Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus
13 Maio, 2019 447 Views

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus/ Noite nos Museus que se comemora, anualmente, a 18 de maio.

Para assinalar a efeméride a autarquia, através do pelouro da Cultura, vai disponibilizar visitas guiadas aos vários espaços museológicos do concelho durante esse sábado.

Em comunicado, a autarquia informa que as visitas carecem de inscrição prévia que deve ser formalizada até ao dia 16 de maio através dos contactos do Gabinete de Apoio à Vereação, pelo email [email protected] ou pelo telefone 238 605 257.

No âmbito desta iniciativa podem ser visitados os seguintes espaços museológicos do concelho de Oliveira do Hospital: Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela; Museu do Azeite (Bobadela); Museu Etnográfico da Freguesia de Meruge; Museu Tarquínio Hall, em Lagos da Beira (10H às 16H); Casa da Poesia Maria Amélia de Almeida (Travanca de Lagos); e a Casa Museu da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral, em Oliveira do Hospital (10H às 13H). De referir que todas as visitas são gratuitas, à exceção do Museu do Azeite, cujo preço especial é de 2,50€, e que em caso de necessidade, o Município de Oliveira do Hospital providenciará transporte par as visitas aos museus, com um limite de 27 lugares.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Em 2019, e com base na proposta apresentada por este organismo da UNESCO, o tema da efeméride é “Os Museus como plataformas culturais – museus e cidadania”.

Previous CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios
Next Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”

Artigos Relacionados

Informação

SEF deteta 14 atletas em situação ilegal na zona de Aveiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 14 atletas estrangeiros em situação ilegal no país, no âmbito de ações de fiscalização a clubes de futebol no distrito de Aveiro.

Última Hora

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já

Educação

Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos trabalhadores não docentes obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Os alunos

Educação

Reunião pública da Câmara está a decorrer esta manhã.

A Rádio Boa Nova a acompanhar a reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. De outros assuntos, destaque ao hastear das bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Nesta

Informação

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Informação

Associação de vítimas em condições de recorrer ao Tribunal contra o Estado

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal está mandatada para avançar com uma ação coletiva contra o Estado se o Governo…

Região

Agricultor suspeito de ter ateado fogo em Resende ficou em prisão preventiva

Um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal em Resende, distrito de Viseu, ficou em prisão preventiva depois de ter sido presente a tribunal.

Última Hora

21 detenções, 785 infrações e 78 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 24 a 30 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

José Carlos Alexandrino foi eleito presidente da CIM da Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra elegeu, hoje, por unanimidade o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, como presidente do Conselho Intermunicipal. O autarca oliveirense,

Informação

Tábua inaugurou Posto de Carregamento de Veículos Elétricos

A Câmara Municipal inaugurou esta manhã o Posto de Carregamento de Veículos Elétricos, assinalando desta forma a comemoração do Dia Mundial da Energia, firmando a aposta deste executivo na promoção

Sociedade

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Região

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.