Município de Oliveira do Hospital promove eficiência energética em equipamentos públicos

Município de Oliveira do Hospital promove eficiência energética em equipamentos públicos

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital está a realizar um conjunto de intervenções, com recurso às novas tecnologias, para reduzir o consumo de energia em equipamentos municipais.

Nesse âmbito – e numa primeira fase – acaba de ser instalado no pavilhão desportivo da cidade de Oliveira do Hospital um sistema solar térmico com 10 painéis solares que, complementado com uma caldeira a “pellets”, substitui o antigo sistema de águas quentes sanitárias (AQS) com termoacumuladores.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que ainda durante este ano, as luminárias convencionais daquele equipamento público vão também ser substituídas por tecnologia LED, tratando-se de um investimento que trará uma redução no consumo energético estimada em cerca de 60 por cento, que se traduzirá numa poupança anual na ordem dos 7.500 euros.

Este projeto de eficiência energética representa um investimento de cerca de 64 mil euros, financiado em 80 por cento pelo  “Fundo de Eficiência Energética (FEE) – Administração Pública Eficiente”, que prevê a implementação de medidas de eficiência energética em alguns dos edifícios municipais com maiores consumos de energia elétrica.

Entretanto, e também através do FEE, o Município de Oliveira do Hospital aprovou  já outras duas candidaturas, num investimento que ronda os 100 mil euros, com  vista a promover a melhoria do desempenho energético nos Paços do Município e no edifício onde está sedeada a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Estas duas intervenções, programadas para este ano, representarão uma redução de 30 por cento na fatura energética, o que equivale a uma poupança estimada na ordem dos 7 mil euros anuais.

Tendo como objetivo a redução do consumo de energia, o Município de Oliveira do Hospital está já a preparar novas candidaturas para a implementação de medidas de promoção da eficiência energética noutros equipamentos municipais.

Previous Nelas: GNR investiga onda de assaltos
Next Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

Artigos Relacionados

Informação

EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com

Região

Coimbra: Polícia Judiciária deteve traficantes de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens, sem profissão, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Sociedade

Oliveira do Hospital vai ter consultório de saúde oral no SNS

Três concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) integram o grupo pioneiro do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários. Oliveira do Hospital faz parte do grupo e

Informação

Aveiro: Jovem de 23 anos morre após colisão contra árvore

Um jovem de 23 anos morreu na madrugada de hoje em Aveiro, na sequência do despiste de uma viatura ligeira.

Última Hora

Leiria: Detido presumível autor de incêndio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no desenvolvimento de imediatas investigações esclareceu, identificou e deteve o presumível autor do incêndio,…

Informação

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Região

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …

Informação

Região: Detidos por tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, nos últimos dias desencadeou duas ações operacionais no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, na cidade de Coimbra.

Nacional

Temperaturas descem a partir de amanhã

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 29 graus em algumas zonas do país, mas a partir de amanhã começam a descer.

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Última Hora

Turismo no Centro de Portugal bateu recordes em 2017

Os resultados definitivos da atividade turística em 2017, publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, comprovam que o ano passado foi o ano de todos os recordes para o Centro de

Educação

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …