Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo
9 Julho, 2018 483 Views

Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo

O Município de Oliveira do Hospital e o seu presidente, José Carlos Alexandrino, bem como a Confraria do Queijo Serra da Estrela foram homenageados e galardoados, na cidade de Oviedo…

…durante a V Grande Festa Gastronómica, pelo Círculo Gastronómico de los Quesos Asturianos, com o grau de “Círculianos de Honra 2017”.

A homenagem, realizada na capital do Principado das Astúrias, visou a distinção da atuação do município por todo o apoio prestado na recuperação das explorações agropecuárias do concelho de Oliveira do Hospital, no pós incêndios de 15 e 16 de outubro do ano passado, em especial o apoio prestado aos produtores de Queijo Serra da Estrela, mas também pelo envolvimento ativo na proteção do Queijo Serra da Estrela e na implementação do Centro de Recria de borregas, localizado na ANCOSE, que tem por objetivo repor o efetivo de ovelhas Serra da Estrela dizimadas nos incêndios de outubro. Projeto este que tem vindo a agregar um conjunto importante de parceiros empenhados em proteger e recuperar a raça bordaleira na região.

As duas entidades estiveram representadas na cerimónia oficial pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e pelo Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Pedro Couceiro acompanhado pelos confrades João Mandanelo e José Matias.

Refira-se que a Confraria do Queijo Serra da Estrela é padrinho internacional do Círculo Gastronómico de los Quesos Asturianos, confraria do país vizinho que se tem feito representar, desde a sua fundação há cinco anos, no concelho oliveirense nomeadamente na Festa do Queijo Serra da Estrela. A estreita relação entre as duas confrarias e o próprio Município de Oliveira do Hospital, levou a confraria asturiana a distinguir as entidades pelo esforço desenvolvido em prol dos produtores de ovinos e do Queijo Serra da Estrela, após a tragédia de outubro passado.

Na cerimónia carregada de simbolismo foi ainda possível angariar financiamento para o Centro de Recria de Borregas, na ANCOSE, tendo sido apadrinhadas nove borregas.

Previous Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua
Next Falecimento de jovem bombeiro é “uma perda muito grande” para corporação de Vila Nova de Oliveirinha

Artigos Relacionados

Última Hora

Grupo musical de Lagos da Beira comemora aniversário

É já no próximo domingo, 14 de maio, que o Grupo Musical “Os Amigos de Lagos da Beira” comemora o 5º aniversário.

Região

Seia monitoriza águas das praias fluviais em áreas ardidas

As linhas de água que abastecem as praias fluviais do concelho de Seia, na Serra da Estrela, situadas em áreas atingidas pelos incêndios de 2017, estão a ser monitorizadas para

Última Hora

Escolas com falta de material no arranque das provas de aferição

Cerca de 100 mil alunos do 2º ano do ensino básico começaram, hoje, a realizar as provas de aferição. Entre esta quarta-feira e dia 10 de maio, os alunos vão

Desporto

AD de Lagares da Beira vive “ponto alto” com inauguração de balneários e bancada do complexo desportivo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira (ADLB) prepara-se para, no próximo domingo, dia 21 de maio, viver um dia grande naqueles que já são os seus 40 anos de

Informação

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Última Hora

Desporto: Nogueirense assegura manutenção. FCOH mantém luta pela subida

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) assegura a manutenção após vitória sobre o Gafanha por 2-0.

Informação

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

Informação

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Região

Montemor-o-Velho: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve ontem, dia 8 de outubro, um homem com 49 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Velho.

Sociedade

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Desporto

Filipe Abrantes motivado para 5º Constálica Rallye de Vouzela

Depois da pausa para as férias de verão, o Campeonato Centro de Ralis vai regressar e visitar a região de Lafões para a realização do 5º Constálica Rallye de Vouzela.

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …