Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

O Município de Oliveira do Hospital está a apelar aos proprietários de terrenos rústicos, para que “procedam rapidamente ao arranque dos pequenos eucaliptos que, depois do incêndio de 15 de outubro de 2017,…

… nasceram espontaneamente nas suas propriedades, com especial enfoque junto dos aglomerados populacionais”.

Explicando que o “eucalipto está a invadir o território, por via da germinação descontrolada das sementes,  formando mantos contínuos que impedem o crescimento de outras espécies”, o Gabinete Técnico Florestal (GTF)  Municipal adverte, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova,  que  “estas jovens plantas não se transformarão em árvores com valor económico mas sim num grave e dispendioso problema para o seu proprietário, já que apenas irão formar varas finas sem qualquer interesse”.

De acordo com o Gabinete Técnico Florestal “se este jovens eucaliptos não forem arrancados com urgência, a sua eliminação só será possível  com recurso a corte e aplicação de herbicida, o que causará prejuízos à natureza e ao homem. Para além disso, provocarão um aumento da carga de combustível inflamável”.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que recentemente pediu ajuda ao governo para travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas zonas afetadas pelos incêndios, apela aos proprietários para que “efetuem estas ações de arranque de eucaliptos, voltando a sublinhar que se não for definida rapidamente um estratégia nacional, não há dúvidas de que num futuro próximo vamos ter aqui autênticos barris de pólvora em matéria de risco de incêndio rural”

Dando conta de que “mais de 95 por cento da floresta do concelho é de natureza privada”, o autarca refere ainda que o Município de Oliveira do Hospital estará disponível para “mobilizar grupos de voluntariado que venham a proceder ao arranque de eucaliptos em terrenos de privados que concedam autorização para esse efeito”.

Em comunicado, José Carlos Alexandrino refere que “o reordenamento florestal tem que ser efetivamente um desígnio nacional e as próximas gerações não nos perdoarão se desperdiçarmos esta oportunidade que o país tem para fazer uma verdadeira reforma florestal”.

Previous Homem matou irmão a tiro em Coimbra
Next João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

Artigos Relacionados

Informação

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.

Sociedade

Secção do Centro alerta para “inundação” de médicos na próxima década

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, alertou hoje que na próxima década vai ocorrer uma “inundação” …

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital promovem desmancha do porco e caminhada solidária

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital promove, no próximo domingo, dia 3 de junho, a habitual desmancha do porco.

Última Hora

Cerimónias fúnebres do bispo emérito da Guarda realizam-se esta tarde

As cerimónias fúnebres de D. António dos Santos estão marcadas para esta tarde. O bispo emérito da Guarda faleceu segunda-feira no Hospital Distrital da Guarda aos 85 anos.

Última Hora

Bombeiros de Coja adiam Festa de S. Miguel devido aos incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja, no concelho de Arganil, decidiu adiar a Festa de S.Miguel, prevista para 15 de outubro,…

Sociedade

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Informação

Proteção Civil emite aviso à população pelo agravamento do estado do tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas no norte e centro do país, prevendo-se o período crítico entre o

Informação

Multiplicam-se as críticas ao mau estado da Estrada da Beira

O estado em que se encontra a Estrada Nacional 17, conhecida Estrada da Beira, tem gerado muita contestação e tem sido alvo de fortes críticas nas redes sociais, e mais

Última Hora

Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio que ocorreu na madrugada de domingo no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu.

Última Hora

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de dezembro, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, uma