Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital anunciou que vai entregar, no próximo mês de novembro, cerca de 120 mil árvores, de espécies autóctones, …

… para incentivar os proprietários florestais a arrancarem os eucaliptos que nasceram espontaneamente em consequência do incêndio de 15 de outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal do concelho.

Esta iniciativa, que resulta do projeto “Reflorestar”, lançado pela autarquia oliveirense para devolver as áreas verdes à floresta do concelho de Oliveira do Hospital que foi dizimada pelo fogo, resultou na aprovação de 338 candidaturas apresentadas por proprietários.

Os proprietários contemplados neste programa, cuja segunda fase terminou a 30 de Setembro de 2019, terão em breve acesso às árvores e arbustos autóctones disponibilizados pelo Município de Oliveira do Hospital, como castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos, por exemplo.

A plantação das árvores terá que ocorrer até 31 de dezembro de 2019 e para garantir o sucesso das operações, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Oliveira do Hospital prestará todo o aconselhamento técnico necessário aos candidatos, que ficam obrigados a cumprir com as normas definidas no “Projeto Reflorestar”, assim como lhes assegurará uma breve ação de formação para garantir a correta plantação das árvores.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, alerta para a importância desta medida “num concelho em que os eucaliptos têm estado a invadir o território por via da germinação descontrolada das sementes, formando mantos contínuos que impedem o crescimento de outras espécies”.

“Precisamos de um novo reordenamento florestal e não abdicaremos de lutar por uma floresta sustentável, com biodiversidade, mais resiliente e de muito menor risco ao nível da propagação dos incêndios”, sublinha o autarca.

Previous FUTEBOL: Taça AF Coimbra - AD Lagares da Beira e AD Nogueirense seguem em frente
Next Município exige resolução para o estado calamitoso da saúde em Seia

Artigos Relacionados

Educação

EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra

“Turismo enogastronómico na Beira Serra: o papel das Confrarias Gastronómicas”, foi o tema principal do II Fórum de Turismo, realizado no âmbito …

Informação

Despiste provocou um morto em Sernancelhe

O despiste de uma viatura ligeira na Estrada Nacional (EN) 226, no concelho de Sernancelhe, provocou um morto, na última madrugada.

Região

Fornos de Algodres proíbe uso de plástico descartável a partir de janeiro

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, vai proibir a utilização de plástico descartável nos seus equipamentos a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

Região

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Destaque

Autárquicas 2017 – Debate 25 de setembro – 2ª feira 21h00

AUTÁRQUICAS 2017 Esta segunda-feira, a Rádio Boa Nova em direto da Casa da Cultura Dr. César de Oliveira em Oliveira do Hospital, transmite o debate com os candidatos à Câmara

Destaque

“S. João Paulo II esteve a ajudar-nos” (com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma celebração do Dia da Unidade Pastoral e do padroeiro que consagrou em 22 de maio de 2016, S. João Paulo II.

Informação

Incêndio urbano deixou cinco pessoas desalojadas em Coimbra

Um incêndio, que deflagrou ontem, numa habitação na cidade de Coimbra deixou hoje cinco pessoas desalojadas.

Sociedade

A hora muda já este fim de semana

O horário de verão termina já este fim de semana. De sábado para domingo deve atrasar o relógio uma hora.

Última Hora

Região: Acidente causou um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na sequência de um despiste que ocorreu hoje em Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, disse à Lusa fonte do Comando Distrital

Última Hora

Nuno Ribeiro: “O desporto é um parceiro fundamental da saúde”

Inicia hoje, dia 29 de maio, a 6ª edição mOHve-te Verão 2019, com a realização da Caminhada “O Que nos Liga” da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Nacional

Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu esta quinta-feira em casa.

Região

Município de Seia promove “Saúde em Movimento” junto de seniores

Seia tem um projeto de promoção da atividade física direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, que este ano completa a sua 10ª edição.