Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro
25 Maio, 2016 1184 Views

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Ao longo de cinco dias, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital oferece um programa diversificado, com várias atividades que complementam a oferta das livrarias e papelarias aderentes – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – e das bancas das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município, e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público ou tema específico, proporcionando-se atividades direcionadas para que toda a população visite e usufrua da programação e oferta cultural. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar um aliciante desconto de 15% durante a feira.

No sábado, após a abertura oficial da Feira, às 16H00, acontecerá a apresentação do livro “O Homem que não tinha idade” do conhecido jornalista Fernando Correia. Ainda nesse dia, às 21H00, também o autor Hélder da Conceição Rodrigues estará no certame para apresentar o seu livro “Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro”, seguindo-se um momento musical com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

No segundo dia, dedicado à Literatura Oral e Tradicional, a manhã oferece duas propostas – uma Caminhada com Livros e uma Oficina de Jogos de Tabuleiro – aos visitantes que poderão degustar pelo meio dia, uma Sopa de Letras. Na tarde de domingo, em que haverá rastreio de saúde, destaque para o encontro de escritores/autores concelhios, durante o qual estarão em destaque, entre outros, Viriato Gouveia com o livro “Ao correr da lançadeira”, Vasco Figueiras autor de “Vila de Seixo da Beira” e padre Paulo Silvestre com a obra “Diálogos de um pastor da serra”. Será também feita a apresentação do blogue dos autores concelhios, e um espaço musical “Memória Sonora da Nossa Terra”, a partir das 15H00. Ao início da noite, o evento acolhe a apresentação do livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” do padre António Loureiro.

O dia 30 de maio será dedicado às Instituições com Valência de Idosos, cujos utentes irão visitar a feira podendo assistir à apresentação do livro do dia, “Assim rezava o Povo de Terra Chã”, edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. A animação será uma constante estando preparadas atividades como “Leitores em Movimento” com a colaboração do pelouro do Desporto, e um “Chá com avós e netos”. A iniciativa “Livros com Música: as palavras tocam-nos”, do AEOH, ocupará a noite de segunda-feira.

Como vem sendo habitual, os alunos do 1.º Ciclo irão visitar a Feira do Livro num dia (31 de maio) em que a programação é dedicada a esta faixa etária. Dessa forma, o livro do dia será “Roberto das Neves” cuja apresentação contará com a presença do autor Inácio Nuno Pignatelli e da ilustradora Manuela Bacelar. A equipa das Bibliotecas Públicas fará a dramatização do conto “Era uma vez” e haverá ainda a atividade “Leitores em Movimento”. Destaque também para o projeto de sensibilização ambiental, “Deixa a tua Marca”, no Parque do Mandanelho; para a oficina de Origami (17H30); e para o Concurso de Leitura em Voz Alta” promovido pelas Bibliotecas Escolares (20H30).

No Dia da Criança, 1 de junho, a programação é dedicada ao Pré-Escolar. “O Binóculo Misterioso” é o livro do dia, com apresentação das autoras Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos e da ilustradora Marisa Quintino. As atividades de dramatização e de caráter desportivo e ambiental são novamente promovidas neste último dia do evento em que se destaca a dramatização da peça “Kamishibai” pela Santa Casa de Misericórdia de Galizes (17h30) bem como a realização do já conhecido mercadinho “Feira das Regiões” pelos vários jardins de infância do concelho. O sarau cultural com o “Festival Infantil da Canção”, com as IPSS do concelho; e a entrega dos certificados “Heróis da Fruta” às turmas participantes encerrarão a Feira do Livro 2016. De referir que nestes dois últimos dias do certame haverá uma programação especial comemorativa do Dia da Criança, com insufláveis, pipocas e muita animação a pensar nos mais novos.

Na organização da Feira do Livro, o município conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e IPSS do concelho.

Previous Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária
Next Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Artigos Relacionados

Última Hora

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Destaque

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Informação

Nogueirense derrotado em Gouveia por 1-0

Campeonato de Portugal Prio – Seniores Masculinos 2ª jornada – Série D – 28 Agosto 2016 O Nogueirense deslocou-se a Gouveia para a 2ª jornada do Campeonato de Portugal Prio,

Região

Militar atingido a tiro na Covilhã

Um militar da GNR foi, esta sexta-feira, atingido com um tiro de caçadeira durante uma operação realizada na zona da Covilhã para deter um homem, que estava evadido da prisão

Região

Seia: Já são conhecidos os dez vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo

O Município de Seia apresentou ontem, dia 3 de julho, no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo.

Última Hora

Restrição de velocidade nas linhas da Beira Alta e do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a aplicação de medidas preventivas de segurança relacionadas com a restrição de velocidade de circulação nas linhas ferroviárias da Beira Alta e do

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Região

Prosseguem as buscas por dois desaparecidos em Lamego

Foram retomadas pelas 7h30 as buscas pelos dois desaparecidos no seguimento das explosões na fábrica de pirotecnia em Lamego. O incidente que marcou esta terça-feira …

Informação

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Informação

IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Mudar a imagem do ensino politécnico, que muitos “continuam a ver como o parente pobre do ensino superior” é um objetivo antigo, que começa a ganhar forma.

Informação

Piruka presenteou oliveirenses com “boa energia e bom ambiente” (com vídeo)

Ontem à noite foi a vez de Piruka pisar o palco do Parque do Mandanelho, na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, onde não faltou “boa energia e bom

Última Hora

Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

A Comissão Política de Secção de Arganil do Partido Social Democrata (PSD), liderada por Luís Almeida, reeleito presidente pelo terceiro mandato consecutivo,…