Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios
31 Julho, 2018 1006 Views

Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

Na sequência da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, entende a Câmara Municipal de Arganil dirigir, agora, o seu empenho e esforços para a recuperação das habitações não permanentes.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia reconhece que as casas de segunda habitação assumem uma extrema importância na dinâmica da vida das aldeias, sendo, muitas vezes, o elo remanescente de muitos arganilenses às suas origens.

Apesar de o Governo se ter comprometido com o financiamento da reconstrução das habitações não permanentes destruídas pelos incêndios, o Município refere que a única solução apresentada implica que os municípios tenham que se endividar para apoiar tal reconstrução.

A Câmara Municipal de Arganil lamenta que o Governo tenha criado expectativas e agora as defraude.

De facto, a solução que o Governo veio apresentar no passado mês de junho limita-se a criar um mecanismo que transfere os encargos financeiros das reconstruções das habitações não permanentes para os municípios.

A adesão a este mecanismo implica que os municípios se endividem junto do Fundo de Apoio Municipal (FAM), para poderem apoiar a reconstrução daquelas habitações não permanentes.

Desta forma, o executivo camarário decidiu aderir àquele mecanismo, não ignorando que o endividamento resultante deste processo implicará a redução da capacidade de intervenção municipal nas restantes áreas de atuação.

Previous Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez
Next Governo proíbe o uso do fogo devido às altas temperaturas

Artigos Relacionados

Cultura

São Paio de Gramaços acolhe 38º Festival de Folclore Beira Serra

O Rancho Folclórico Sampaense promove, no próximo fim-de-semana, 13 e 14 de julho, o 38º Festival de Folclore Beira Serra, em São Paio de Gramaços.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro:”Há que tirar o chapéu aos irmãos (Rui e Carlos) Gonçalves”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro”, espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves lança o olhar “pelo interior”…

Região

CIM Coimbra defende reformulação das ajudas à agricultura

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por unanimidade, um documento que propõe a reformulação das ajudas públicas previstas…

Região

Lourosa assinalou um ano de Unidade Móvel de Saúde na freguesia

A Junta de Freguesia de Lourosa assinalou, no dia 27 de janeiro, um ano desde que a Unidade Móvel de Saúde do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com

Última Hora

Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital

Mais de 1400 pessoas, a maioria crianças deram hoje vida a mais um Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) alusivo ao tema “Património Cultural”.

Última Hora

Sociedade Recreativa Penalvense comemora aniversário com Semana Cultural

No âmbito da comemoração do seu 80º aniversário, a Sociedade Recreativa Penalvense, irá realizar na última semana de dezembro, em Penalva de Alva, um evento alargado dedicado à cultura e

Desporto

4ª Corrida do Alva à espera de mais de 200 participantes no próximo domingo

É já no próximo domingo, dia 4 de março, que se realiza a 4ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e

Politica

Autarca de Oliveira do Hospital reivindicou IC6 e arranjo das EN 17 e 230 a António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o congénere de Seia, reivindicou ontem ao primeiro ministro António Costa…

Última Hora

Castro Daire: Mais de 100 bombeiros e 5 meios aéreos combatem incêndio

Um incêndio deflagrou ao início da tarde desta terça-feira em Castro Daire, na localidade de Ribolhos.

Desporto

Autarca de Oliveira do Hospital demarca-se da polémica que envolve o Nogueirense e o FCOH

José Carlos Alexandrino falou, pela primeira vez em público, do caso que envolve o Nogueirense e o FCOH para se demarcar da polémica que atribui a “problemas” entre dirigentes.

Informação

A.D. Lagares da Beira joga último jogo do campeonato este domingo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira joga, este domingo, 19 de maio, o último jogo do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra.

Última Hora

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.