Município de Oliveira do Hospital cria Museu Digital do Património Imaterial
14 Maio, 2019 981 Views

Município de Oliveira do Hospital cria Museu Digital do Património Imaterial

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital aposta no lançamento do projeto “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial”, um espaço digital destinado a salvaguardar o erário civilizacional do concelho.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, para a recolha e registo do património imaterial, o Município de Oliveira do Hospital conta com vários parceiros, como o Curso Profissional de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH). E foi com estes alunos da turma do 10.º ano, que foi dado o pontapé de saída para este grande projeto com as primeiras recolhas que tiveram lugar na Bobadela, concretamente no Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela e no Museu do Azeite, e ainda na Igreja Moçárabe de Lourosa.

O objetivo deste novo projeto é garantir a preservação da identidade do povo desta região através da recolha e identificação do material já existente bem como da compilação daquele que ainda permanece na memória da população mais idosa, espalhada pelas aldeias e que é guardiã de um conjunto de saberes de experiência feitos que constituem um manancial de ilustração e de arte vivas do passado recente.

Com esta iniciativa do Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro da Cultura e da Educação, será feito um levantamento do património cultural imaterial, nas suas várias vertentes, o que permitirá quantificar o espólio cultural e planificar o seu registo. Segue-se a recolha através de registo em suportes como vídeo e fotografia, que darão origem aos conteúdos multimédia a disponibilizar numa base digital – o “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial” que ficará acessível a todos em qualquer parte do mundo.

Em estreita colaboração com parceiros locais e num espírito, profundamente, formativo e educativo, o Município de Oliveira do Hospital propõe-se reaproveitar o potencial humano existente, envolvendo por isso os jovens alunos dos cursos de multimédia do AEOH e da EPTOLIVA, de forma a garantir o arranque, a continuidade e o enriquecimento do projeto para que se prolongue no tempo.

Previous Três empresas de Arganil entre as melhores do país
Next Conan Osiris não passou à final da Eurovisão

Artigos Relacionados

Informação

Mulher morreu afogada num tanque de rega em aldeia da Guarda

Uma mulher de 90 anos morreu ontem afogada dentro de um tanque de rega em Aldeia do Bispo, Guarda, …

Informação

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Última Hora

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Cultura

Filarmónica Sangianense participou no 5º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de Dezembro” em Lisboa

A Filarmónica Sangianense, de S. Gião, no concelho de Oliveira do Hospital voltou a marcar presença no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de Dezembro” realizado ontem em Lisboa.

Última Hora

Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança

A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida na super especial de Lousada (3,36

Última Hora

Ministério da Saúde abre concurso para 86 médicos de família. 30 vagas são para a ARS Centro

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de um procedimento concursal para preenchimento de 86 postos de trabalho na área de Medicina Geral e Familiar.

Última Hora

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de

Região

Câmara de Nelas propõe à Assembleia para que delibere contra a transferência de competências para o município

A Câmara Municipal de Nelas decidiu propor à Assembleia Municipal, a realizar ainda em janeiro, para que delibere no sentido de “não pretender a transferência…

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Informação

Município de Penacova implementa rede primária de faixas de gestão de combustível

Com o objetivo de promover uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho de Penacova, o Município de Penacova, em parceria com a CIM – Região de Coimbra e

Informação

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

A 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate sem golos ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma vitória à Associação Desportiva Nogueirense (ADN).

Informação

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …