Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de Coimbra no presente ano letivo 2018/2019.

Em nova enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que se trata de um projeto desenvolvido pela CIM Região de Coimbra em colaboração com os seus municípios constituintes, e que é dirigido aos alunos do 1.º e 3.º CEB e ainda aos que frequentam o ensino secundário e profissional.

Como assinala a vereadora com o pelouro da Educação, Graça Silva, a autarquia aceitou o convite para “continuar a investir neste projeto que tem tido bastante relevância no que diz respeito à criação do espírito empreendedor nos mais jovens”. Um programa que vai ser desenvolvido pelo sexto ano consecutivo e que tem vindo a implementar novidades, nomeadamente o alargamento aos vários níveis de ensino permitindo trabalhar o espírito empreendedor junto de diferentes faixas etárias.

Para além da promoção de diversas iniciativas dirigidas aos vários níveis de ensino, no presente ano letivo 2018/2019, o “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” apresenta mais algumas novidades como a designação de um embaixador por escola para representar os alunos, à semelhança do que já acontecia com o embaixador dos professores envolvidos no programa. Os alunos do 1.º e do 3.º CEB vão trabalhar o empreendedorismo com base na dinamização das atividades “A Aventura do Gaspar e da Inês” e “Expo Empresas”, respetivamente. Já no que respeita aos alunos do ensino secundário/profissional, à semelhança dos anos transatos, são desafiados a participar num concurso de ideias de negócio, a nível municipal e intermunicipal.

Trata-se de um programa que confere visibilidade aos alunos e aos projetos empreendedores que desenvolvem, com a orientação dos seus professores, seja no 3.º CEB seja no secundário/profissional. Refira-se que no concelho de Oliveira do Hospital tem-se registado a ativa participação dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva, cujos projetos vencedores dos concursos municipais de ideias de negócio têm vindo a ser premiados também nas finais intermunicipais e até mesmo nas finais inter-regionais.

Facto que é sublinhado pela vereadora da Educação, por conceder visibilidade e notoriedade aos alunos de Oliveira do Hospital e respetivas escolas no seio onde as ideias de negócio são germinadas e ganham corpo. Graça Silva destaca ainda “a importância do apoio da CIM Região de Coimbra aos jovens empreendedores na continuidade de alguns projetos vencedores, sendo que no caso de Oliveira do Hospital, também a BLC3 tem sido uma mais valia não só na apresentação dos projetos como na sua continuidade”.

Numa altura em que se ultimam cronograma e iniciativas a desenvolver no âmbito do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”, a responsável pela Educação na autarquia oliveirense desafia “os jovens alunos, professores e escolas a inscrever-se no programa para se conseguir ter o maior número de turmas participantes e a desenvolver as competências necessárias para o séc. XXI e que se enquadram no perfil empreendedor”, contribuindo também para a promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento concelhio e regional.

Previous Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado
Next Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

Artigos Relacionados

Informação

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Última Hora

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente

Última Hora

Operação “Páscoa”: 4 908 infrações, 764 acidentes e 163 detenções até ao momento

A Operação” Páscoa 2019” da GNR arrancou na última quinta-feira e, até ontem à noite, registou um total de 764 acidentes que deram origem a 27 feridos em estado grave

Politica

Rafael Dias é candidato à distrital da Juventude Popular

O jovem oliveirense Rafael Dias anunciou que é candidato à presidência da Comissão Política Distrital de Coimbra da Juventude Popular (JP). O ato eleitoral está marcado para sexta-feira, dia 2

Região

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Informação

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da

Região

Fogos de Soure e Vila Verde continuam a preocupar. Em Leiria, o fogo está dominado.

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e outro no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a…

Sociedade

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Nacional

Incêndios: Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”

O presidente da estrutura de missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais considerou hoje que Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”,

Educação

Oficinas Criativas das Férias da Páscoa já iniciaram em Oliveira do Hospital

As “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa”, promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital, iniciaram esta quarta-feira, 5 de abril.

Região

CDOS de Coimbra faz balanço de ocorrências no distrito

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra revelou, há instantes, o quadro de ocorrências decorrentes das atuais condições meteorológicas adversas. Os dados dizem respeito ao período compreendido entre

Educação

Escola de Oliveira do Hospital promove novo intercâmbio com Gerrit Komrij Kollege, na Holanda

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) inicia hoje, 20 de fevereiro, mais um intercâmbio com o Gerrit Komrij Kollege, da cidade de Winterswikj, na Holanda.