Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à instalação de 16 ilhas ecológicas em várias freguesias, com um investimento de 433 754 euros “num ambiente urbano mais qualificado e em qualidade de vida dos cidadãos”.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação da “empreitada” relativa à instalação destes novos equipamentos, a efetuar pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, no âmbito de um projeto aprovado pelo POSEUR, decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Município.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, “trata-se de um investimento de quase meio milhão de euros para instalação de novos equipamentos de recolha seletiva mas também indiferenciada”.

“Queremos criar um melhor ambiente urbano, alargar o raio de instalação e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou o vice-presidente na cerimónia.

Também Mário Loureiro, presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, fez questão de evidenciar os “benefícios ambientais e paisagísticos” resultantes da implementação deste novo projeto.

“Nestes 16 grupos que vão ser instalados, temos 12 baterias que vão ter quatro contentores. Três para recolha seletiva e um para recolha indiferenciada”, explicou o responsável.

O investimento, para além de se destinar a equipamentos de recolha, também incide “em equipamentos de viaturas, na modernização das centrais de triagem e todo o equipamento inerente ao tratamento dos resíduos”.

Na ocasião, Mário Loureiro referiu que os prazos de recolha também vão ser reduzidos. “Temos 14 viaturas que vão estar neste novo sistema”, afirmou, adiantando que “os novos equipamentos estarão em funcionamento no primeiro trimestre e alguns no início do segundo trimestre de 2019”.

Segundo o presidente Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, o projeto visa “proporcionar mais qualidade, cumprir metas ambientais, promover a rentabilidade e transformar os resíduos cada vez mais numa oportunidade e não num custo, de forma a contribuir para um ambiente mais saudável que todos desejam para os seus territórios”.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram também presentes Hélder Barbosa, representante da SOTCOM, empresa envolvida no projeto, José Luís Portela, secretário executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e Nuno Ribeiro, vereador da Juventude do Município oliveirense, uma vez que vão ser realizadas ações de sensibilização junto dos jovens do concelho.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Sinistralidade: sete detenções, 368 infrações e 82 acidentes no distrito de Coimbra
Next CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Informação

“Memórias do Fogo” chega ao CineEco-Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

A websérie documental “15 memórias do fogo” depois de ser exibida na internet, na TVI e na TSF – Rádio Notícias,  apresenta-se agora em formato filme/documentário …

Sociedade

Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas distinguida com Certificado Internacional Blue Flag

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no Município de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o Certificado Internacional Blue Flag, pelos seus cinco anos consecutivos de Bandeira Azul.

Informação

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Sociedade

Incêndio em Santa Comba Dão deixa três pessoas desalojadas

Três pessoas ficaram desalojadas hoje de manhã na sequência de um incêndio numa casa em Santa Comba Dão.

Última Hora

CIM Região de Coimbra apoia 28 empresas num investimento superior a 5,5 milhões de euros

Vinte e oito empresas beneficiam do apoio comunitário proposto pela CIM Região de Coimbra, no âmbito do Programa Sistema de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) do Centro 2020

Informação

Assembleia Municipal vota empréstimo de dois milhões de Euros

A proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de euros constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Destaque

ASAE apreende mais de nove toneladas de produtos cárneos e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou três processos de contraordenação a entrepostos frigoríficos, …

Última Hora

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.

Nacional

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A Rede de Emergência de Comunicações do Estado (SIRESP) vai colocar 451 antenas satélite, a partir de março, nas áreas consideradas de risco de incêndio este ano, anunciou hoje o

Região

Carro de jovem de Seia desaparecida em França encontrado com corpo no interior

Foi encontrado em França o carro conduzido por Ana Lopes, a portuguesa de 25 anos, natural de Seia, a viver no Luxemburgo, que estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira.

Região

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Informação

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …

Última Hora

Rancho Folclórico Sampaense organiza 37º Festival da Beira Serra

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 7 e 8 de julho decorre o 37º Festival

Sociedade

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu esta quinta-feira em casa.

Informação

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Região

Rapariga de 18 anos morreu em despiste na Figueira da Foz

Uma rapariga de 18 anos de idade morreu na madrugada de domingo, na sequência do despiste da viatura ligeira em que seguia, na Serra da Boa Viagem, concelho da Figueira

Última Hora

Penacova: casas ardidas isentas de IMI durante três anos

As habitações de Penacova consumidas pelas chamas nos incêndios de outubro vão estar isentas do IMI durante três anos.

Cultura

Morreu Leonard Cohen (Com vídeo)

Leonard Cohen morreu esta quinta-feira aos 82 anos. A morte do cantor, escritor e poeta canadiano foi confirmada pela editora Sony Music Canada na rede social Facebook.

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Última Hora

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca

Última Hora

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reúne com o Ministro da Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, vai reunir, esta sexta-feira, ao início da tarde, com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Última Hora

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Destaque

McDonald’s: “Sentimos que era nosso dever ajudar” (com vídeo)

A McDonald’s Portugal surpreendeu, hoje, o concelho de Oliveira do Hospital, com a oferta de 6200 árvores de fruto e 39 motocultivadores. Esta foi a resposta dada…