Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de Coimbra no presente ano letivo 2018/2019.

Em nova enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que se trata de um projeto desenvolvido pela CIM Região de Coimbra em colaboração com os seus municípios constituintes, e que é dirigido aos alunos do 1.º e 3.º CEB e ainda aos que frequentam o ensino secundário e profissional.

Como assinala a vereadora com o pelouro da Educação, Graça Silva, a autarquia aceitou o convite para “continuar a investir neste projeto que tem tido bastante relevância no que diz respeito à criação do espírito empreendedor nos mais jovens”. Um programa que vai ser desenvolvido pelo sexto ano consecutivo e que tem vindo a implementar novidades, nomeadamente o alargamento aos vários níveis de ensino permitindo trabalhar o espírito empreendedor junto de diferentes faixas etárias.

Para além da promoção de diversas iniciativas dirigidas aos vários níveis de ensino, no presente ano letivo 2018/2019, o “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” apresenta mais algumas novidades como a designação de um embaixador por escola para representar os alunos, à semelhança do que já acontecia com o embaixador dos professores envolvidos no programa. Os alunos do 1.º e do 3.º CEB vão trabalhar o empreendedorismo com base na dinamização das atividades “A Aventura do Gaspar e da Inês” e “Expo Empresas”, respetivamente. Já no que respeita aos alunos do ensino secundário/profissional, à semelhança dos anos transatos, são desafiados a participar num concurso de ideias de negócio, a nível municipal e intermunicipal.

Trata-se de um programa que confere visibilidade aos alunos e aos projetos empreendedores que desenvolvem, com a orientação dos seus professores, seja no 3.º CEB seja no secundário/profissional. Refira-se que no concelho de Oliveira do Hospital tem-se registado a ativa participação dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva, cujos projetos vencedores dos concursos municipais de ideias de negócio têm vindo a ser premiados também nas finais intermunicipais e até mesmo nas finais inter-regionais.

Facto que é sublinhado pela vereadora da Educação, por conceder visibilidade e notoriedade aos alunos de Oliveira do Hospital e respetivas escolas no seio onde as ideias de negócio são germinadas e ganham corpo. Graça Silva destaca ainda “a importância do apoio da CIM Região de Coimbra aos jovens empreendedores na continuidade de alguns projetos vencedores, sendo que no caso de Oliveira do Hospital, também a BLC3 tem sido uma mais valia não só na apresentação dos projetos como na sua continuidade”.

Numa altura em que se ultimam cronograma e iniciativas a desenvolver no âmbito do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”, a responsável pela Educação na autarquia oliveirense desafia “os jovens alunos, professores e escolas a inscrever-se no programa para se conseguir ter o maior número de turmas participantes e a desenvolver as competências necessárias para o séc. XXI e que se enquadram no perfil empreendedor”, contribuindo também para a promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento concelhio e regional.

Previous Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado
Next Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

Artigos Relacionados

Região

Seia ajuda idosos e pensionistas na aquisição de medicamentos

A Câmara Municipal de Seia abriu um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com

Informação

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Última Hora

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Região

Suspeita de radiação encerra serviço de TAC na Guarda

A administração da Unidade local de Saúde (ULS) da Guarda suspendeu o serviço de tomografias axiais computorizadas (TAC) no hospital da cidade.

Sociedade

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Educação

Educação Ambiental mobiliza mais de três mil participantes em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital mobilizou mais de três mil participantes nas várias iniciativas de Educação Ambiental ao longo do ano letivo 2015/2016. As iniciativas foram desenvolvidas nas áreas

Nacional

GNR vai estar na estrada com ‘Natal Tranquilo’

A GNR vai colocar na estrada a operação “Natal Tranquilo” intensificando, entre sexta e segunda-feira, o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional para as vias com maior tráfego nesta

Informação

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Região

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Informação

Explosão em Penacova levou 30 doentes para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em declarações à agência Lusa, disse que deram entrada no Serviço de Urgências da estrutura hospitalar 30 doentes, provenientes de Gondelim,

Sociedade

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Última Hora

Alunos da Eptoliva conquistaram 2º prémio em Mostra Nacional da Ciência

A solução desinfetante com recurso a resíduos de batata e à celidónia valeu aos alunos da Eptoliva Bruno Paulino, Carlos Quintino e Catarina Costa, …