Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de Coimbra no presente ano letivo 2018/2019.

Em nova enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que se trata de um projeto desenvolvido pela CIM Região de Coimbra em colaboração com os seus municípios constituintes, e que é dirigido aos alunos do 1.º e 3.º CEB e ainda aos que frequentam o ensino secundário e profissional.

Como assinala a vereadora com o pelouro da Educação, Graça Silva, a autarquia aceitou o convite para “continuar a investir neste projeto que tem tido bastante relevância no que diz respeito à criação do espírito empreendedor nos mais jovens”. Um programa que vai ser desenvolvido pelo sexto ano consecutivo e que tem vindo a implementar novidades, nomeadamente o alargamento aos vários níveis de ensino permitindo trabalhar o espírito empreendedor junto de diferentes faixas etárias.

Para além da promoção de diversas iniciativas dirigidas aos vários níveis de ensino, no presente ano letivo 2018/2019, o “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” apresenta mais algumas novidades como a designação de um embaixador por escola para representar os alunos, à semelhança do que já acontecia com o embaixador dos professores envolvidos no programa. Os alunos do 1.º e do 3.º CEB vão trabalhar o empreendedorismo com base na dinamização das atividades “A Aventura do Gaspar e da Inês” e “Expo Empresas”, respetivamente. Já no que respeita aos alunos do ensino secundário/profissional, à semelhança dos anos transatos, são desafiados a participar num concurso de ideias de negócio, a nível municipal e intermunicipal.

Trata-se de um programa que confere visibilidade aos alunos e aos projetos empreendedores que desenvolvem, com a orientação dos seus professores, seja no 3.º CEB seja no secundário/profissional. Refira-se que no concelho de Oliveira do Hospital tem-se registado a ativa participação dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva, cujos projetos vencedores dos concursos municipais de ideias de negócio têm vindo a ser premiados também nas finais intermunicipais e até mesmo nas finais inter-regionais.

Facto que é sublinhado pela vereadora da Educação, por conceder visibilidade e notoriedade aos alunos de Oliveira do Hospital e respetivas escolas no seio onde as ideias de negócio são germinadas e ganham corpo. Graça Silva destaca ainda “a importância do apoio da CIM Região de Coimbra aos jovens empreendedores na continuidade de alguns projetos vencedores, sendo que no caso de Oliveira do Hospital, também a BLC3 tem sido uma mais valia não só na apresentação dos projetos como na sua continuidade”.

Numa altura em que se ultimam cronograma e iniciativas a desenvolver no âmbito do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”, a responsável pela Educação na autarquia oliveirense desafia “os jovens alunos, professores e escolas a inscrever-se no programa para se conseguir ter o maior número de turmas participantes e a desenvolver as competências necessárias para o séc. XXI e que se enquadram no perfil empreendedor”, contribuindo também para a promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento concelhio e regional.

Previous Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado
Next Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

Artigos Relacionados

Educação

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim de semana

O líder Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) joga domingo com o Carapinheirense. A AD de Lagares da Beira defronta o Tourizense. O Nogueirese desloca-se ao U. Leiria.

Última Hora

Natal em Oliveira do Hospital: Bobadela recebe Concerto de Natal

A Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe no próximo sábado, 22 de dezembro, o Concerto de Natal com a participação de vários grupos. Com início agendado para as

Última Hora

Campeonato de Portugal: FCOH e ADN apresentam-se para a próxima época desportiva

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), equipas do concelho oliveirense, a participar na Série C do Campeonato Nacional, apresentam-se para a época

Última Hora

Coimbra: Polícia recupera ouro e dinheiro furtados do interior de casas

No âmbito de um inquérito de investigação, relacionado com crimes de furto no interior de residências em Coimbra, praticados entre fevereiro e outubro de 2018, foram recuperados vários artigos que

Última Hora

Aqua Village Health Resort & Spa vence mais um prémio internacional pela World Luxury Hotel Awards

O Aqua Village Health Resort & Spa soma e segue com mais um prémio internacional, desta vez como o melhor resort de luxo com águas termais da Europa, pela World

Informação

Exposição “Incêndios 2017-perguntas e respostas” patente nos Paços do Município oliveirense

Encontra-se patente nos Paços do Município, a exposição coletiva de artes plásticas intitulada “Incêndios 2017 – perguntas e respostas”. A exposição é promovida pelo Grupo Why Fire (WiFi) com o

Última Hora

Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos trabalhadores não docentes obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Os alunos

Sociedade

Vários concelhos do país em risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos dos distritos de Faro, Guarda e Bragança apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.   De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio…

Última Hora

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Sociedade

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital isenta de IMI imóveis destruídos pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, em reunião do executivo camarário,…