Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, no início deste mês de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, dirigido aos alunos do 1.º CEB e que tem como objetivo prepará-los para o regresso às aulas e às rotinas de estudo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que a edição deste ano contou com duas dezenas de participantes, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, que ao longo do ano letivo transato foram acompanhados pelo programa “Escola + Feliz”, que trabalha primordialmente numa vertente de prevenção, com vista à promoção do sucesso escolar.

Uma equipa multidisciplinar acompanhou o grupo de vinte alunos e foi responsável pela dinamização de diversas atividades, numa abordagem lúdico-pedagógica. Nesse sentido, pretende-se que os participantes treinem competências e conhecimentos adquiridos motivando-os para o regresso à escola ao mesmo tempo que se proporcionam atividades temáticas em áreas como o meio ambiente; a história e património; a cidadania e igualdade de género; línguas e culturas.

Sensibilização para a preservação do meio ambiente; promoção de bons hábitos alimentares e atividade física; visitas ao património histórico e cultural do concelho; consciencialização para a importância da reflorestação sustentada do território; encontro intergeracional com idosos e tardes de leitura com visitas à biblioteca foram iniciativas centrais ao longo da semana. O programa “Escola Feliz” culminou com uma visita ao World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático, no Porto, dedicado aos Descobrimentos portugueses.

A poucos dias do arranque de mais um ano letivo, o programa “Escola Feliz” culmina com apreciação positiva por parte dos participantes e todos os intervenientes, uma vez que contribui para um regresso às aulas mais motivado como também nota a vereadora da Educação. Graça Silva salienta que “este projeto permite às crianças retomarem as rotinas bem como recordar práticas pedagógicas, e a partilha de vivências e experiências diferenciadoras por forma a transmitir aos alunos que o espaço escolar é um local de aprendizagem feliz”.

Refira-se que, nos últimos anos, a autarquia tem concretizado um forte investimento na área da educação, nomeadamente neste apoio às famílias e à escola pública, através de programas como o “Escola Feliz” que prepara alunos com algumas dificuldades para o regresso às aulas e que se tem distinguido pelo sucesso e avaliação positiva dos participantes e dos respetivos encarregados de educação. Bem como através do projeto “Escola + Feliz”, através do qual disponibiliza uma equipa multidisciplinar que acompanha os alunos do 1.º CEB, ao longo do ano letivo, em articulação e complemento com os serviços e intervenções do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com vista à promoção do seu sucesso escolar.

Previous ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”
Next ANCOSE promove 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Região

Oito  professores da Roménia procuram novas fórmulas de Educação em Penacova

De 13 a 24 de maio, um grupo de oito professores oriundos de Sibiu, a maior cidade do sul da região histórica da Transilvânia, na Roménia,…

Sociedade

Ação de reflorestação e limpeza em Avô assinalou Dia da Floresta

O Município de Oliveira do Hospital assinalou o Dia Internacional da Floresta com uma ação de reflorestação e de limpeza, em Avô, que contou com o envolvimento de crianças e

Última Hora

Homem detido em flagrante a extorquir casal de idosos em Vila Nova de Tazém

A Guarda Nacional Republicana anunciou, esta segunda-feira, a detenção de um homem de 37 anos que é suspeito de extorquir um casal de idosos em Vila Nova de Tazém,…

Última Hora

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Região

Homem encontrado quase degolado afinal feriu-se a ele próprio

O homem que, na terça-feira, foi encontrado na berma da estrada em Cantanhede com ferimentos no pescoço provocados por uma arma branca não foi, afinal, vítima de agressões.

Vídeos

José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

No dia em que se assinala um ano após o grande incêndio, que devastou o concelho de Oliveira do Hospital, é hora de fazer um balanço do que foi feito

Destaque

Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

“Caminhar pela Vida” é o nome da iniciativa que vai decorrer no próximo dia 16 de junho, no âmbito do projecto “Dou Mais Tempo à Vida” da Liga Portuguesa Contra

Última Hora

País: Médias melhoram a Português e Matemática

Já foram conhecidos os resultados dos exames nacionais de 12º ano. Economia regista a maior subida e Física continua a ser a disciplina com pior nota.

Sociedade

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Informação

Câmara Municipal e Turismo Centro de Portugal reúnem com empresários do setor turístico em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acolhe amanhã, dia 16 de novembro, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Município,…

Informação

Mundial 2018: Portugal em jogo decisivo com o Irão para os oitavos-de-final

A Seleção Portuguesa de Futebol tem hoje um jogo decisivo no Mundial 2018. Portugal joga contra o Irão, pelas 19h00, para a passagem aos oitavos-de-final.

Última Hora

Esta semana as temperaturas vão subir. Há risco elevado de incêndio no sul do país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro, com