
Município de Oliveira do Hospital atribuiu 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino refere que “atribuição das bolsas de estudo atingiu, este ano, os 50 mil euros, o valor limite orçamentado para a concessão no ano 2018/2019”.
Atendendo às dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, a Câmara Municipal pretende, com este investimento na Educação, “contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira”
“No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, foram atribuídas no presente ano letivo um total de 47 bolsas de estudo, onde se incluem 5 bolsas de mérito escolar destinadas a estudantes do ensino secundário e do ensino superior com aproveitamento escolar excecional. Assim, o apoio para as bolsas de cariz social cifra-se em 46.250 euros e no caso das de mérito excecional o valor é de 3.750 euros”, refere o comunicado.
Nos últimos nove anos, o Município de Oliveira do Hospital atribuiu “390 bolsas de estudo para o ensino superior”, num investimento que “ascende aos 360 mil euros”.
“A bolsa de estudo de cariz social é uma prestação pecuniária no montante máximo de 30% da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital”, explica a autarquia.
Para além do objetivo de estimular a frequência do ensino superior e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo “visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado”.
Artigos Relacionados
Calor coloca seis distritos sob aviso amarelo
Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e
Autarca de Oliveira do Hospital admite avançar para nova manifestação pelas acessibilidades
José Carlos Alexandrino admitiu, em reunião da Assembleia Municipal, avançar com uma nova manifestação para pressionar o governo a resolver o problema das acessibilidades no concelho.
ISEC vai criar pranchas ecológicas
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a desenvolver uma prancha para quem está a aprender a surfar.
Camião de bovinos despistou-se na A17 e obrigou ao corte de trânsito
Um acidente com uma viatura pesada de mercadorias ocorreu na madrugada desta sexta-feira, mas ao início da manhã o trânsito ainda se encontrava cortado.
Vitória algarvia na Etapa Rainha confirmou Amarela de Veloso. Hoje o pelotão parte de Oliveira do Hospital
O sonho de menino de João Rodrigues confirmou-se este domingo no alto da Torre, no final da Etapa Rainha da 81ª Volta a Portugal Santander.
Presidente da CIM da Região de Coimbra remete para o Governo responsabilidades na Proteção Civil
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC), José Carlos Alexandrino, disse que os autarcas não podem assumir responsabilidades …
Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres
O português Nélson Évora conquistou, ontem, a medalha de bronze no triplo salto dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Londres, repetindo o resultado de Pequim 2015, onde
“Neste 6º lugar acho que está espelhada a qualidade que eu tinha e o trabalho que fizemos ao longo da época” (com vídeo)
O sexto lugar na tabela classificativa da Série C do Campeonato Nacional foi o feito alcançado pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, esta época, regressou à competição
Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital
A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …
UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR
A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.
Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve
As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve.
Festival do Secundário realiza-se em Quiaios
Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14