Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital
9 Maio, 2017 511 Views

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …

… numa iniciativa do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

A mostra “Da Nossa Terra”, que agora se apresenta também com o estatuto de “Mercado da Montanha”, ocupará, uma vez mais, as bancas do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital que estará de portas abertas entre as 8h00 e as 13h00.

Quase a completar sete anos de mostras mensais, sem interrupções, e ao longo dos quais se associou a diferentes efemérides, “Da Nossa Terra” foi também oficialmente reconhecido pelo Aspiring Geopark Estrela como um “Mercado de Montanha”. Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital é um dos nove municípios que integra o Aspiring Geopark Estrela, no âmbito da qual se prepara a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.

No próximo sábado, para além da simpatia dos produtores do concelho e região, as bancas do Mercado Municipal irão encher-se de produtos frescos e genuínos, com particular enfoque para os frutícolas e hortícolas da época e que por esta altura são produzidos em modo tradicional ou biológico no concelho de Oliveira do Hospital e na região, no sopé da Serra da Estrela.

Evento pioneiro na região que rapidamente ultrapassou as fronteiras do concelho oliveirense, a mostra “Da Nossa Terra” é um evento distintivo de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e hábitos de alimentação saudáveis.

São também estas genuínas características que lhe conferem um estatuto de excelência junto dos diferentes segmentos de consumidores que procuram a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital para efetuarem as suas compras, no segundo sábado de cada mês.

Depois de se ter associado a efemérides e anos internacionais – de que são exemplo o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014) e o Ano Internacional das Leguminosas (2016) – a mostra “Da Nossa Terra” tem vindo a ser distinguida por diferentes entidades a nível nacional, que reconhecem a importância desta mostra pelos valores e práticas que preconiza e pelo facto de constituir um exemplo de boas práticas inspirador para outras iniciativas semelhantes.

De realçar que a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital mantém sempre em aberto a possibilidade dos produtores se inscreverem.

 

Previous Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro
Next Hoje é dia de "Lugar Sonoro" na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Município de Tábua inova no serviço de limpeza

No âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental, o Município de Tabua recebeu, pela empresa CERTOMA, um aspirador elétrico de resíduos.

Última Hora

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem

Região

Município de Arganil apoia feridos dos incêndios nos pedidos de indemnização 

O Município de Arganil em parceria com a Ordem dos Advogados – Conselho Regional de Coimbra está a apoiar as vítimas dos incêndios de 15 e 16 de outubro de

Região

Fogos de Soure e Vila Verde continuam a preocupar. Em Leiria, o fogo está dominado.

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e outro no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a…

Região

Município de Arganil avança com adjudicação da Reabilitação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil vai avançar com a adjudicação da reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha – Melhoria da Qualidade

Informação

Tábua acolhe IV Encontro Internacional Renault 4L

A Associação de Desportos e Makinas vai realizar, o próximo sábado, 30 de junho, a 4ª edição do Encontro Internacional de Renault 4L, em Tábua.

Última Hora

Rastreio de Saúde Visual Infantil no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

A Administração Regional de Saúde do Centro realiza, nos próximos dias 21 e 28 de fevereiro, no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o Rastreio de Saúde Visual Infantil,

Última Hora

Trinta mil pessoas fiscalizadas no primeiro dia de controlo fronteiriço

Entre as 00h00 do dia 10 de maio e as 00h00 de 14 de maio está em vigor em Portugal o controlo de fronteiras, medida de segurança implementada devido à

Região

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar

Informação

Cerca de 200 crianças vão recriar “Terço Humano” em Oliveira do Hospital

A Catequese de Oliveira do Hospital realiza, na próxima sexta-feira, 25 de maio, pelas 21h30, o “Terço Humano”. A iniciativa, que vai contar com o envolvimento de cerca de 200