Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”

Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital promove no próximo dia 18 de abril, o I Colóquio “Terras de Ulvária”, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O colóquio terá lugar no auditório do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela que assinala nesse dia o seu 1.º aniversário, a partir das 9h30, cuja sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e da diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes. Seguir-se-á uma intervenção por Antero de Carvalho, da Direção Regional de Cultura do Centro.

Pelas 11h30 será abordado o tema “Monumentos Funerários Pré-Históricos no concelho de Oliveira do Hospital – escavação, restauro e valorização” com a presença dos técnicos Luís Filipe Coutinho, João Perpétuo e Joaquim Garcia, da Arquehoje. A manhã culminará com uma visita guiada às Ruínas Romanas da Bobadela, com a presença da figura de Júlia Modesta, sacerdotisa da Splendidissima Civitas de Bobadela.

Os trabalhos retomarão pelas 14h30 com a discussão de vários temas por diversos especialistas que se associam ao I Colóquio “Terras de Ulvária”. Assim, Pedro Carvalho (Faculdade de Letras da Univ. Coimbra) abordará “Bobadela Romana, Splendidissima Civitas: Cidade e Território”. Pela CIM Região de Coimbra será igualmente apresentado o seu mais recente produto turístico, o roteiro “As mulheres e os lugares, Região de Coimbra”, dando enfoque a Júlia Modesta, mulher da Bobadela Romana que contribuiu de forma inestimável para a história da nossa região. Refira-se que os painéis da tarde contarão também com a presença do Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património. Caberá ainda a Rui Pedro Lamy, da Etno, falar sobre “Linguagem audiovisual na salvaguarda do património”.

Após a sessão de encerramento pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, os participantes seguirão para uma visita ao Museu do Azeite, com degustação de produtos locais de qualidade.

O Município de Oliveira do Hospital pretende com este encontro científico, que terá a periodicidade anual, contribuir para o estudo, preservação e divulgação do vasto e rico património histórico-arqueológico do concelho de Oliveira do Hospital. Para a sua realização conta ainda com a parceria de entidades como a Direção Regional de Cultura do Centro, da Direção-Geral do Património Cultural, e do Centro de Formação Associação Escolas Coimbra Interior.

Previous Semana da Páscoa com muita chuva, nuvens e frio
Next Mais acidentes, mas menos mortos nas estradas portuguesas até abril

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Região

Fundo Revita analisa hoje processos da reconstrução de casas em Pedrógão

A Comissão Técnica do Revita (órgão gestor dos fundos de apoio à reconstrução das casas afetadas pelo grande incêndio de junho de 2017) vai reunir-se esta sexta-feira, às 14:30, nas

Informação

Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Um homem de 65 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, na localidade de Santa Joana, em Aveiro. Fonte dos Bombeiros Novos de Aveiro adiantou que o homem seguia num motociclo

Região

Góis em festa com as Marchas Populares

A Câmara Municipal de Góis organiza, uma vez mais, as Marchas Populares que, no sábado, dia 16 de junho, prometem animar a vila.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Mosteiro de Lorvão na Rota das Abadias Cistercienses

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira e a representante da Carta Europeia de Sítios e Abadias Cistercienses, Irene Bien, descerraram, no passado dia 1 de junho,…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje “dentro do contexto das pessoas”, nomeadamente os “sete anos de Zé Conde e Natália Novais” na Rádio

Última Hora

IP3 cortado em Santa Comba Dão devido a acidente

O sentido Viseu-Coimbra do Itinerário Principal (IP) 3 ficou cortado ao início da tarde de hoje, na zona do Vimieiro, Santa Comba Dão, devido a um acidente,…

Informação

Surto de sarna no Hospital de Viseu

Um surto de sarna no Hospital de São Teotónio, em Viseu, levou a que 24 doentes e 15 profissionais fossem colocados em isolamento.

Informação

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Informação

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a