Município de Oliveira do Hospital envia ajuda para crianças de Moçambique
8 Abril, 2019 218 Views

Município de Oliveira do Hospital envia ajuda para crianças de Moçambique

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai fazer chegar às vítimas do ciclone Idai, que atingiu Moçambique, mais de cinco mil peças de vestuário de criança e bebé.

“Esta ação solidária para com as crianças moçambicanas, foi desencadeada no âmbito de uma missão de emergência lançada pela Associação Helpo – uma organização não governamental que está a dar apoio à missão do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, no Dombe, na bacia do Buzi, com o foco no acompanhamento e tratamento de mulheres grávidas, lactantes e crianças até aos 5 anos”, refere a autarquia em comunicado.

A entrega dos bens já foi confiada àquela ONG, que os fará chegar a Moçambique ainda durante este mês e, num gesto solidário, o transporte das paletes até ao norte do país foi efetuado graciosamente pela empresa oliveirense “Transoliveira”.

Esta operação de solidariedade para com o povo moçambicano, foi efetuada através do recurso a donativos recebidos pelo Município de Oliveira do Hospital na sequência da “gigantesca onda de solidariedade dos portugueses para com as vítimas do trágico incêndio de 15 de outubro de 2017 e que, neste momento, já não fazem falta”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que na “sequência do incêndio de 15 de outubro de 2017, apesar dos sucessivos apelos feitos na imprensa nacional na tentativa de parar a entrega de mais roupa – uma vez que já havia em excesso –, os portugueses e várias organizações espalhadas pelo mundo continuaram a fazer chegar esse tipo de bens a Oliveira do Hospital”.

Reiterando os agradecimentos pela inesquecível onda de solidariedade dos portugueses e de vários cidadãos espalhados pelo mundo, José Carlos Alexandrino frisa que Oliveira do Hospital “tem muita roupa e outro tipo de bens em excesso, que dificilmente se conseguirão escoar”. Portanto, esclarece o autarca, “ficámos todos muito consternados com a tragédia que se abateu sobre Moçambique e acho que este gesto solidário para com um povo irmão é da mais elementar justiça”.

O Presidente da Câmara Municipal, refere ainda que tem mantido vários contactos com a Embaixada de Moçambique em Portugal, com a Cruz Vermelha Portuguesa e outras Organizações Não Governamentais, por forma a que o Município de Oliveira do Hospital possa enviar mais bens para ajudar a minimizar o sofrimento das vítimas do ciclone Idai.

Relativamente às vítimas dos incêndios de 15 de outubro de 2017, José Carlos Alexandrino recorda que a “Câmara Municipal já gastou mais de um milhão de euros em apoios aos lesados, e sublinha que o Banco de Recursos Sociais do Município de Oliveira do Hospital estará sempre de portas abertas para prestar apoio a quem precisa”.

Previous Já é conhecido o vencedor do Sorteio da Borrega Serra da Estrela
Next Coimbra: PSP apreendeu 4.348 doses de haxixe e cocaína e detém sete suspeitos

Artigos Relacionados

Última Hora

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Destaque

Oliveira do Hospital: Orçamento Participativo Jovem aprovou oito candidaturas

Terminado o prazo de entrega das propostas para o Orçamento Participativo Jovem, em Oliveira do Hospital, “deram entrada oito candidaturas depois de todo o processo que foi desenvolvido…

Última Hora

Vítor Neves volta a assinar  “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

Vítor Neves deu hoje início a uma nova temporada de “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, com um olhar sobre o “grande dia”…

Última Hora

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Última Hora

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …

Educação

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, em assembleia geral,…

Informação

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Última Hora

Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda deteve esta quarta-feira, dia 8, dois homens por tráfico de droga, tendo-lhes apreendido 1.914 doses de haxixe, dá conta a GNR em comunicado.

Última Hora

PJ deteve homem de 60 anos e jovem de 18 por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças, de que foram vítimas duas meninas,

Informação

“Máscaras do Mundo” em exposição em Oliveira do Hospital

“Máscaras do Mundo” é o tema da exposição de fotografia patente, até ao final do mês de fevereiro, em vários equipamentos municipais de Oliveira do Hospital.

Região

Despiste de viatura provoca atropelamento mortal em Leiria

O despiste de uma viatura provocou hoje um atropelamento mortal em Riba d’Aves, Ortigosa, no concelho de Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.