Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019

Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019 no Município de Nelas, no valor de 21,0milhões de euros, foram aprovados, por maioria, na última reunião de Câmara.

Com um total de 21,9 milhões de euros, quer do lado da receita (10 milhões de correntes e 11,8 milhões de capital), quer do lado da despesa (8,9 milhões de correntes e 12,9 milhões de capital ou investimento), o Orçamento Municipal é bastante significativo por resultar no maior montante dos últimos anos, destinando a investimento quase 13 milhões de euros, 60% do total das despesas previstas.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que este nível de investimento é possível com base nas obras já financiadas pela Câmara Municipal nos fundos comunitários do PT2020, fundos esses de montante total já superior a 22 milhões de euros e que tem expressão em 2019 com entrada nos cofres municipais de montante superior a nove milhões de euros.

O Município de Nelas tem neste momento em curso 11 empreitadas que prosseguem em 2019, das quais se destacam ETARs, Escolas e Reabilitação Urbana, a que prevê juntar empreitadas de novas ETARs, um novo sistema de armazenamento e abastecimento de água, e requalificação de infraestruturas culturais e áreas de acolhimento empresarial, entre outras.

Estes projetos, com financiamento comunitário, com uma comparticipação municipal que tem financiamento bancário aprovado, implicarão um endividamento total do município no final de 2019 de 12,5 milhões de euros, sendo totalmente realizado. O investimento a realizar, o maior de sempre, não prejudicará a manutenção da qualidade do serviço municipal em todas as suas áreas de intervenção, razão pela qual o orçamento comporta a despesa de integração no quadro de pessoal dos 49 trabalhadores precários admitidos em 1 de agosto de 2018, bem como a manutenção de uma taxa mínima de IMI de 0,30% nos prédios urbanos.

Previous Região: Militares do GIPS identificaram suspeitos de furtos de combustível
Next Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

Artigos Relacionados

Informação

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de

Última Hora

Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Uma colisão entre uma viatura ligeira e uma moto provocou hoje um morto em Gatões, Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Cultura

Concerto Solidário e visita de Presidente da República marcam Natal e Fim de Ano em Oliveira do Hospital

É já neste sábado, a partir das 22 horas, que acontece o Concerto Solidário no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Educação

EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com

Informação

Idoso ficou gravemente ferido após queda de muro com mais de três metros em Chão Sobral

Um homem, com 78 anos, ficou ontem de manhã gravemente ferido na sequência de uma queda de uma altura de mais de três metros, em Chão Sobral.

Informação

Floresta, prevenção de incêndios e proteção civil marcaram “Prós e Contras” em Oliveira do Hospital

Autarcas, elementos do governo, dirigentes associativos e população foram os protagonistas do programa debate da RTP “Prós e Contras”, realizado a partir de Oliveira do Hospital e conduzido pela jornalista

Destaque

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns médicos” do Centro de Saúde que se recusam a fazer …

Última Hora

PJ deteve homem de 60 anos e jovem de 18 por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças, de que foram vítimas duas meninas,

Região

Região: Acidente causa um morto e um ferido

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na sequência do despiste, hoje, de um veículo ligeiro na autoestrada A23, junto ao nó sul do Fundão.

Última Hora

Luís Lagos é candidato à Distrital de Coimbra do CDS

O oliveirense  Luís Lagos é candidato à sucessão de Paulo Almeida na liderança da Distrital de Coimbra do CDS, adianta o jornal online Notícias de Coimbra. Luís Lagos, 38 anos, natural

Região

Secção do Centro alerta para “inundação” de médicos na próxima década

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, alertou hoje que na próxima década vai ocorrer uma “inundação” …

Destaque

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …