Movimento opõe-se à prospeção e exploração de lítio no concelho de Oliveira do Hospital

Movimento opõe-se à prospeção e exploração de lítio no concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Hugo Alves, do Movimento de Intervenção Nacional pelo Ambiente (MINA) questionou, esta manhã, o executivo municipal de Oliveira do Hospital…

… se a oposição tornada pública à prospeção de lítio no concelho, na zona designada por “Boa Vista”, é para seguir em frente ou se “é meramente uma operação de cosmética”.

“Existe disponibilidade para travar uma batalha contra o poder central”, quis saber Hugo Alves que, em reunião pública do executivo oliveirense , defendeu uma tomada de posição que seja “efetiva”. “Temos que defender a região e há outras formas de poder crescer aqui. Não tem que ser através de úlceras nos terrenos. Aquilo são úlceras autênticas”, referiu o porta voz que disse ter testemunhos de pessoas da Austrália do que “aquilo provoca na terra e os danos que são permanentes”. “A troco de quê? De meia dúzia de trocos, de meia dúzia de empregos que são certamente para seis anos, dez anos e depois vão-se embora. As feridas vão cá ficar e as águas vão desaparecer. Nós já sabemos porque temos mineração em pequena escala aqui no concelho”, insistiu Hugo Alves, que foi também apoiado pela intervenção de Marcelo que também questionou o executivo sobre o caminho a seguir.

A propósito, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital reiterou a oposição do Município à prospeção tal como já foi tornado público. “A resposta da Câmara Municipal foi dada dentro do prazo legal. Tivemos que fazer estudos para fundamentar e fizemos um documento muito elaborado”, disse o autarca, garantindo que tem acompanhado a posição da Junta de Freguesia de Seixo da Beira. Assegurou que o compromisso da autarquia “é com a sensibilidade das gentes” e que a posição do município é contra a prospeção, para que não se “corram riscos” de futuras explorações. “A região marcada é muito castigada”, referiu ainda José Carlos Alexandrino, informando que está a trabalhar no sentido de conseguir verba comunitária do POSEUR para “reabilitar a zona da Sobreda” num  investimento de cinco milhões de Euros.


Ainda que tenha votado favoravelmente a posição do município contra a prospeção de lítio, o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque não deixou de considerar que, sem a realização de prospeção, “andamos  um bocado na “obscuridade”. “Somos contra o quê?”, questionou.

Da intervenção do grupo de populares resultou o compromisso de trabalho conjunto entre a autarquia e o Movimento (MINA) na luta contra a prospeção e exploração de lítio.

Previous Eurodeputado Álvaro Amaro constituído arguido na operação “Rota Final”
Next Conselho Estratégico Nacional do PSD reúne amanhã em Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Última Hora

Município de Arganil garante apoio para revitalização das Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto de Benfeita e Vila Cova de Alva, fortemente fustigadas pelo incêndio de outubro de 2017, vão ser alvo de investimento no âmbito da Linha de Apoio

Informação

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Informação

UCC Pinheiro dos Abraços assinala 2º aniversário na discoteca “Espirítos Club”

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços comemora hoje o 2º aniversário com um programa  alusivo às relações perigosas dos jovens. Por isso, a iniciativa decorre na discoteca

Informação

Aguaceiros e trovoada nos próximos dias

A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira.

Informação

País: Centenas de sismos registados em S. Miguel

Centenas de sismos com magnitude entre 1,9 e 3,6 na escala de Richter foram registados desde as 00h47 horas na ilha de São Miguel, Açores, …

Informação

Projeto quer criar ecopontos para resíduos florestais em Viseu

O promotor da central de biomassa de Viseu quer criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho, com as receitas a reverterem a favor das autarquias, informou o

Nacional

Marcelo promulga apoios a vítimas de incêndios de junho e outubro de 2017

O Presidente da República promulgou hoje a alteração à lei das medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de 2017, abrangendo os fogos de junho e outubro, anunciou hoje

Última Hora

Município de Seia divulga oferta turística na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Seia volta a marcar presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se inicia amanhã e decorre até 4 de março,

Última Hora

Relatório aponta falhas e “dramático abandono” das populações

Falhas na programação do socorro e na rede de comunicações e um “dramático abandono” das populações foram identificados pela comissão técnica independente de análise dos grandes incêndios de outubro, que

Última Hora

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Nacional

Banco Alimentar contra a Fome recolheu 2.146 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 2.146 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais.