Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, no início deste mês de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, dirigido aos alunos do 1.º CEB e que tem como objetivo prepará-los para o regresso às aulas e às rotinas de estudo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que a edição deste ano contou com duas dezenas de participantes, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, que ao longo do ano letivo transato foram acompanhados pelo programa “Escola + Feliz”, que trabalha primordialmente numa vertente de prevenção, com vista à promoção do sucesso escolar.

Uma equipa multidisciplinar acompanhou o grupo de vinte alunos e foi responsável pela dinamização de diversas atividades, numa abordagem lúdico-pedagógica. Nesse sentido, pretende-se que os participantes treinem competências e conhecimentos adquiridos motivando-os para o regresso à escola ao mesmo tempo que se proporcionam atividades temáticas em áreas como o meio ambiente; a história e património; a cidadania e igualdade de género; línguas e culturas.

Sensibilização para a preservação do meio ambiente; promoção de bons hábitos alimentares e atividade física; visitas ao património histórico e cultural do concelho; consciencialização para a importância da reflorestação sustentada do território; encontro intergeracional com idosos e tardes de leitura com visitas à biblioteca foram iniciativas centrais ao longo da semana. O programa “Escola Feliz” culminou com uma visita ao World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático, no Porto, dedicado aos Descobrimentos portugueses.

A poucos dias do arranque de mais um ano letivo, o programa “Escola Feliz” culmina com apreciação positiva por parte dos participantes e todos os intervenientes, uma vez que contribui para um regresso às aulas mais motivado como também nota a vereadora da Educação. Graça Silva salienta que “este projeto permite às crianças retomarem as rotinas bem como recordar práticas pedagógicas, e a partilha de vivências e experiências diferenciadoras por forma a transmitir aos alunos que o espaço escolar é um local de aprendizagem feliz”.

Refira-se que, nos últimos anos, a autarquia tem concretizado um forte investimento na área da educação, nomeadamente neste apoio às famílias e à escola pública, através de programas como o “Escola Feliz” que prepara alunos com algumas dificuldades para o regresso às aulas e que se tem distinguido pelo sucesso e avaliação positiva dos participantes e dos respetivos encarregados de educação. Bem como através do projeto “Escola + Feliz”, através do qual disponibiliza uma equipa multidisciplinar que acompanha os alunos do 1.º CEB, ao longo do ano letivo, em articulação e complemento com os serviços e intervenções do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com vista à promoção do seu sucesso escolar.

image_pdfimage_print
Previous ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”
Next ANCOSE promove 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Última Hora

Colaboradores da autarquia de Seia dão vida a personagens do imaginário infantil

A primeira Semana da Criança e do Brincar de Seia, que se iniciou no dia 25 de maio, com mais uma edição do Parque Encantado: uma viagem ao mundo da

Educação

Fundação Luís Figo distribuiu presentes às crianças de Oliveira do Hospital

A Fundação Luís Figo concentrou a campanha de Natal que tem vindo a realizar todos os anos numa ação de distribuição de presentes a todas as crianças em idade pré-escolar…

Última Hora

Incêndios: Pampilhosa da Serra apoia reconstrução de segundas habitações

Um regulamento que viabiliza o apoio à reconstrução de segundas habitações de Pampilhosa da Serra, afetadas pelos incêndios de 2017, vai ser apresentado à Assembleia Municipal, na sexta-feira, após ter

Destaque

Nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai custar 1,5 milhões de Euros e deverá ficar concluída no próximo ano (Com vídeo)

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, hoje, a adjudicação do projeto de arquitetura da requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Informação

Dois detidos por furto de combustível em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Guarda, no passado dia 4 de junho, deteve dois homens de 40 e 50 anos, por furto de combustível, na

Informação

Abertura Solene das Aulas do IPC acontece hoje em Oliveira do Hospital

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinala, com uma cerimónia que se realiza hoje, às 15h00, no auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, …

Última Hora

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

Amanhã, 12 de março, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, no Mercado

Última Hora

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Educação

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…

Região

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Desporto

IV Torneio Inter-Freguesias com mais de 200 participantes em competição

A 4ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 arranca no próximo domingo, dia 10 de junho, às 10h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no Estádio Municipal de Oliveira

Região

Santa Comba Dão: Detidos burlões de 20 anos

O Comando Distrital da PSP da Guarda deteve dois indivíduos, com 20 anos, e a identificou outros dois, um com 15 e outro com 16 anos, por alegadas burlas e

Informação

Pedrogão: Fundo Revita apoia 363 agricultores afetados com 812 mil euros

O Conselho de Gestão do Fundo Revita decidiu atribuir subsídios a 363 produtores afetados pelo incêndio que começou em junho em Pedrógão Grande,…

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital expressa solidariedade e pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande

Diante da “enorme tragédia que colocou o país de luto”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital partilhou uma “mensagem de solidariedade e de profundo pesar aos familiares

Sociedade

A Rádio Boa Nova foi “um sonho desejado que se transformou numa agradável realidade”

Na contagem decrescente para a comemoração do 31º aniversário da Rádio Boa Nova, que se assinala domingo, dia 19 de março, António Borges de Carvalho,…

Última Hora

“S. João Paulo II esteve a ajudar-nos” (com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma celebração do Dia da Unidade Pastoral e do padroeiro que consagrou em 22 de maio de 2016, S. João Paulo II.

Informação

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Informação

Abertas inscrições para as “Férias Ativas nas Bibliotecas Municipais” de Oliveira do Hospital

Estão a decorrer as inscrições para a participação nas “Férias Ativas”, o Programa Ocupacional de Tempos Livres do Município de Oliveira do Hospital …

Região

Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia são novamente convidados a participar no Orçamento Participativo Escolar,…

Informação

Cerca de 200 escuteiros vão apoiar populações e bombeiros

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou cerca de 200 escuteiros voluntários para ajudarem as populações afetadas pelos incêndios que têm assolado o país…

Última Hora

Ambiente e acessibilidades marcam arranque da EXPOH

Já está inaugurada a EXPOH 2016. O arranque da Feira Regional de Oliveira do Hospital ficou marcado pelos avanços do município na área do ambiente e …