Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade
21 Maio, 2018 1523 Views

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido canalizado para as famílias e, em simultâneo, para a economia local.

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o incentivo à natalidade é um subsídio mensal, pago pela autarquia a partir do mês seguinte ao do nascimento da criança e até aos 36 meses de idade. Concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas na área do município de Oliveira do Hospital, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.

Criado pela autarquia oliveirense em 2013 com o objetivo de promover a natalidade, o PMIN já contemplou – até 31 de dezembro de 2017 – 377 crianças provenientes de igual número de famílias.

Este programa municipal tem vindo a revelar-se como uma grande aposta da Câmara Municipal nas políticas de investimento social e representa a concretização de dois objetivos primordiais: o apoio às famílias mas também à economia local, uma vez que as despesas comparticipadas são efetuadas no comércio e serviços do concelho.

Essencialmente – e a título de exemplo – está em causa o pagamento de despesas efetuadas na área da puericultura, saúde e bem-estar da criança, assim como em mensalidades relacionadas com creches e infantários.

Só em 2017, no que respeita às despesas apresentadas pelos progenitores para efeitos de reembolso, a Câmara Municipal realizou um investimento superior a 115 mil euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), José Carlos Alexandrino, este programa municipal tem muito mérito. “São opções políticas e julgo que esta é uma boa opção”, sustenta o autarca, garantido que o projeto terá continuidade nos próximos anos.

Em jeito de balanço destes cinco anos em que o PMIN se encontra em funcionamento, José Francisco Rolo, responsável pelo pelouro da ação social, refere que está em causa “um investimento muito importante para as famílias que representa um sério contributo para as políticas públicas de estímulo à natalidade”.

Previous Paulo Figueira compreende saída de Conceição porque “o FCOH não lhe dá as condições que o Cesarense lhe dá”
Next Câmara de Seia alerta população para alegada burla com análises de água

Artigos Relacionados

Última Hora

Aveiro: Homem detido por homicídio na forma tentada e detenção de arma proibida

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu à detenção de um homem, com 61 anos de idade,…

Informação

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Destaque

Call Center arranca com primeiros formandos e promete “não baixar os braços” em Oliveira do Hospital

A Randstad e o Município de Oliveira do Hospital assinaram, hoje, o protocolo de instalação da unidade Call Center da Altice que, dentro de duas semanas, deverá iniciar “produção” com

Informação

Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

No próximo dia 22 de junho, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e o Programa Regional da Diabetes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro organizam, entre as 8h45

Informação

Coimbra: Fogo destruiu casa e desalojou uma pessoa

Uma habitação foi destruída, esta madrugada, por um incêndio e uma pessoa ficou desalojada, na povoação de Rios Frios, freguesia de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra.

Última Hora

Vereador do PSD comparado ao BES: “Há o João Brito Bom e há o João Brito Mau” (com vídeo)

O vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje acusado de “bipolaridade política”.

Sociedade

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.

Nacional

Banco Alimentar contra a Fome recolheu 2.146 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 2.146 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais.

Última Hora

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Última Hora

Arganil: Candidato do PSD promove reuniões participativas nas freguesias

A candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil iniciou este mês na União de Freguesias de Cardeira e Moura da Serra os encontros que pretende realizar em todo

Informação

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.

Destaque

Sinistralidade: 15 detenções, 955 infrações e 89 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 18 a 25 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização