Município de Oliveira do Hospital conta com apoio financeiro para combater vespa asiática

Município de Oliveira do Hospital conta com apoio financeiro para combater vespa asiática

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital aprovou recentemente, junto do Fundo Florestal Permanente (FFP), uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos de vespa velutina – vulgarmente conhecida como vespa asiática –, num montante de dez mil euros.

Esta medida engloba-se no eixo de intervenção “Funções Ecológicas, Sociais e Culturais da Floresta” do FFP que pretende, através deste financiamento, apoiar os municípios na tarefa de detecção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) tem vindo desde há vários anos a despoletar um conjunto de medidas de vigilância, controlo e destruição de ninhos/colónias de Vespa velutina. Já em 2017, foi introduzida a georreferenciação online dos ninhos, tornando mais eficaz a monitorização da distribuição e expansão da praga da vespa asiática, bem como a intervenção e tratamento.

O ano de 2018 foi entretanto aquele em que se verificou um exponencial aumento de ninhos de Vespa velutina, com o avistamento e consequente destruição de 120 ninhos/colónias, registados na plataforma SOS Vespa.

No decorrer do presente ano e até ao momento, com especial incidência nos meses de Julho e Agosto, foram já detetados e exterminados 200 ninhos um pouco por todo o território concelhio, que não estão circunscritos apenas às zonas rurais, encontrando-se já em áreas urbanas, o que potencia a proximidade à população.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Ao longo destes anos a CMOH, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil e em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, tem vindo a afinar vários procedimentos com a finalidade de acionar as intervenções com grande imediatismo.

O Município de Oliveira do Hospital apela à colaboração da população na identificação de novos ninhos, cuja destruição impedirá o nascimento de centenas de obreiras desta espécie.

Poderão fazê-lo através de um contacto telefónico com o município (238 605 250), ou ainda, na Plataforma online SOS Vespa, para posterior validação da informação por estes serviços.

Previous Furto na Lajeosa rendeu três mil euros em ouro e prata aos assaltantes
Next Caramulo Motorfestival com "a maior edição de sempre" de 6 a 8 de setembro

Artigos Relacionados

Última Hora

Funerais começam amanhã em Oliveira do Hospital

As cerimónias fúnebres das vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital iniciam amanhã, pelas 09h00, com o funeral de Pedro Neves, …

Informação

Pedrógão Grande: Câmara distribui 350 mil euros a agricultores

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande vai distribuir 350 mil euros de donativos para os agricultores do concelho que perderam barracões agrícolas.

Última Hora

Viseu: GNR identificou dois suspeitos da prática de crime de fogo florestal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Moimenta da Beira, identificou dois homens, com 61 e 77 anos, por suspeita da prática de crime de

Educação

Seia integra plano de alojamento para o ensino superior

A Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A., realizou, a convite da Câmara Municipal de Seia, uma visita de trabalho a Seia, com o Instituto Politécnico da

Última Hora

MAAVIM denuncia irregularidades nos apoios a casas afetadas pelos incêndios na Assembleia da República

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) denunciou ontem, junto da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, situações de irregularidades na reconstrução

Informação

Três doces de Arganil apurados para a próxima fase do concurso 7 Maravilhas de Portugal

Como resultado da candidatura apresentada pela Confraria do Bucho de Arganil ao Concurso “7 Maravilhas de Portugal – Doces”, o júri constituído por vários especialistas na temática na sua primeira

Última Hora

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver

Informação

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.

Informação

Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Um carro despistou-se, ao início desta tarde, no IC2 no sentido sul-norte antes da saída para o Hospital dos Covões, em Coimbra.

Informação

Agrupamento de Escolas assinala o “renascer” do concelho com Festa da Primavera (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, nos dias 19, 20 e 21 de março, a primeira edição da Festa da Primavera. A iniciativa que reúne um

Última Hora

Meninos da “sala verde” da FAAD visitaram a Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova recebeu, esta manhã, a visita do grupo de meninos da “Sala Verde” do infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Região

Estudantes do IPC manifestam-se contra o aumento de 150 Euros no valor das propinas

As associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, entre as quais a da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, manifestaram-se ontem…