Município de Oliveira do Hospital envia ajuda para crianças de Moçambique
8 Abril, 2019 297 Views

Município de Oliveira do Hospital envia ajuda para crianças de Moçambique

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai fazer chegar às vítimas do ciclone Idai, que atingiu Moçambique, mais de cinco mil peças de vestuário de criança e bebé.

“Esta ação solidária para com as crianças moçambicanas, foi desencadeada no âmbito de uma missão de emergência lançada pela Associação Helpo – uma organização não governamental que está a dar apoio à missão do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, no Dombe, na bacia do Buzi, com o foco no acompanhamento e tratamento de mulheres grávidas, lactantes e crianças até aos 5 anos”, refere a autarquia em comunicado.

A entrega dos bens já foi confiada àquela ONG, que os fará chegar a Moçambique ainda durante este mês e, num gesto solidário, o transporte das paletes até ao norte do país foi efetuado graciosamente pela empresa oliveirense “Transoliveira”.

Esta operação de solidariedade para com o povo moçambicano, foi efetuada através do recurso a donativos recebidos pelo Município de Oliveira do Hospital na sequência da “gigantesca onda de solidariedade dos portugueses para com as vítimas do trágico incêndio de 15 de outubro de 2017 e que, neste momento, já não fazem falta”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que na “sequência do incêndio de 15 de outubro de 2017, apesar dos sucessivos apelos feitos na imprensa nacional na tentativa de parar a entrega de mais roupa – uma vez que já havia em excesso –, os portugueses e várias organizações espalhadas pelo mundo continuaram a fazer chegar esse tipo de bens a Oliveira do Hospital”.

Reiterando os agradecimentos pela inesquecível onda de solidariedade dos portugueses e de vários cidadãos espalhados pelo mundo, José Carlos Alexandrino frisa que Oliveira do Hospital “tem muita roupa e outro tipo de bens em excesso, que dificilmente se conseguirão escoar”. Portanto, esclarece o autarca, “ficámos todos muito consternados com a tragédia que se abateu sobre Moçambique e acho que este gesto solidário para com um povo irmão é da mais elementar justiça”.

O Presidente da Câmara Municipal, refere ainda que tem mantido vários contactos com a Embaixada de Moçambique em Portugal, com a Cruz Vermelha Portuguesa e outras Organizações Não Governamentais, por forma a que o Município de Oliveira do Hospital possa enviar mais bens para ajudar a minimizar o sofrimento das vítimas do ciclone Idai.

Relativamente às vítimas dos incêndios de 15 de outubro de 2017, José Carlos Alexandrino recorda que a “Câmara Municipal já gastou mais de um milhão de euros em apoios aos lesados, e sublinha que o Banco de Recursos Sociais do Município de Oliveira do Hospital estará sempre de portas abertas para prestar apoio a quem precisa”.

Previous Já é conhecido o vencedor do Sorteio da Borrega Serra da Estrela
Next Coimbra: PSP apreendeu 4.348 doses de haxixe e cocaína e detém sete suspeitos

Artigos Relacionados

Informação

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Última Hora

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai reunir amanhã, dia 17 de fevereiro, com o Presidente da República, pelas 18h00, no Palácio de Belém.

Região

Acidente no IC2 causa sete feridos

Sete pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros, no IC2, perto de Pombal.

Destaque

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro município do interior a acabar com fossas sépticas

Foi hoje assinado em Oliveira do Hospital o contrato de empreitada da requalificação e ampliação da ETAR da cidade, num investimento de mais de 800 mil Euros

Última Hora

Deslizamento de terras condiciona trânsito na Estrada da Beira, Coimbra

Um deslizamento de terras na Estrada Nacional 17, (Estrada da Beira) está a condicionar o trânsito no concelho de Coimbra desde as 07h54, disse à agência Lusa fonte do Comando

Região

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Informação

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..

Última Hora

Matadouro de Oliveira do Hospital encerra e 42 trabalhadores ficam desempregados

Os acionistas do Matadouro Regional da Beira Serra, em Oliveira do Hospital, decidiram dissolver a sociedade, ficando os seus 42 trabalhadores no desemprego, informou ontem a administração.

Informação

ASAE apreende cerca de 1 300 brinquedos e instaura 27 processos em Operação Brincar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), atenta ao início da quadra natalícia, realizou, nas primeiras semanas de novembro, uma operação de fiscalização, a nível nacional,…

Região

Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a decisão de absolvição e arquivamento do caso em que a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, era acusada de difamação e

Sociedade

PJ deteve três homens suspeitos da morte de jovem em Montemor-o-Velho

Três homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PS) por presumível autoria de um crime de ofensas à integridade física qualificadas, de que resultou…