Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro
25 Maio, 2016 1054 Views

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Ao longo de cinco dias, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital oferece um programa diversificado, com várias atividades que complementam a oferta das livrarias e papelarias aderentes – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – e das bancas das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município, e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público ou tema específico, proporcionando-se atividades direcionadas para que toda a população visite e usufrua da programação e oferta cultural. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar um aliciante desconto de 15% durante a feira.

No sábado, após a abertura oficial da Feira, às 16H00, acontecerá a apresentação do livro “O Homem que não tinha idade” do conhecido jornalista Fernando Correia. Ainda nesse dia, às 21H00, também o autor Hélder da Conceição Rodrigues estará no certame para apresentar o seu livro “Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro”, seguindo-se um momento musical com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

No segundo dia, dedicado à Literatura Oral e Tradicional, a manhã oferece duas propostas – uma Caminhada com Livros e uma Oficina de Jogos de Tabuleiro – aos visitantes que poderão degustar pelo meio dia, uma Sopa de Letras. Na tarde de domingo, em que haverá rastreio de saúde, destaque para o encontro de escritores/autores concelhios, durante o qual estarão em destaque, entre outros, Viriato Gouveia com o livro “Ao correr da lançadeira”, Vasco Figueiras autor de “Vila de Seixo da Beira” e padre Paulo Silvestre com a obra “Diálogos de um pastor da serra”. Será também feita a apresentação do blogue dos autores concelhios, e um espaço musical “Memória Sonora da Nossa Terra”, a partir das 15H00. Ao início da noite, o evento acolhe a apresentação do livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” do padre António Loureiro.

O dia 30 de maio será dedicado às Instituições com Valência de Idosos, cujos utentes irão visitar a feira podendo assistir à apresentação do livro do dia, “Assim rezava o Povo de Terra Chã”, edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. A animação será uma constante estando preparadas atividades como “Leitores em Movimento” com a colaboração do pelouro do Desporto, e um “Chá com avós e netos”. A iniciativa “Livros com Música: as palavras tocam-nos”, do AEOH, ocupará a noite de segunda-feira.

Como vem sendo habitual, os alunos do 1.º Ciclo irão visitar a Feira do Livro num dia (31 de maio) em que a programação é dedicada a esta faixa etária. Dessa forma, o livro do dia será “Roberto das Neves” cuja apresentação contará com a presença do autor Inácio Nuno Pignatelli e da ilustradora Manuela Bacelar. A equipa das Bibliotecas Públicas fará a dramatização do conto “Era uma vez” e haverá ainda a atividade “Leitores em Movimento”. Destaque também para o projeto de sensibilização ambiental, “Deixa a tua Marca”, no Parque do Mandanelho; para a oficina de Origami (17H30); e para o Concurso de Leitura em Voz Alta” promovido pelas Bibliotecas Escolares (20H30).

No Dia da Criança, 1 de junho, a programação é dedicada ao Pré-Escolar. “O Binóculo Misterioso” é o livro do dia, com apresentação das autoras Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos e da ilustradora Marisa Quintino. As atividades de dramatização e de caráter desportivo e ambiental são novamente promovidas neste último dia do evento em que se destaca a dramatização da peça “Kamishibai” pela Santa Casa de Misericórdia de Galizes (17h30) bem como a realização do já conhecido mercadinho “Feira das Regiões” pelos vários jardins de infância do concelho. O sarau cultural com o “Festival Infantil da Canção”, com as IPSS do concelho; e a entrega dos certificados “Heróis da Fruta” às turmas participantes encerrarão a Feira do Livro 2016. De referir que nestes dois últimos dias do certame haverá uma programação especial comemorativa do Dia da Criança, com insufláveis, pipocas e muita animação a pensar nos mais novos.

Na organização da Feira do Livro, o município conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e IPSS do concelho.

image_pdfimage_print
Previous Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária
Next Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Artigos Relacionados

Informação

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Região

Temperatura desce no fim de semana e pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê descida da temperatura para este fim de semana, com vento que pode ser forte e possibilidade de precipitação.

Última Hora

CGTP critica programa ‘Prós e Contras’ da RTP por ter sido excluída do debate

 “A CGTP considera inadmissível que o programa ‘Prós e Contras’ exclua a intervenção dos sindicatos no debate sobre a coesão entre o litoral e o interior, sul e norte do

Informação

Processo de mulher arrastada pelo mar está no Ministério Público

O processo relativo ao desaparecimento de uma mulher de 34 anos que foi arrastada pelo mar em Ílhavo, quando alegadamente participava num ritual espiritual, foi entregue ao Ministério Público, informou

Última Hora

Nilton na abertura das aulas do Politécnico de Coimbra

O Politécnico de Coimbra (IPC) marca o arranque do ano letivo 2017/2018, no próximo dia 3 de outubro, pelas 15h00, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia (Coimbra).

Sociedade

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu

Informação

Secretário de Estado da Agricultura garante que apoio de 63 milhões de Euros será pago aos agricultores até ao final do ano

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, disse hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, que 22 mil agricultores afetados pelo fogo de 15 de outubro …

Informação

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Informação

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Região

Incêndio na Guarda destrói casa e provoca um desalojado

Um incêndio destruiu uma habitação em Rapoula, no concelho da Guarda, e provocou um desalojado.

Região

Morreu mulher atropelada em Coimbra

Uma mulher morreu, ontem, atropelada ao início da tarde, cerca das 14h45 , na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

Última Hora

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, nos dias 29 e 30 de janeiro, deteve três homens e uma mulher …

Última Hora

EPTOLIVA: a escola da Região Centro com mais projetos selecionados no Prémio Fundação Ilídio Pinho

No âmbito da candidatura à 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – CIÊNCIA NA ESCOLA – 2017/2018, cujo tema se insere em “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento

Região

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Região

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Última Hora

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proíbe a caça em áreas ardidas

Na sequência dos últimos incêndios, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decretou a proibição de caça em áreas ardidas.

Informação

Mais de 2.200 toneladas de alimentos doados aos Bancos Alimentares

Mais de 2.200 toneladas de alimentos foram doados aos Bancos Alimentares contra a Fome, na campanha que decorreu no fim de semana, anunciou hoje a instituição.

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, …

Informação

Homem morre em acidente com máquina agrícola em Montemor-o-Velho

Um homem de 44 anos morreu ontem em Arazede, Montemor-o-Velho, na sequência de um acidente com uma máquina agrícola, um “Dumper”, onde acabou por ficar entalado. Segundo os bombeiros voluntários

Última Hora

PS conseguiu melhor resultado de sempre nas autárquicas. O PSD o pior.

Ontem, o PS alcançou o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas. Já o PSD ficou-se pelo pior resultado de sempre, sem que Pedro Passos Coelho …

Última Hora

 GNR apreendeu armas de fogo

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), apreendeu no dia 26 de fevereiro, …

Informação

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Última Hora

“O caminho do FCOH passa por sermos muito mais profissionais do que fomos até agora” (com vídeo)

A direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem em marcha uma forte campanha que, em pouco mais de um mês, já resultou na adesão de 200 novos

Última Hora

Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro

O Conselho de Ministros aprovou hoje que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande sejam estendidas aos municípios afetados pelos fogos de 15 e 16 de