Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à instalação de 16 ilhas ecológicas em várias freguesias, com um investimento de 433 754 euros “num ambiente urbano mais qualificado e em qualidade de vida dos cidadãos”.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação da “empreitada” relativa à instalação destes novos equipamentos, a efetuar pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, no âmbito de um projeto aprovado pelo POSEUR, decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Município.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, “trata-se de um investimento de quase meio milhão de euros para instalação de novos equipamentos de recolha seletiva mas também indiferenciada”.

“Queremos criar um melhor ambiente urbano, alargar o raio de instalação e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou o vice-presidente na cerimónia.

Também Mário Loureiro, presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, fez questão de evidenciar os “benefícios ambientais e paisagísticos” resultantes da implementação deste novo projeto.

“Nestes 16 grupos que vão ser instalados, temos 12 baterias que vão ter quatro contentores. Três para recolha seletiva e um para recolha indiferenciada”, explicou o responsável.

O investimento, para além de se destinar a equipamentos de recolha, também incide “em equipamentos de viaturas, na modernização das centrais de triagem e todo o equipamento inerente ao tratamento dos resíduos”.

Na ocasião, Mário Loureiro referiu que os prazos de recolha também vão ser reduzidos. “Temos 14 viaturas que vão estar neste novo sistema”, afirmou, adiantando que “os novos equipamentos estarão em funcionamento no primeiro trimestre e alguns no início do segundo trimestre de 2019”.

Segundo o presidente Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, o projeto visa “proporcionar mais qualidade, cumprir metas ambientais, promover a rentabilidade e transformar os resíduos cada vez mais numa oportunidade e não num custo, de forma a contribuir para um ambiente mais saudável que todos desejam para os seus territórios”.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram também presentes Hélder Barbosa, representante da SOTCOM, empresa envolvida no projeto, José Luís Portela, secretário executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e Nuno Ribeiro, vereador da Juventude do Município oliveirense, uma vez que vão ser realizadas ações de sensibilização junto dos jovens do concelho.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Sinistralidade: sete detenções, 368 infrações e 82 acidentes no distrito de Coimbra
Next CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Informação

BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

O Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, deslocou-se, no passado dia 8 de fevereiro, ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG),…

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período da Páscoa, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Região

GNR deteve 20 pessoas e identificou 114 pelo crime de incêndio florestal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve até 24 de março 20 pessoas e identificou outras 114 pelo crime de incêndio florestal, registando ainda 225 contraordenações…

Sociedade

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Última Hora

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas, entre elas, uma criança de 12 anos.

Última Hora

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Última Hora

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Destaque

Oliveira do Hospital: “Largo Encantado” conta com inúmeras atividades para as crianças

Já está instalada a habitual Tenda de Natal, no Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, que, nesta época, se transforma num “Largo Encantado”, com

Última Hora

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada

No passado dia 12 de janeiro, o Maratona Clube Vila Chã esteve presente no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que se realizou no Estádio Nacional do Jamor.

Informação

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo

Última Hora

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas