Município de Oliveira do Hospital lança Concurso 3R NATAL Ambiental 2018

Município de Oliveira do Hospital lança Concurso 3R NATAL Ambiental 2018

image_pdfimage_print

Encontram-se a decorrer, até 20 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2018”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Pelo quinto ano consecutivo, a autarquia dinamiza este concurso que se assume como um contributo para a defesa do ambiente pretendendo fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte dos participantes e, em simultâneo, incentivar a correspondente criatividade e expressão artística.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que, na presente edição, podem inscrever-se no concurso: os alunos do concelho de todos os níveis de ensino através da inscrição da turma; as Instituições Particulares de Solidariedade Social, através dos seus utentes; e as coletividades e associações. A candidatura deve ser formalizada, até às 17h00 de 20 de novembro, através do email [email protected] do Gabinete de Apoio à Vereação.

Cada grupo participante deverá elaborar elementos decorativos reciclados (plástico e metal) para colocar numa estrutura, fornecida pela Câmara Municipal, que deverá ser revestida de folhagem de eucalipto por forma a contribuir para travar a propagação desta espécie. A Câmara Municipal irá atribuir prémios coletivos no valor de 300, 200 e 100 euros, em voucher que terá de ser gasto no comércio local representando assim um reinvestimento no comércio tradicional do concelho.

Com esta iniciativa, o Município pretende celebrar a época natalícia envolvendo a comunidade escolar, a população em geral e os visitantes. Neste sentido, pretende-se associar o Natal a um período festivo mas também de reflexão, neste caso sobre os valores do respeito pelo meio ambiente, da defesa da biodiversidade, da valorização dos recursos naturais, que têm associados comportamentos de preservação ambiental, promoção da ecologia enquanto atitude individual e coletiva perante a nossa comunidade.

A atividade será desenvolvida numa simbiose entre o espírito da tradição de Natal e o valor da ecologia, materializado através da técnica da reciclagem e da reutilização de objetos do dia-a-dia, estimulando a elaboração de Decorações Natalícias, pelos alunos da comunidade escolar, pela comunidade sénior/utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e pelo movimento associativo, a partir de materiais reutilizáveis.

Este concurso, que se insere no plano de atividades do programa Bandeira Azul da Europa, tem como objetivos a proteção do meio ambiente através da política dos três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar aliada ao espírito e tradição natalícios, incentivando a participação da comunidade numa ação que promova a criatividade e a expressão artística dos cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital.

Previous Resultados desportivos de fim-de-semana
Next ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria

Artigos Relacionados

Educação

EPTOLIVA premiada no Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho

A EPTOLIVA recebeu a Menção Honrosa da Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso “Ciência na Escola” 2015-2016, …

Informação

Procura Turística do Centro de Portugal cresce três vezes mais que a média nacional

O mês de julho voltou a ser “extremamente positivo” para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com os resultados preliminares, …

Última Hora

Prevenção de Incêndios Florestais e Resiliência dos Territórios do Interior em debate, em Arganil

“Quais as estratégias a implementar para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência dos territórios?” e “Como minimizar, efetivamente,…

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã classificado no Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça

No passado dia 19 de agosto, o Maratona Clube Vila Chã participou no 3º Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça.

Destaque

Feira do Livro abriu hoje as suas portas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital foi inaugurada, ao início da tarde deste domingo, pelo presidente do Município. O certame que decorre até dia 29 de maio,…

Região

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

Nacional

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Informação

Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

Mais de 300 músicos celebraram o Dia Mundial da Música no concelho de Oliveira do Hospital. O Município de Oliveira do Hospital desafiou os grupos culturais para participarem na comemoração

Desporto

Nogueirense venceu dérbi concelhio por 1-0

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) venceu hoje o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) por 1-0, em jogo da 27ª jornada do Campeonato de Portugal, Série C.

Última Hora

Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 30 de junho e 1 de julho, que se realiza a secular romaria de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, no

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Última Hora

Greve Geral arranca à meia-noite. Escolas e hospitais serão afetados

A greve nacional da Função Pública convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) inicia-se às 00h00 e deverá afetar sobretudo escolas, serviços de saúde e