Município de Oliveira do Hospital promove eficiência energética em equipamentos públicos

Município de Oliveira do Hospital promove eficiência energética em equipamentos públicos

O Município de Oliveira do Hospital está a realizar um conjunto de intervenções, com recurso às novas tecnologias, para reduzir o consumo de energia em equipamentos municipais.

Nesse âmbito – e numa primeira fase – acaba de ser instalado no pavilhão desportivo da cidade de Oliveira do Hospital um sistema solar térmico com 10 painéis solares que, complementado com uma caldeira a “pellets”, substitui o antigo sistema de águas quentes sanitárias (AQS) com termoacumuladores.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que ainda durante este ano, as luminárias convencionais daquele equipamento público vão também ser substituídas por tecnologia LED, tratando-se de um investimento que trará uma redução no consumo energético estimada em cerca de 60 por cento, que se traduzirá numa poupança anual na ordem dos 7.500 euros.

Este projeto de eficiência energética representa um investimento de cerca de 64 mil euros, financiado em 80 por cento pelo  “Fundo de Eficiência Energética (FEE) – Administração Pública Eficiente”, que prevê a implementação de medidas de eficiência energética em alguns dos edifícios municipais com maiores consumos de energia elétrica.

Entretanto, e também através do FEE, o Município de Oliveira do Hospital aprovou  já outras duas candidaturas, num investimento que ronda os 100 mil euros, com  vista a promover a melhoria do desempenho energético nos Paços do Município e no edifício onde está sedeada a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Estas duas intervenções, programadas para este ano, representarão uma redução de 30 por cento na fatura energética, o que equivale a uma poupança estimada na ordem dos 7 mil euros anuais.

Tendo como objetivo a redução do consumo de energia, o Município de Oliveira do Hospital está já a preparar novas candidaturas para a implementação de medidas de promoção da eficiência energética noutros equipamentos municipais.

image_pdfimage_print
Previous Nelas: GNR investiga onda de assaltos
Next Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

Artigos Relacionados

Informação

Bombeiros de Loriga realizam caminhada para “Ajudar o Martim”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga realiza no domingo, 10 de julho, a habitual Descida Pedestre Serra da Estrela, este ano, dedicada a “Ajudar o Martim”.

Informação

Estudantes ameaçam fechar escola de Oliveira do Hospital devido a amianto

Sem ver resolvido o problema de amianto na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, a Associação de Estudantes fez um ultimato ao Governo,…

Última Hora

Município de Arganil apresentou ferramenta digital

A Câmara Municipal de Arganil prepara-se para implementar o E-Paper, a aplicação informática de modernização administrativa aplicada ao processo de Licenciamento de Obras Particulares.

Desporto

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Informação

“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebeu esta terça-feira, 27 de setembro, a “Chama da Solidariedade”, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social…

Região

Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar

Um autocarro da Transdev incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, quando transportava várias crianças para a escola em Soure, Coimbra.

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

No dia 10 de fevereiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Sociedade

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Informação

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Região

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Última Hora

Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens foi apresentado em Penacova

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova apresentou, no dia 31 de outubro, o seu Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens

Informação

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro:”Há que tirar o chapéu aos irmãos (Rui e Carlos) Gonçalves”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro”, espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves lança o olhar “pelo interior”…

Informação

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Informação

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Última Hora

Empresas do interior podem ter redução até 80% nas taxas de portagem

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou ontem que as empresas que se localizem e tenham atividade no interior…

Informação

Lurdes Castanheira é candidata ao terceiro mandato na Câmara de Góis

A atual presidente da Câmara Municipal de Góis vai avançar com uma recandidatura àquele lugar. Dia 27 de novembro, acontece um almoço de apoio…

Última Hora

Penacova homenageou José Barbosa Santos Leite

No dia em que passaram 90 anos sobre a morte do Major Santos Leite, a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão homenageou, em parceria com a Câmara Municipal de

Informação

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota contas de 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne, hoje, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre do Município. Entre outras matérias, os deputados apreciam e votam… …

Informação

Feridos dos incêndios do ano passado isentos de taxas moderadoras

As vítimas dos incêndios de junho e de outubro do ano passado vão passar a estar isentas do pagamento de taxas moderadoras na saúde e a ter dispensa gratuita de

Informação

PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O PCP vai realizar umas Jornadas de contactos nas zonas afetadas pelos grandes incêndios de Outubro de 2017. Delegações de dirigentes e deputados do PCP vão percorrer,…

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 72º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 3 de junho, o seu 72º aniversário.