Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019

Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019 no Município de Nelas, no valor de 21,0milhões de euros, foram aprovados, por maioria, na última reunião de Câmara.

Com um total de 21,9 milhões de euros, quer do lado da receita (10 milhões de correntes e 11,8 milhões de capital), quer do lado da despesa (8,9 milhões de correntes e 12,9 milhões de capital ou investimento), o Orçamento Municipal é bastante significativo por resultar no maior montante dos últimos anos, destinando a investimento quase 13 milhões de euros, 60% do total das despesas previstas.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que este nível de investimento é possível com base nas obras já financiadas pela Câmara Municipal nos fundos comunitários do PT2020, fundos esses de montante total já superior a 22 milhões de euros e que tem expressão em 2019 com entrada nos cofres municipais de montante superior a nove milhões de euros.

O Município de Nelas tem neste momento em curso 11 empreitadas que prosseguem em 2019, das quais se destacam ETARs, Escolas e Reabilitação Urbana, a que prevê juntar empreitadas de novas ETARs, um novo sistema de armazenamento e abastecimento de água, e requalificação de infraestruturas culturais e áreas de acolhimento empresarial, entre outras.

Estes projetos, com financiamento comunitário, com uma comparticipação municipal que tem financiamento bancário aprovado, implicarão um endividamento total do município no final de 2019 de 12,5 milhões de euros, sendo totalmente realizado. O investimento a realizar, o maior de sempre, não prejudicará a manutenção da qualidade do serviço municipal em todas as suas áreas de intervenção, razão pela qual o orçamento comporta a despesa de integração no quadro de pessoal dos 49 trabalhadores precários admitidos em 1 de agosto de 2018, bem como a manutenção de uma taxa mínima de IMI de 0,30% nos prédios urbanos.

image_pdfimage_print
Previous Região: Militares do GIPS identificaram suspeitos de furtos de combustível
Next Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

Artigos Relacionados

Informação

Acidentes nas estradas provocaram 378 mortos, mais 56 do que em 2016

O número de mortos nas estradas portuguesas aumentou este ano cerca de 17%, tendo os acidentes rodoviários provocado 378 vítimas mortais, indicou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Última Hora

Dezanove concelhos de oito distritos estão em risco máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e Aveiro estão hoje em risco máximo de incêndio, …

Destaque

Eptoliva comemora 25 anos

O ensino profissional está de parabéns no concelho de Oliveira do Hospital e na região. A Eptoliva comemora hoje, dia 11 de novembro, 25 anos desde a sua fundação.

Informação

Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil

Arganil esteve em festa na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, com a primeira edição das Marchas do Concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que levou às ruas

Última Hora

Mais de 100 bombeiros e 7 meios aéreos combatem chamas na Guarda

Mais de 100 bombeiros estão a combater, na tarde desta segunda-feira, um incêndio em Matança, no concelho de Fornos de Algodres, na Guarda.

Sociedade

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.

Região

Bolo Vínico gigante nos 25 anos da Feira dos Vinhos de Nelas

A 25ª edição da Feira dos Vinhos de Nelas, que decorre de 2 a 4 de setembro, vai ficar marcada pelo fabrico de um bolo vínico com cerca de 250

Região

25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de janeiro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes. Este é o resultado de um conjunto de

Informação

Governo disponibiliza 28 milhões para mudar espécies em áreas ardidas

O secretário de Estado das Florestas anunciou hoje que o Governo vai lançar uma medida de 28 milhões de euros para substituição em áreas ardidas de espécies de crescimento rápido,

Informação

Taça Hugo dos Santos disputa-se novamente em Oliveira do Hospital e com novo figurino

Oliveira do Hospital volta a ser, em 2017, a capital do basquetebol ao receber a Taça Hugo dos Santos, que se realizará entre os dias 2 e 5 de fevereiro

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota contas de 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne, hoje, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre do Município. Entre outras matérias, os deputados apreciam e votam… …

Última Hora

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Informação

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa vai passar férias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai cumprir a promessa de passar parte das suas férias nas zonas afetadas pelos grandes incêndios do ano passado.

Região

Moimenta da Beira: 16 detidos no Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’

A GNR deteve, no passado sábado, 15 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e 43 anos, por ocasião do Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’.

Última Hora

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Informação

Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

No próximo dia 22 de junho, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e o Programa Regional da Diabetes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro organizam, entre as 8h45

Destaque

Oliveira do Hospital assistiu às “melhores marchas populares de sempre”

Milhares de pessoas marcaram presença naquela que é considerada como “a melhor” edição das Marchas populares já realizada em Oliveira do Hospital. À qualidade das marchas …

Informação

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Informação

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Esta sexta-feira a neve cobriu de branco a Serra da Estrela e chegou à cidade da Guarda. Algumas das principais estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje encerradas

Informação

Das 44 vítimas mortais que resultaram dos incêndios, cinco estão por identificar

Cinco das 44 pessoas que morreram nos incêndios florestais que deflagraram há uma semana, em várias zonas do país, estão ainda por identificar,…

Última Hora

ASAE deteta 23 infrações e apreende mais de 800 artigos de Carnaval

A ASAE instaurou 23 processos de contraordenação e apreendeu cerca de 840 artigos de Carnaval, num valor que rondou os nove mil euros, durante uma operação de fiscalização realizada em

Destaque

Deslizamentos e quedas de árvores em Oliveira do Hospital. Proteção Civil atenta à subida do Rio Alva

O mau tempo que se tem feito sentir provocou “um conjunto de situações de deslizamento de terras, queda de árvores e o aumento do caudal do Rio Alva”, referiu o

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.