Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, no início deste mês de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, dirigido aos alunos do 1.º CEB e que tem como objetivo prepará-los para o regresso às aulas e às rotinas de estudo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que a edição deste ano contou com duas dezenas de participantes, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, que ao longo do ano letivo transato foram acompanhados pelo programa “Escola + Feliz”, que trabalha primordialmente numa vertente de prevenção, com vista à promoção do sucesso escolar.

Uma equipa multidisciplinar acompanhou o grupo de vinte alunos e foi responsável pela dinamização de diversas atividades, numa abordagem lúdico-pedagógica. Nesse sentido, pretende-se que os participantes treinem competências e conhecimentos adquiridos motivando-os para o regresso à escola ao mesmo tempo que se proporcionam atividades temáticas em áreas como o meio ambiente; a história e património; a cidadania e igualdade de género; línguas e culturas.

Sensibilização para a preservação do meio ambiente; promoção de bons hábitos alimentares e atividade física; visitas ao património histórico e cultural do concelho; consciencialização para a importância da reflorestação sustentada do território; encontro intergeracional com idosos e tardes de leitura com visitas à biblioteca foram iniciativas centrais ao longo da semana. O programa “Escola Feliz” culminou com uma visita ao World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático, no Porto, dedicado aos Descobrimentos portugueses.

A poucos dias do arranque de mais um ano letivo, o programa “Escola Feliz” culmina com apreciação positiva por parte dos participantes e todos os intervenientes, uma vez que contribui para um regresso às aulas mais motivado como também nota a vereadora da Educação. Graça Silva salienta que “este projeto permite às crianças retomarem as rotinas bem como recordar práticas pedagógicas, e a partilha de vivências e experiências diferenciadoras por forma a transmitir aos alunos que o espaço escolar é um local de aprendizagem feliz”.

Refira-se que, nos últimos anos, a autarquia tem concretizado um forte investimento na área da educação, nomeadamente neste apoio às famílias e à escola pública, através de programas como o “Escola Feliz” que prepara alunos com algumas dificuldades para o regresso às aulas e que se tem distinguido pelo sucesso e avaliação positiva dos participantes e dos respetivos encarregados de educação. Bem como através do projeto “Escola + Feliz”, através do qual disponibiliza uma equipa multidisciplinar que acompanha os alunos do 1.º CEB, ao longo do ano letivo, em articulação e complemento com os serviços e intervenções do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com vista à promoção do seu sucesso escolar.

image_pdfimage_print
Previous ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”
Next ANCOSE promove 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Informação

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Informação

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, com música de Luís Peixoto, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira

Última Hora

PJ deteve a mãe de criança colhida por comboio por suspeita de crime de exposição ou abandono

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mãe do menino de dois anos e meio que foi colhido por um comboio Intercidades…

Última Hora

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Última Hora

GNR dá conselhos à população por causa dos incêndios

Numa altura em que as chamas estão a fustigar a ilha da Madeira e a zona norte do país, a GNR deixa alguns conselhos úteis à população.

Última Hora

Bombeiros “com mágoa” pela perda de vidas humanas. Corporação da cidade comemora 96º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, dia 25 de março, o 96º aniversário.

Informação

Confraria do Queijo entronizou Marcelo Rebelo de Sousa. O futuro presidente da República respondeu com afeto e gratidão

A Confraria do Queijo da Serra da Estrela conta com o futuro presidente da República de Portugal entre os confrades de honra. A entronização aconteceu no sábado à tarde, por

Informação

CCDRC lança formulário para denúncias de eventuais fraudes na recuperação de casas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou um formulário eletrónico para a submissão de denúncias de suspeitas de irregularidades…

Última Hora

Sinistralidade: sete detenções, 642 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 9 a 15 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Região

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Informação

Banco Alimentar recolheu 1.848 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.848 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim de semana em mais de 2.000 superfícies comerciais e com a participação de

Região

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Última Hora

Seia: Conhecidos os quatro projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo Escolar

A terceira edição desta experiência da cidadania participativa ao nível das escolas do concelho de Seia ficou marcada pelo forte envolvimento da comunidade escolar nesta fase decisiva, reunindo o maior

Região

Fundão: Fogo com origem em queimada provocou um morto

Um homem de cerca de 80 anos morreu, ontem, na sequência de um fogo que terá tido início numa queimada de resíduos, na freguesia da Orca, concelho do Fundão, disse

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Viatura fica sem travões e atropela várias pessoas em funeral

Pelo menos 12 pessoas foram atropeladas esta terça-feira, no concelho de Miranda do Corvo, quando participavam num funeral. A condutora, irmã do falecido, também ficou ferida.

Informação

Festa Solidária ajuda vítimas dos incêndios em Nelas

O “Indiferente” com o apoio do Município de Nelas realiza nos dias 10,11, 17 e 18 de novembro (dois fins de semana), a partir das 22h00, uma “Festa Solidária”, …

Última Hora

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Informação

GNR realiza operação “Comércio Seguro” para garantir a segurança dos comerciantes e clientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”,…

Destaque

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a “transparência”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves aplaude performance de Oliveira do Hospital no Índice de Transparência.

Nacional

Coimbra entre os seis distritos do continente sob “Aviso Amarelo” devido à chuva

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda estão sob “Aviso Amarelo” …

Destaque

Projeto “Eco-Côdea” conquistou 3º lugar na Expo Empresas da CIM da Região de Coimbra

O projeto Eco Côdea do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, 9º O – Curso CEF Restaurante/ Bar, garantiu o terceiro lugar … … na primeira edição da Expo