Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Em Lisboa, na margem sul, deu vida ao movimento “rumo ao camião” que já possibilitou a entrega de toneladas de bens.

Ontem, dia 29, foi dia de entrega no concelho de Oliveira do Hospital. Em Aldeia das Dez, Paulo Costa descarregou telhas e chapas necessárias à recuperação de uma habitação. De passagem também por Travanca de Lagos, o homem que enverga a camisola de apoio aos concelhos de Oliveira do Hospital e de Tábua contou que esta foi a terceira visita do movimento a este território afetado pelo fogo. Na terça-feira, o Movimento “Rumo ao Camião” descarregou por cá dois camiões com mobiliário e matérias de construção recolhidos em Lisboa, na margem sul.

Paulo Costa reside na Sobreda da Caparica, em Lisboa, mas desde o dia 15 de outubro que logo decidiu que iria fazer chegar a ajuda a esta região. “Tive o privilégio de conhecer o professor Alexandrino que me fez motivar mais”, contou à Rádio Boa Nova o homem que faz questão de transmitir em direto no facebook todas as entregas que faz, no sentido de provar que as ajudas chegam a quem mais necessita e “não ficam fechadas num armazém”.

Desde o dia 15 de outubro, Paulo Costa perdeu a conta às toneladas de bens que já conseguiu entregar com os seus amigos. Sabe que tem sido um “esforço imenso” da sua parte e de muitas outras pessoas que, em Lisboa, recolhem os bens porta a porta. Agradece gentileza dos privados que lhe cedem armazéns para a recolha dos bens e da empresa de camionagem de Viseu que faculta o transporte. Só assim é possível “fazer chegar a ajuda a diversas pessoas”. Paulo Costa conta com uma lista de necessidades. À Rádio Boa Nova adiantou que todos os dias recebe “20 a 30 pedidos através do facebook”, notando porém que há pessoas que pedem ajuda e não passam necessidade. Uma realidade que logo constata quando chega ao local. Assegura que as ajudas estão a ser canalizadas para quem mais necessita.

movimento rumo camiao2No terreno a atestar as dificuldades das pessoas, Paulo Costa considera que o governo deveria ajudar mais porque as Câmaras não conseguem sozinhas fazer face a tantas necessidades.

 

Previous Banco Alimentar promove nova campanha de recolha de alimentos este fim de semana
Next Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Artigos Relacionados

Última Hora

Avião da TAP assinala 72.º aniversário com pintura retro (com vídeo)

A TAP voltou aos anos 70 para dar uma imagem retro a um dos seus aviões. O objetivo é assinalar o 72 anos da Transportadora Aérea Portuguesa.

Cultura

“Casa da Memória” vai ser requalificada para preservar memória da terra e gentes da Serra do Açor

O projeto “A Casa da Memória”, a residência artística de Pedro Melo Alves e o projeto “Desenhar a Essência dos Lugares” vão ser apresentados esta sexta-feira, 27 de julho, pelas

Última Hora

Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital

O Ministro da Saúde desloca-se amanhã, 31 de outubro, ao concelho de Oliveira do Hospital. Adalberto Campos Fernandes marca presença, …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado pelo Município de Oliveira do Hospital na próxima terça-feira, dia 27 de setembro com a iniciativa…

Informação

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Última Hora

Estudantes do IPC manifestam-se contra o aumento de 150 Euros no valor das propinas

As associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, entre as quais a da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, manifestaram-se ontem…

Informação

Desporto: Resultados de fim de semana

FUTEBOL: Na jornada 7 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa da AD Nogueirense foi a Coimbra empatar 1-1 frente à Académica SF. Na classificação o Nogueirense é 8º com

Última Hora

Incêndio consumiu armazém em Gouveia

Um incêndio deflagrou, ontem, num armazém na freguesia de São Pedro e São Julião, em Gouveia.

Região

Viseu e Mangualde unem-se para criar ciclovia

As Câmaras de Viseu e Mangualde assinaram ontem, 26 de novembro, um acordo para desenvolverem um estudo prévio para a criação de uma ciclovia entre as duas cidades.

Informação

Condutor que atropelou peregrinos em Coimbra conhece sentença na quarta

O jovem condutor que em 2015 atropelou mortalmente cinco peregrinos e que deixou outros quatro feridos conhece a sentença na quarta-feira, no Tribunal de Coimbra.

Informação

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20

Informação

Leiria: Casal encontrado morto com ferimentos de bala

Um homem e uma mulher, que se presume serem marido e mulher, foram encontrados sem vida em casa, em Monte Real, em Leiria.