um homem de 49 anos, por tráfico de estupefacientes.

Destaque

“Dos Lobos” aposta no queijo, merchandising e outros produtos para repor ovelhas

A poucos dias da Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a queijaria Dos lobos apura a quantidade de queijo com que se vai fazer representar no

Informação

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Última Hora

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos

Informação

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Última Hora

Casimiro Santos chega à cidade de Oliveira do Hospital com L’Artista Colcurinho

Abriu hoje em Oliveira do Hospital um novo espaço com a marca L’Artista. Trata-se do L’Artista Colcurinho que, a partir da recuperação de uma emblemática sala da cidade, …

Informação

Consumos de álcool, tabaco e droga aumentaram nos últimos cinco anos

Os consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoativas ilícitas, principalmente ‘cannabis’, aumentaram nos últimos cinco anos em Portugal, …

Última Hora

Alexandrino admite que lhe “dará gosto especial” disputar as eleições com João Paulo Albuquerque

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, escusou-se esta tarde a comentar a candidatura do seu conterrâneo, João Paulo Albuquerque,…

Última Hora

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Última Hora

Temperaturas máximas vão descer 7 a 8 graus a partir de amanhã

As temperaturas máximas vão descer amanhã, terça-feira, 7 a 8 graus, mantendo-se contudo dentro dos valores habituais para a época do ano.

Informação

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Informação

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Informação

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Informação

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Destaque

Oliveira do Hospital avança com construção de 10 novas ETAR no concelho

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de 10 novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em 10 freguesias do concelho.

Informação

Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em mais de 50 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que contempla um amplo programa

Informação

“Centro TV” em destaque no “Espaço BLC3”

Em mais um “Espaço BLC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Paulo Leitão, promotor do projeto “Centro TV”. A Centro TV é um projeto inovador

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão” no dia 23 de setembro

A Junta de Freguesia de Meruge e a ADSC Vale do Cobral realizam, no próximo dia 23 de setembro, pelas 15h00, na eira singular da Lage Grande, em Meruge, a

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança aplicação de comunicação de ocorrências em espaço público

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disponibiliza, agora, de um novo canal de comunicação, inserido no seu site institucional, que visa estreitar a proximidade com os cidadãos, ao estimular