Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

… que reconhece publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal. A cerimónia de entrega deste galardão, decorreu no passado dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do festival Greenfest.

Oliveira do Hospital foi um dos 53 municípios que se candidatou ao Programa ECOXXI, e é de registar que, neste quarto ano de participação, obteve uma pontuação de 71%, alcançando nesta última o melhor resultado de sempre neste programa. A melhorar os resultados de edição para edição, o Município vai hastear novamente a Bandeira Verde ECO XXI que distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta quarta candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores. Nesse sentido, e de acordo com a ABAE, é um dos municípios que figura no ‘Top +’ de vários indicadores, a saber: “Promoção da Educação Ambiental”; “Implementação do Programa Bandeira Azul”; “Informação Disponível aos Munícipes”; “Emprego”; “Cooperação com a Sociedade Civil”; “Gestão e Conservação da Floresta”; “Qualidade do Ar e Informação ao Público”; “Qualidade da Água para Consumo Humano”; e “Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável”.

“Este resultado reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida – facto que tem sido elogiado por diferentes entidades externas”, refere a autarquia em comunicado.

O Programa ECO XXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, refere “o galardão é o reconhecimento a toda a comunidade oliveirense. O programa ECOXXI funciona como um manual orientador de boas práticas, um guião para seguirmos, com rigor, políticas de sustentabilidade dirigidas às pessoas e à proteção do ambiente. No seu conjunto, município e cidadãos estão a cuidar melhor do território para deixar às gerações vindouras”.

Previous Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar
Next Federação do PS assinala "magnífico" resultado eleitoral no distrito

Artigos Relacionados

Última Hora

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Sociedade

Saúde gerou polémica na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado do PSD, João Brito, viu rejeitada a proposta que apresentou em reunião da Assembleia Municipal para reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas por dia.

Cultura

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei, este fim de semana em Alvôco das Várzeas

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei É já este sábado 10 de junho que Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, irá receber o 3.º Campeonato

Destaque

Oliveira do Hospital já investiu 236 mil euros no Incentivo à Natalidade

O Município de Oliveira do Hospital investiu, até 31 de dezembro de 2015, 236 mil euros no incentivo à natalidade beneficiando 213 crianças de 213 famílias. Os números constam do

Última Hora

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Sociedade

Tribunal de Contas concedeu visto para reabilitação de habitações em Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas concedeu, esta quinta-feira, o visto para a reabilitação de habitações destruídas pelo grande incêndio em Oliveira do Hospital.