Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem sido prática nos últimos anos.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Arganil é uma das 104 autarquias, entre as 308 do país, que opta por não aplicar o imposto municipal que incide sobre o lucro das empresas, aliviando a carga fiscal dos empresários do concelho.

Manter a derrama nos 0% é uma das medidas que integra o pacto de benefícios fiscais previstas no Orçamento Municipal para 2019, cujo propósito passa não só por incentivar e apoiar a atividade empresarial no concelho, visando atrair empreendedores e investimento, como por proporcionar uma maior estabilidade do orçamento familiar, contribuindo para o aumento do bem-estar e qualidade de vida dos munícipes.

Destacam-se, além desta, outras medidas municipais que concorrem para a afirmação de Arganil como um concelho verdadeiramente amigo das famílias. Voltou a ser aplicada, em 2019, a taxa de Imposto sobre Imóveis (IMI) mais reduzida do país (0,3%). Paralelamente, o Município aderiu ao IMI Familiar, que prevê a redução deste imposto mediante o número de dependentes: famílias com um filho têm uma dedução de 20 euros neste imposto; com dois dependentes, a redução passa a ser de 40 euros e com três ou mais filhos a redução ascende aos 70 euros.

Por outro lado, a autarquia de Arganil devolve 5% do IRS aos munícipes com residência fiscal no concelho, prescindindo integralmente do Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares que o Estado Central transfere para os seus cofres. Uma medida que distingue Arganil como um dos 26 Municípios a nível nacional e o único do Distrito de Coimbra a abdicar dos 5% do IRS que a lei lhe atribui, defendendo convictamente o propósito de colocar as pessoas no centro das suas políticas e promover a competitividade do concelho.

“Ao mesmo tempo, numa consciente política de responsabilidade social, o Município de Arganil garante os tarifários de água mais reduzidos do país, que têm em consideração a dimensão do agregado familiar, de modo a evitar penalizar as famílias com maior número de filhos. Políticas que justificam, sobremaneira, a distinção de Arganil como uma das Autarquias + Familiarmente Responsáveis do país, pelo observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Arganil foi reconhecido pela capacidade interventiva e o contínuo empenho em fomentar não só a continuidade das práticas de apoio à família, como estimular a adoção de novas medidas”, lê-se no comunicado.

Previous Alice Gouveia apresenta novo livro “De Costas Voltadas” (Com vídeo)
Next Portugal 2020: Projetos aprovados no interior ultrapassam 400 milhões de euros

Artigos Relacionados

Politica

Assembleia Municipal vota empréstimo de dois milhões de Euros

A proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de euros constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Fogo em Manteigas mantém uma frente ativa

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, mantinha hoje de manhã …

Informação

Ministro da Economia na inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

  A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que abre portas este sábado, 11 de março, será inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel

Região

Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

A PSP deteve na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30, um homem de 52 nos que estava a conduzir em estado de embriaguez.

Informação

 Centro de Portugal volta a ultrapassar o milhão de dormidas

Em junho, o Centro de Portugal confirmou a tendência de crescimento dos últimos meses e registou, pelo segundo mês consecutivo, mais de meio de milhão de dormidas. …

Região

Quatro arguidos entre os que pediram apoios para a reconstrução em Pedrógão Grande

O Ministério Público informou hoje que, “até agora, foram constituídos quatro arguidos” no âmbito do “inquérito onde se investigam as irregularidades relacionadas …

Região

PJ desmantelou associação criminosa de tráfico de pessoas para  exploração laboral

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a intervenção direta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, numa ação conjunta com a Guarda Civil espanhola, …

Informação

Há mais praias acessíveis no concelho de Oliveira do Hospital

A época balnear que arrancou no dia 1 de julho fica marcada, no concelho de Oliveira do Hospital pela classificação de mais uma praia fluvial já considerada “Praia Acessível”.

Informação

Homem morre soterrado em Castro Daire

Um homem de 49 anos morreu, esta terça-feira, soterrado numa vala com cerca de cinco metros de profundidade, em Pepim, Castro Daire, distrito de Viseu.

Sociedade

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Informação

Aldeia das Dez prepara a XV Festa da Castanha

Aldeia das Dez prepara-se para a XV Festa da Castanha que se realiza no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, …

Última Hora

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.