Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro
25 Maio, 2016 1104 Views

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Ao longo de cinco dias, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital oferece um programa diversificado, com várias atividades que complementam a oferta das livrarias e papelarias aderentes – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – e das bancas das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município, e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público ou tema específico, proporcionando-se atividades direcionadas para que toda a população visite e usufrua da programação e oferta cultural. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar um aliciante desconto de 15% durante a feira.

No sábado, após a abertura oficial da Feira, às 16H00, acontecerá a apresentação do livro “O Homem que não tinha idade” do conhecido jornalista Fernando Correia. Ainda nesse dia, às 21H00, também o autor Hélder da Conceição Rodrigues estará no certame para apresentar o seu livro “Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro”, seguindo-se um momento musical com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

No segundo dia, dedicado à Literatura Oral e Tradicional, a manhã oferece duas propostas – uma Caminhada com Livros e uma Oficina de Jogos de Tabuleiro – aos visitantes que poderão degustar pelo meio dia, uma Sopa de Letras. Na tarde de domingo, em que haverá rastreio de saúde, destaque para o encontro de escritores/autores concelhios, durante o qual estarão em destaque, entre outros, Viriato Gouveia com o livro “Ao correr da lançadeira”, Vasco Figueiras autor de “Vila de Seixo da Beira” e padre Paulo Silvestre com a obra “Diálogos de um pastor da serra”. Será também feita a apresentação do blogue dos autores concelhios, e um espaço musical “Memória Sonora da Nossa Terra”, a partir das 15H00. Ao início da noite, o evento acolhe a apresentação do livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” do padre António Loureiro.

O dia 30 de maio será dedicado às Instituições com Valência de Idosos, cujos utentes irão visitar a feira podendo assistir à apresentação do livro do dia, “Assim rezava o Povo de Terra Chã”, edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. A animação será uma constante estando preparadas atividades como “Leitores em Movimento” com a colaboração do pelouro do Desporto, e um “Chá com avós e netos”. A iniciativa “Livros com Música: as palavras tocam-nos”, do AEOH, ocupará a noite de segunda-feira.

Como vem sendo habitual, os alunos do 1.º Ciclo irão visitar a Feira do Livro num dia (31 de maio) em que a programação é dedicada a esta faixa etária. Dessa forma, o livro do dia será “Roberto das Neves” cuja apresentação contará com a presença do autor Inácio Nuno Pignatelli e da ilustradora Manuela Bacelar. A equipa das Bibliotecas Públicas fará a dramatização do conto “Era uma vez” e haverá ainda a atividade “Leitores em Movimento”. Destaque também para o projeto de sensibilização ambiental, “Deixa a tua Marca”, no Parque do Mandanelho; para a oficina de Origami (17H30); e para o Concurso de Leitura em Voz Alta” promovido pelas Bibliotecas Escolares (20H30).

No Dia da Criança, 1 de junho, a programação é dedicada ao Pré-Escolar. “O Binóculo Misterioso” é o livro do dia, com apresentação das autoras Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos e da ilustradora Marisa Quintino. As atividades de dramatização e de caráter desportivo e ambiental são novamente promovidas neste último dia do evento em que se destaca a dramatização da peça “Kamishibai” pela Santa Casa de Misericórdia de Galizes (17h30) bem como a realização do já conhecido mercadinho “Feira das Regiões” pelos vários jardins de infância do concelho. O sarau cultural com o “Festival Infantil da Canção”, com as IPSS do concelho; e a entrega dos certificados “Heróis da Fruta” às turmas participantes encerrarão a Feira do Livro 2016. De referir que nestes dois últimos dias do certame haverá uma programação especial comemorativa do Dia da Criança, com insufláveis, pipocas e muita animação a pensar nos mais novos.

Na organização da Feira do Livro, o município conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e IPSS do concelho.

image_pdfimage_print
Previous Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária
Next Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Artigos Relacionados

Região

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Região

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital decorreu esta tarde

Numa Assembleia que, a exemplo de outras, teve um período de antes da ordem do dia quente. O deputado do PS, Francisco Garcia, criticou publicações de Luís Lagos do CDS-PP

Desporto

Seia recebe 4ª prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM)

O concelho de Seia recebe este domingo, dia 30 de julho, a Maratona de Seia / XCM Aldeias de Montanha, prova pontuável para o ranking da Taça de Portugal XCM,…

Informação

Incêndios: Abertos 40 estágios em municípios afetados no ano passado

O Governo anunciou hoje a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Última Hora

Suspeita de radiação encerra serviço de TAC na Guarda

A administração da Unidade local de Saúde (ULS) da Guarda suspendeu o serviço de tomografias axiais computorizadas (TAC) no hospital da cidade.

Região

XV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital recebeu, no passado domingo, o XV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.

Informação

Região: Homem detido por cultivo de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem de manhã,…

Informação

Número de mortos nos incêndios de outubro sobe para 45

O número de mortos decorrentes dos incêndios que deflagraram no mês de outubro subiu para 45. A mais recente vítima mortal encontrava-se internada no Hospital da Prelada, no Porto.

Última Hora

Jerónimo de Sousa defende “medidas urgentes para acudir às vítimas” do incêndio de 15 de outubro

O Secretário Geral do PCP defendeu, ontem, em Oliveira do Hospital “medidas urgentes” destinadas a…

Última Hora

Infraestruturas de Portugal vai melhorar EN 230

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai melhorar o pavimento da Estrada Nacional (EN) 230 no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado

O Mercado Municipal acolhe, no próximo sábado (14 de abril) entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em…

Informação

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Última Hora

Fernando Tavares Pereira apresentou candidatura à Câmara Municipal de Tábua

Fernando Tavares Pereira entrou oficialmente na corrida à Câmara Municipal de Tábua. Ao final de tarde sábado apresentou a sua candidatura pelo PSD à autarquia com críticas à atuação do

Politica

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Informação

BLC3 promove “Open Day” dirigido à comunidade

A BLC3 arrancou, no passado dia 14 de novembro, com o primeiro dia da iniciativa “Open Day”, …

Última Hora

Arganil debateu o plano estratégico para a recuperação pós-incêndio

O Município de Arganil realizou, no 24 de fevereiro, uma reunião com diversas entidades do concelho no âmbito do Plano Estratégico para a recuperação pós-incêndio que está em preparação.

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Informação

Mais de mil operacionais combatem fogo na Sertã

Mais de mil operacionais combatem, hoje de manhã, o incêndio na Sertã, no distrito de Castelo Branco, esperando-se a chegada de dois aviões de Espanha para ajudar no combate, disse

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 19 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Município de Tábua assina contrato de execução de empreitada na União de Freguesias Pinheiro de Côja / Meda de Mouros

O Município de Tábua assinou hoje o contrato para a execução da empreitada de “Construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de…

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.

Região

Miranda do Corvo: Incêndio em habitação faz um morto e cinco feridos

Um incêndio numa habitação, em Miranda do Corvo, na localidade de Bubau, provocou uma vítima mortal e cinco feridos.

Última Hora

Incêndios: Autarca de Arganil rejeita “medidas em cima da tragédia”

O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, rejeita que novas medidas nas áreas da proteção civil e do ordenamento florestal sejam tomadas pelo Governo “em cima da tragédia”.