Movimento opõe-se à prospeção e exploração de lítio no concelho de Oliveira do Hospital

Movimento opõe-se à prospeção e exploração de lítio no concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Hugo Alves, do Movimento de Intervenção Nacional pelo Ambiente (MINA) questionou, esta manhã, o executivo municipal de Oliveira do Hospital…

… se a oposição tornada pública à prospeção de lítio no concelho, na zona designada por “Boa Vista”, é para seguir em frente ou se “é meramente uma operação de cosmética”.

“Existe disponibilidade para travar uma batalha contra o poder central”, quis saber Hugo Alves que, em reunião pública do executivo oliveirense , defendeu uma tomada de posição que seja “efetiva”. “Temos que defender a região e há outras formas de poder crescer aqui. Não tem que ser através de úlceras nos terrenos. Aquilo são úlceras autênticas”, referiu o porta voz que disse ter testemunhos de pessoas da Austrália do que “aquilo provoca na terra e os danos que são permanentes”. “A troco de quê? De meia dúzia de trocos, de meia dúzia de empregos que são certamente para seis anos, dez anos e depois vão-se embora. As feridas vão cá ficar e as águas vão desaparecer. Nós já sabemos porque temos mineração em pequena escala aqui no concelho”, insistiu Hugo Alves, que foi também apoiado pela intervenção de Marcelo que também questionou o executivo sobre o caminho a seguir.

A propósito, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital reiterou a oposição do Município à prospeção tal como já foi tornado público. “A resposta da Câmara Municipal foi dada dentro do prazo legal. Tivemos que fazer estudos para fundamentar e fizemos um documento muito elaborado”, disse o autarca, garantindo que tem acompanhado a posição da Junta de Freguesia de Seixo da Beira. Assegurou que o compromisso da autarquia “é com a sensibilidade das gentes” e que a posição do município é contra a prospeção, para que não se “corram riscos” de futuras explorações. “A região marcada é muito castigada”, referiu ainda José Carlos Alexandrino, informando que está a trabalhar no sentido de conseguir verba comunitária do POSEUR para “reabilitar a zona da Sobreda” num  investimento de cinco milhões de Euros.


Ainda que tenha votado favoravelmente a posição do município contra a prospeção de lítio, o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque não deixou de considerar que, sem a realização de prospeção, “andamos  um bocado na “obscuridade”. “Somos contra o quê?”, questionou.

Da intervenção do grupo de populares resultou o compromisso de trabalho conjunto entre a autarquia e o Movimento (MINA) na luta contra a prospeção e exploração de lítio.

Previous Eurodeputado Álvaro Amaro constituído arguido na operação “Rota Final”
Next Conselho Estratégico Nacional do PSD reúne amanhã em Coimbra

Artigos Relacionados

Cultura

Município de Tábua promove 8ª edição Tábua de Leituras

O Município de Tábua promove, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, a 8ª edição da Tábua de Leituras, a decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Sociedade

Militar atingido a tiro na Covilhã

Um militar da GNR foi, esta sexta-feira, atingido com um tiro de caçadeira durante uma operação realizada na zona da Covilhã para deter um homem, que estava evadido da prisão

Informação

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Última Hora

Acidente no Poço do Gato provoca ferido em estado grave

Um acidente na Estrada Nacional 17, na conhecida zona do Poço do Gato provocou, ontem à noite, um ferido em estado grave.

Desporto

Atleta da ARCIAL representa Portugal no Campeonato da Europa de ParaHóquei

O atleta Luís Travassos, da ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital, foi convocado para a Seleção Nacional de Portugal …

Última Hora

PIDS realiza “V Torneio 24 Horas” este fim-de-semana

A Associação Juvenil PIDS-  Partilha Inspiração, Associação Juvenil de Dinamização Social, promove, este fim-de-semana, a quinta edição do torneio de futsal “24 Horas”, que terá lugar no Polidesportivo do Seixo

Informação

Colisão frontal faz um morto e nove feridos no IP3

Um acidente, que aconteceu esta tarde ao quilómetro 103 no IP3, na zona de Valverde, Tondela, tirou a vida a um homem de 52 anos.  O acidente, que resultou de

Informação

Oliveira do Hospital formou laço azul humano contra os maus tratos infantis

Cerca de 650 participantes deram hoje forma a um gigantesco laço azul humano no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa visou

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Informação

Empresa tecnológica de Oliveira do Hospital distinguida pela Comissão Europeia

A empresa Enging–Make Solutions, de Oliveira do Hospital, é uma das cinco PME que a Comissão Europeia distinguiu como inovadoras…

Região

Câmara de Arganil avança com a colocação de 44km de guardas metálicas em intervenção de 2,5 milhões na rede viária

O Município de Arganil tem em curso as intervenções de reposição das condições da rede viária, que foi  fortemente danificada …

Nacional

GNR realiza operação “ECR – Passageiros em Segurança”

No período de 22 a 28 de julho, a Guarda Nacional Republicana realiza uma operação de fiscalização seletiva de veículos pesados de passageiros e veículos afetos ao transporte coletivo de crianças,…