Município de Arganil e CCDRC entregam última habitação reconstruída após o incêndio

Município de Arganil e CCDRC entregam última habitação reconstruída após o incêndio

image_pdfimage_print

A poucos dias de se cumprirem dois anos desde o grande incêndio de 15 de outubro de 2017, que deixou sem lar largas dezenas de famílias no concelho de Arganil, a Câmara Municipal, representada pelo vereador Luís Almeida,…

…e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na pessoa de António Veiga Simão, vice-presidente, procederam à entrega da última habitação reconstruída ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes.

A entrega da chave do renovado lar ao casal Nikolas e Elizabeth e às suas três filhas, que trocaram a Alemanha por Portugal para viver, decorreu na passada sexta-feira, 4 de outubro, no lugar da Lomba do Poisio, na freguesia de Benfeita. Este ato simbólico “encerra um amplo processo que, apesar de naturalmente complexo e demorado, decorreu com assinalável normalidade e celeridade nos últimos 24 meses”, enaltece Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Trata-se, por isso, de “um dia com um profundo significado para o concelho de Arganil, simbolizando e refletindo todo o empenho e esforço realizados pelo Município para contornar e minimizar as consequências do trágico incêndio, dando motivos aos nossos munícipes para olharem para o futuro com mais esperança, com o conforto e a tranquilidade merecidos”, realça o autarca.

Dos 69 pedidos de apoio à reconstrução aprovados no concelho de Arganil, 59 habitações permanentes, parcial ou totalmente destruídas pelo incêndio de há dois anos, encontram-se concluídas e entregues às famílias. Em fase de execução estão ainda dez habitações, cuja construção é da responsabilidade dos requerentes. Nestes casos, as famílias contrataram diretamente as empresas de construção, sendo ressarcidas pela CCDR Centro à medida que os documentos de despesa são apresentados.

“Desde que Arganil foi o primeiro concelho a beneficiar do apoio à reconstrução das habitações permanentes, no início de janeiro de 2018”, aponta Luís Paulo Costa, “muitos foram os recursos humanos e financeiros colocados ao serviço da recuperação do território, permitindo levar a bom porto todo este processo, desenvolvido em estreita colaboração com a CCDRC”.

Previous 59  acidentes e 1112 infrações na última semana no distrito de Coimbra
Next Castelo Branco: Dez meios aéreos combatem fogo em povoamento florestal

Artigos Relacionados

Última Hora

Centro de Portugal presente na Feira de Lyon

O Centro de Portugal está representado, pela primeira vez, na Feira de Lyon – Foire de Lyon, que decorre entre os dias 23 de março e 2 de abril.

Informação

Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma viatura foi alvo de furto na última madrugada, na cidade de Oliveira do Hospital. A GNR registou ainda uma tentativa de assalto numa empresa de transformação de pedra na

Educação

AEOH é escola de referência na reutilização de manuais

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), Carlos Carvalheira, foi convidado pelo Ministério da Educação para explicar publicamente a metodologia seguida  pela escola oliveirense,  no âmbito

Última Hora

Tribunal de Contas concedeu visto para reabilitação de habitações em Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas concedeu, esta quinta-feira, o visto para a reabilitação de habitações destruídas pelo grande incêndio em Oliveira do Hospital.

Última Hora

18 detenções, 482 infrações e 81 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 31 de julho a 6 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Informação

Guarda: Homem de 85 anos desaparecido no concelho de Pinhel

Um homem de 85 anos de idade está a ser procurado no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, na sequência de um alerta, ontem, pelas 18h30, para o seu desaparecimento.

Educação

Eptoliva premiada como melhor escola profissional do país no Congresso Nacional “Cientistas em Ação”

A Eptoliva-Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, classificou-se em 3º lugar no XIII Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de

Informação

Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal é formalmente constituída amanhã

Amanhã, dia 3 de Novembro, pelas 12h00, no Palácio da Justiça de Oliveira do Hospital, decorre cerimónia de constituição formal …

Programas

A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de

Última Hora

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Informação

Homem morreu afogado numa represa em Castelo Branco

Um homem com cerca de 60 anos morreu hoje afogado numa represa, em Alcains, no concelho de Castelo Branco, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Última Hora

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…