Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à instalação de 16 ilhas ecológicas em várias freguesias, com um investimento de 433 754 euros “num ambiente urbano mais qualificado e em qualidade de vida dos cidadãos”.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação da “empreitada” relativa à instalação destes novos equipamentos, a efetuar pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, no âmbito de um projeto aprovado pelo POSEUR, decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Município.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, “trata-se de um investimento de quase meio milhão de euros para instalação de novos equipamentos de recolha seletiva mas também indiferenciada”.

“Queremos criar um melhor ambiente urbano, alargar o raio de instalação e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou o vice-presidente na cerimónia.

Também Mário Loureiro, presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, fez questão de evidenciar os “benefícios ambientais e paisagísticos” resultantes da implementação deste novo projeto.

“Nestes 16 grupos que vão ser instalados, temos 12 baterias que vão ter quatro contentores. Três para recolha seletiva e um para recolha indiferenciada”, explicou o responsável.

O investimento, para além de se destinar a equipamentos de recolha, também incide “em equipamentos de viaturas, na modernização das centrais de triagem e todo o equipamento inerente ao tratamento dos resíduos”.

Na ocasião, Mário Loureiro referiu que os prazos de recolha também vão ser reduzidos. “Temos 14 viaturas que vão estar neste novo sistema”, afirmou, adiantando que “os novos equipamentos estarão em funcionamento no primeiro trimestre e alguns no início do segundo trimestre de 2019”.

Segundo o presidente Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, o projeto visa “proporcionar mais qualidade, cumprir metas ambientais, promover a rentabilidade e transformar os resíduos cada vez mais numa oportunidade e não num custo, de forma a contribuir para um ambiente mais saudável que todos desejam para os seus territórios”.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram também presentes Hélder Barbosa, representante da SOTCOM, empresa envolvida no projeto, José Luís Portela, secretário executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e Nuno Ribeiro, vereador da Juventude do Município oliveirense, uma vez que vão ser realizadas ações de sensibilização junto dos jovens do concelho.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Sinistralidade: sete detenções, 368 infrações e 82 acidentes no distrito de Coimbra
Next CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Última Hora

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Região

Candidatura da Rede das Aldeias de Montanha aprovada pelo Fundo Ambiental

A candidatura “Valorizar o Património Ambiental da Serra da Estrela e Promover a Transição para a Economia Circular nas Aldeias de Montanha” …

Última Hora

PJ deteve homem que sequestrou e agrediu ex-companheira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem de 34 anos, por ser o autor suspeito dos crimes …

Última Hora

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Informação

Estado vai apoiar reconstrução de habitações em situação ilegal em Arganil

Várias casas do concelho de Arganil, em situação ilegal, e que foram destruídas pelo incêndio de outubro de 2017, podem ser recuperadas com apoio do Estado.

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital resgataram cadela de interior de um poço

Quatro bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital realizaram, com sucesso, o resgate de uma cadela do interior de um poço, na localidade de Quinta da Mêda, na freguesia de

Desporto

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Informação

Acidente com trator provoca uma vítima mortal em São João da Pesqueira

Um homem com cerca de 46 morreu, hoje, na sequência de um acidente com um trator agrícola em São João da Pesqueira.

Região

CIM Região de Coimbra presente na BTL com programa “ambicioso”

A CIM Região de Coimbra, que tem vindo a apostar no turismo através da promoção da cultura, do património cultural e natural, preparou para a apresentação no Stand da Turismo

Destaque

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração…

Última Hora

Festival literário “Palavras de Fogo” quer ajudar Pinhal Interior a renascer

Escritores de renome nacional e internacional, como José Luís Peixoto, Luís Sepúlveda ou Mempo Giardinelli, participam na primeira edição do Festival Internacional do Pinhal Interior…

Destaque

Etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro vai ligar Oliveira do Hospital ao Monte de Colcurinho

A 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro vai ligar a cidade de Oliveira do Hospital ao Monte de Colcurinho, no próximo dia 6 de setembro, num percurso