Município de Oliveira do Hospital atribuiu 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

Município de Oliveira do Hospital atribuiu 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino refere que “atribuição das bolsas de estudo atingiu, este ano, os 50 mil euros, o valor limite orçamentado para a concessão no ano 2018/2019”.

Atendendo às dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, a Câmara Municipal pretende, com este investimento na Educação, “contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira”

“No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, foram atribuídas no presente ano letivo um total de 47 bolsas de estudo, onde se incluem 5 bolsas de mérito escolar destinadas a estudantes do ensino secundário e do ensino superior com aproveitamento escolar excecional. Assim, o apoio para as bolsas de cariz social cifra-se em 46.250 euros e no caso das de mérito excecional o valor é de 3.750 euros”, refere o comunicado.

Nos últimos nove anos, o Município de Oliveira do Hospital atribuiu “390 bolsas de estudo para o ensino superior”, num investimento que “ascende aos 360 mil euros”.

“A bolsa de estudo de cariz social é uma prestação pecuniária no montante máximo de 30% da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital”, explica a autarquia.

Para além do objetivo de estimular a frequência do ensino superior e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo “visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado”.

Previous Marco Costa esteve na Meio Mundo para sessão de autógrafos
Next Região: SEF deteta 16 estrangeiros em situação irregular

Artigos Relacionados

Destaque

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Última Hora

Equipa “Vida com Arte” realiza 1º Jantar de Gala solidário em Oliveira do Hospital (com vídeo)

No próximo dia 4 de maio, sábado, pelas 20h00 realiza-se o 1º Jantar de Gala Solidário promovido pela equipa “Vida Com Arte”, no âmbito do projeto “Dou Mais Tempo à

Última Hora

ANCOSE quer repor “60 a 70 por cento” dos animais perdidos no ano passado na região

A Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) já procedeu à entrega de 400 borregas aos pastores que perderam animais no grande incêndio, e espera chegar às “800

Informação

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Informação

“O paradigma da doença mudou. O cancro já não é sinónimo de morte”

Foi ontem apresentado o projeto “Dou Mais Tempo à Vida” pela prevenção do cancro em Oliveira do Hospital, cujo objetivo é “informar e sensibilizar” a comunidade e que já conta

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aposta em novo site de Internet com cunho da “transparência”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, esta manhã, o seu novo site de internet. Com nova imagem gráfica e mais funcionalidades, o site surge com a marca da

Última Hora

Depressão Beatriz: Mais de 200 ocorrências registadas. Mau tempo continua até domingo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 255 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 07h30 de hoje, sendo Braga, Viana do Castelo e Porto os distritos mais

Última Hora

Homem de 49 anos morreu em acidente de trator

Um homem de 49 anos morreu ontem, no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, vítima de um acidente com um trator agrícola.

Informação

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia

Uma mulher com cerca de 60 anos foi, hoje, encontrada morta dentro de um poço em São Paio, Gouveia.

Destaque

Vereadores de saída prometem continuar a trabalhar e a defender o concelho

O vereador do PSD, João Brito, teve ontem a sua última intervenção no executivo municipal de Oliveira do Hospital. De saída, o social-democrata apreciou…

Última Hora

Grupo musical de Lagos da Beira comemora aniversário

É já no próximo domingo, 14 de maio, que o Grupo Musical “Os Amigos de Lagos da Beira” comemora o 5º aniversário.