Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”

Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital promove no próximo dia 18 de abril, o I Colóquio “Terras de Ulvária”, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O colóquio terá lugar no auditório do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela que assinala nesse dia o seu 1.º aniversário, a partir das 9h30, cuja sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e da diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes. Seguir-se-á uma intervenção por Antero de Carvalho, da Direção Regional de Cultura do Centro.

Pelas 11h30 será abordado o tema “Monumentos Funerários Pré-Históricos no concelho de Oliveira do Hospital – escavação, restauro e valorização” com a presença dos técnicos Luís Filipe Coutinho, João Perpétuo e Joaquim Garcia, da Arquehoje. A manhã culminará com uma visita guiada às Ruínas Romanas da Bobadela, com a presença da figura de Júlia Modesta, sacerdotisa da Splendidissima Civitas de Bobadela.

Os trabalhos retomarão pelas 14h30 com a discussão de vários temas por diversos especialistas que se associam ao I Colóquio “Terras de Ulvária”. Assim, Pedro Carvalho (Faculdade de Letras da Univ. Coimbra) abordará “Bobadela Romana, Splendidissima Civitas: Cidade e Território”. Pela CIM Região de Coimbra será igualmente apresentado o seu mais recente produto turístico, o roteiro “As mulheres e os lugares, Região de Coimbra”, dando enfoque a Júlia Modesta, mulher da Bobadela Romana que contribuiu de forma inestimável para a história da nossa região. Refira-se que os painéis da tarde contarão também com a presença do Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património. Caberá ainda a Rui Pedro Lamy, da Etno, falar sobre “Linguagem audiovisual na salvaguarda do património”.

Após a sessão de encerramento pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, os participantes seguirão para uma visita ao Museu do Azeite, com degustação de produtos locais de qualidade.

O Município de Oliveira do Hospital pretende com este encontro científico, que terá a periodicidade anual, contribuir para o estudo, preservação e divulgação do vasto e rico património histórico-arqueológico do concelho de Oliveira do Hospital. Para a sua realização conta ainda com a parceria de entidades como a Direção Regional de Cultura do Centro, da Direção-Geral do Património Cultural, e do Centro de Formação Associação Escolas Coimbra Interior.

Previous Semana da Páscoa com muita chuva, nuvens e frio
Next Mais acidentes, mas menos mortos nas estradas portuguesas até abril

Artigos Relacionados

Região

Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

O incêndio que, no sábado à tarde, destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Anadia, provocou prejuízos “a rondar o milhão de euros” e não

Informação

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Desporto

Triatleta Rafael Gomes conseguiu 2º lugar no Ironman de Espanha

Depois de uma paragem forçada com intervenção cirúrgica, Rafael Gomes está de regresso à competição. No IRONMAN NORTHWEST TRIMAN disputado em Espanha … … conseguiu o 2º Lugar Absoluto entre

Região

ADIBER com apoios para as explorações agrícolas até 17 de fevereiro

Decorre até ao dia 17 de fevereiro o período de candidaturas para o apoio à diversificação da atividade na exploração agrícola, no âmbito da implementação da Estratégia Local…

Informação

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Três detidos em Mangualde por tráfico de droga

Três homens, com idades compreendidas entre os 21 e 54 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Viseu, por tráfico de estupefacientes, em Penalva do Castelo.

Última Hora

3ª Corrida do Alva realiza-se a 26 de março

O Maratona Clube de Vila Chã, em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital, leva a efeito no dia 26 de Março de 2017 pelas 10h20m a 3ª Corrida do Alva,

Última Hora

Ténis de mesa do CCPOH com jornada tripla no campeonato nacional

No passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Última Hora

Jorge Ramos nas Manhãs da Rádio Boa Nova

Jorge Ramos, conhecida voz da Rádio Boa Nova, faz-lhe agora companhia nas manhãs da rádio, entre as 07h30 e as 10h00.

Última Hora

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.