Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade
21 Maio, 2018 1340 Views

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido canalizado para as famílias e, em simultâneo, para a economia local.

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o incentivo à natalidade é um subsídio mensal, pago pela autarquia a partir do mês seguinte ao do nascimento da criança e até aos 36 meses de idade. Concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas na área do município de Oliveira do Hospital, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.

Criado pela autarquia oliveirense em 2013 com o objetivo de promover a natalidade, o PMIN já contemplou – até 31 de dezembro de 2017 – 377 crianças provenientes de igual número de famílias.

Este programa municipal tem vindo a revelar-se como uma grande aposta da Câmara Municipal nas políticas de investimento social e representa a concretização de dois objetivos primordiais: o apoio às famílias mas também à economia local, uma vez que as despesas comparticipadas são efetuadas no comércio e serviços do concelho.

Essencialmente – e a título de exemplo – está em causa o pagamento de despesas efetuadas na área da puericultura, saúde e bem-estar da criança, assim como em mensalidades relacionadas com creches e infantários.

Só em 2017, no que respeita às despesas apresentadas pelos progenitores para efeitos de reembolso, a Câmara Municipal realizou um investimento superior a 115 mil euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), José Carlos Alexandrino, este programa municipal tem muito mérito. “São opções políticas e julgo que esta é uma boa opção”, sustenta o autarca, garantido que o projeto terá continuidade nos próximos anos.

Em jeito de balanço destes cinco anos em que o PMIN se encontra em funcionamento, José Francisco Rolo, responsável pelo pelouro da ação social, refere que está em causa “um investimento muito importante para as famílias que representa um sério contributo para as políticas públicas de estímulo à natalidade”.

image_pdfimage_print
Previous Paulo Figueira compreende saída de Conceição porque “o FCOH não lhe dá as condições que o Cesarense lhe dá”
Next Câmara de Seia alerta população para alegada burla com análises de água

Artigos Relacionados

Região

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cultura

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal

Informação

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Informação

ASAE apreendeu seis toneladas de queijo com água oxigenada na zona Centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada,…

Politica

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da

Região

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Região

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela foram hoje de manhã encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Sociedade

Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

A Segunda Comandante Operacional Nacional e porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar informou, na conferência de imprensa da manhã desta sexta-feira, …

Última Hora

EPTOLIVA entre as três melhores PAP nacionais

No âmbito do Concurso Nacional “As melhores PAP”, a Escola Profissional EPTOLIVA logrou o prémio nacional, pelo contributo na promoção da excelência do Ensino Profissional, …

Informação

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Última Hora

Rádio Boa Nova recupera serviços de internet e telefone

O sinal de internet e de telefone chegou hoje à Rádio Boa Nova depois de 25 dias sem aqueles serviços devido ao incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

Nova campanha do Banco Alimentar acontece este fim-de-semana

O Banco Alimentar realiza, este fim-de-semana, 2 e 3 de junho, uma nova campanha de recolha de alimentos, pelos 21 Bancos Alimentares Contra a Fome de Portugal.

Sociedade

“Há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir”

Francisco Correia das Neves, ilustre oliveirense, vai a sepultar ao final da tarde de hoje (17h30) para o cemitério velho de Oliveira do Hospital, em jazigo de família.

Informação

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Sociedade

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados

Região

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Região

Incêndio consome fábrica de molduras em Viseu

Esta manhã, pelas 9h10, um incêndio deflagrou numa fábrica de molduras em Carrgal do Sal, no Distrito de Viseu.

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota contas de 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne, hoje, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre do Município. Entre outras matérias, os deputados apreciam e votam… …

Informação

Congresso Internacional do Termalismo realiza-se em Nelas

O congresso internacional “O Termalismo e Desenvolvimento Regional” vai decorrer, de 2 a 4 de junho,  no Edifício Multiusos de Nelas e Termas da Felgueira.

Informação

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos supera o número de vagas

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso supera o número de vagas,…

Última Hora

Circulação restabelecida na Linha do Norte após descarrilamento de vagão

A circulação entre Souselas e Pampilhosa esteve cerca de duas horas interrompida, após o descarrilamento de um vagão de mercadorias, mas foi entretanto foi retomada “de forma alternada”.

Última Hora

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Última Hora

1400 figurantes dão vida ao desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com áudio)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 9 de fevereiro, o Desfile de Carnaval 2018, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Última Hora

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos