Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Em Lisboa, na margem sul, deu vida ao movimento “rumo ao camião” que já possibilitou a entrega de toneladas de bens.

Ontem, dia 29, foi dia de entrega no concelho de Oliveira do Hospital. Em Aldeia das Dez, Paulo Costa descarregou telhas e chapas necessárias à recuperação de uma habitação. De passagem também por Travanca de Lagos, o homem que enverga a camisola de apoio aos concelhos de Oliveira do Hospital e de Tábua contou que esta foi a terceira visita do movimento a este território afetado pelo fogo. Na terça-feira, o Movimento “Rumo ao Camião” descarregou por cá dois camiões com mobiliário e matérias de construção recolhidos em Lisboa, na margem sul.

Paulo Costa reside na Sobreda da Caparica, em Lisboa, mas desde o dia 15 de outubro que logo decidiu que iria fazer chegar a ajuda a esta região. “Tive o privilégio de conhecer o professor Alexandrino que me fez motivar mais”, contou à Rádio Boa Nova o homem que faz questão de transmitir em direto no facebook todas as entregas que faz, no sentido de provar que as ajudas chegam a quem mais necessita e “não ficam fechadas num armazém”.

Desde o dia 15 de outubro, Paulo Costa perdeu a conta às toneladas de bens que já conseguiu entregar com os seus amigos. Sabe que tem sido um “esforço imenso” da sua parte e de muitas outras pessoas que, em Lisboa, recolhem os bens porta a porta. Agradece gentileza dos privados que lhe cedem armazéns para a recolha dos bens e da empresa de camionagem de Viseu que faculta o transporte. Só assim é possível “fazer chegar a ajuda a diversas pessoas”. Paulo Costa conta com uma lista de necessidades. À Rádio Boa Nova adiantou que todos os dias recebe “20 a 30 pedidos através do facebook”, notando porém que há pessoas que pedem ajuda e não passam necessidade. Uma realidade que logo constata quando chega ao local. Assegura que as ajudas estão a ser canalizadas para quem mais necessita.

movimento rumo camiao2No terreno a atestar as dificuldades das pessoas, Paulo Costa considera que o governo deveria ajudar mais porque as Câmaras não conseguem sozinhas fazer face a tantas necessidades.

 

image_pdfimage_print
Previous Banco Alimentar promove nova campanha de recolha de alimentos este fim de semana
Next Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Artigos Relacionados

Informação

Pastores da Serra da Estrela sem camisa para quebrar padrões de beleza

Um calendário que junta os 12 “pastores mais belos da Serra da Estrela”, uma iniciativa do jornal “Notícias de Gouveia” para valorizar…

Informação

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …

Última Hora

Porque estão atrasadas as obras na EN17?

O arranque das obras da EN17 regista um atraso de cerca de um mês. Hoje, o presidente da Câmara justificou o atraso com trabalhos de água e saneamentos que deverão

Última Hora

EN 17 e IC6 dominam discussão política na Assembleia Municipal (Atualizada)

A falta de intervenção na EN17 e o impasse em torno do IC6 volta a dominar a discussão na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Xanana Gusmão visita esta sexta feira Oliveira do Hospital

Esta sexta feira pelas 10h30 Xanana Gusmão, ex líder de Timor Leste, visita Oliveira do Hospital, Um gesto de solidariedade para com todas as vitimas dos incêndios de domingo, com

Sociedade

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Região

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.

Nacional

Coimbra com nova materinidade

O Ministério da Saúde confirma, há luz verde para construir uma nova maternidade em Coimbra. A notícia foi dada pelo ministro Adalberto Campos Fernandes na visita que fez este fim-de-semana

Última Hora

Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital,  decorre este fim-de-semana, dias 28 e 29 de janeiro – em honra do padroeiro S. Sebastião –,  …

Destaque

Rui Rio encontrou “uma realidade pior do que estava à espera” em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio, disse que encontrou em Oliveira do Hospital “uma realidade pior do que estava à espera” no que toca à situação

Região

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Sociedade

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Informação

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Região

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Região

Quinze detenções e 69 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de março, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras,…

Região

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de

Destaque

ESTGOH colocou 49 alunos na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 49 novos alunos, mais nove do que no ano passado. Contabilidade e Administração foi o

Região

Detidos na Guarda oito suspeitos de integrarem rede de tráfico de droga

Ao longo da última semana, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda em colaboração com outros elementos,…

Região

Homem detido por incêndio florestal no concelho da Guarda

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no concelho da Guarda, um homem de 49 anos, pela alegada autoria de dois crimes de incêndio florestal ocorridos …

Região

Processo de mulher arrastada pelo mar está no Ministério Público

O processo relativo ao desaparecimento de uma mulher de 34 anos que foi arrastada pelo mar em Ílhavo, quando alegadamente participava num ritual espiritual, foi entregue ao Ministério Público, informou

Cultura

Oliveira do Hospital assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cerca de 50 crianças que frequentam os CAF da Fundação Aurélio Amaro Diniz e do Município de Oliveira do Hospital, participaram, ontem, na comemoração do Dia Internacional …

Última Hora

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Última Hora

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Destaque

“Em Pedrógão via-se muita coisa verde…aqui não se vê nada verde em milhares de hectares”, referem especialistas em fogo

O grupo de especialistas em fogo que, na terça-feira, se deslocou a Oliveira do Hospital e outros locais da região fortemente afetados …