Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital está a apelar aos proprietários de terrenos rústicos, para que “procedam rapidamente ao arranque dos pequenos eucaliptos que, depois do incêndio de 15 de outubro de 2017,…

… nasceram espontaneamente nas suas propriedades, com especial enfoque junto dos aglomerados populacionais”.

Explicando que o “eucalipto está a invadir o território, por via da germinação descontrolada das sementes,  formando mantos contínuos que impedem o crescimento de outras espécies”, o Gabinete Técnico Florestal (GTF)  Municipal adverte, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova,  que  “estas jovens plantas não se transformarão em árvores com valor económico mas sim num grave e dispendioso problema para o seu proprietário, já que apenas irão formar varas finas sem qualquer interesse”.

De acordo com o Gabinete Técnico Florestal “se este jovens eucaliptos não forem arrancados com urgência, a sua eliminação só será possível  com recurso a corte e aplicação de herbicida, o que causará prejuízos à natureza e ao homem. Para além disso, provocarão um aumento da carga de combustível inflamável”.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que recentemente pediu ajuda ao governo para travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas zonas afetadas pelos incêndios, apela aos proprietários para que “efetuem estas ações de arranque de eucaliptos, voltando a sublinhar que se não for definida rapidamente um estratégia nacional, não há dúvidas de que num futuro próximo vamos ter aqui autênticos barris de pólvora em matéria de risco de incêndio rural”

Dando conta de que “mais de 95 por cento da floresta do concelho é de natureza privada”, o autarca refere ainda que o Município de Oliveira do Hospital estará disponível para “mobilizar grupos de voluntariado que venham a proceder ao arranque de eucaliptos em terrenos de privados que concedam autorização para esse efeito”.

Em comunicado, José Carlos Alexandrino refere que “o reordenamento florestal tem que ser efetivamente um desígnio nacional e as próximas gerações não nos perdoarão se desperdiçarmos esta oportunidade que o país tem para fazer uma verdadeira reforma florestal”.

Previous Homem matou irmão a tiro em Coimbra
Next João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Mulher desaparecida em Coimbra foi encontrada pela PSP

A mulher que estava desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira em Coimbra foi encontrada na tarde de terça-feira, perto do centro comercial Fórum, na cidade.

Última Hora

“SOS ARGANIL” promove nova ação de reflorestação

A Associação “SOS ARGANIL”, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e colaboração com as empresas Sentido Verde e Toyota Portugal,…

Última Hora

Instituto Politécnico da Guarda acolhe Conferência de Comunicação e Relações Públicas

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe, nos dias 18 e 19 de dezembro, a I Conferência de Comunicação e Relações Públicas.

Última Hora

Região: PJ deteve dois suspeitos por crime de lenocínio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Lenocínio.

Destaque

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Região

GNR deteve homem de 34 anos suspeito de tráfico de droga

Um homem de 34 anos foi detido, na segunda feira, dia 17, na Figueira da Foz, por suspeita de tráfico de droga. A GNR procedeu ainda à apreensão de produto

Última Hora

Sónia Ribeiro é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Sónia Ribeiro, investigadora na área de Química Analítica e…

Região

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Informação

Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje palco de um debate sobre a floresta portuguesa, agora que o concelho atravessa um “momento de viragem”, após

Região

Liga Portuguesa Contra o Cancro suspende peditório em Oliveira do Hospital

O habitual peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com início a 1 de novembro, não se vai realizar no concelho de Oliveira do Hospital…

Informação

25 de abril: Alexandrino quer aproximar comemorações aos oliveirenses

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou, ontem, a vontade de aproximar as comemorações do 25 de abril à população do concelho. José Carlos Alexandrino sugeriu que,