Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

No dia 10 de fevereiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

…no Mercado Municipal entre as 8 e as 13 horas, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Para além da simpatia dos produtores do concelho e região, as bancas do Mercado Municipal irão encher-se de produtos frescos e genuínos, com particular enfoque para os frutícolas e hortícolas da época e que por esta altura são produzidos em modo tradicional ou biológico no concelho de Oliveira do Hospital e na região, no sopé da Serra da Estrela.

Evento pioneiro na região que rapidamente ultrapassou as fronteiras do concelho oliveirense, a mostra “Da Nossa Terra” é um evento distintivo de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e hábitos de alimentação saudáveis.

São também estas genuínas características que lhe conferem um estatuto de excelência junto dos diferentes segmentos de consumidores que procuram a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital para efetuarem as suas compras, no segundo sábado de cada mês.

A completar oito anos, ao longo dos quais se associou a diferentes efemérides, “Da Nossa Terra” foi também oficialmente reconhecido pelo Aspiring Geopark Estrela como um “Mercado de Montanha”. Depois de se ter associado a efemérides e anos internacionais – de que são exemplo o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014) e o Ano Internacional das Leguminosas (2016) e no presente, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (2017) – a mostra “Da Nossa Terra” tem vindo a ser distinguida por diferentes entidades a nível nacional, que reconhecem a importância desta mostra pelos valores e práticas que preconiza e pelo facto de constituir um exemplo de boas práticas inspirador para outras iniciativas semelhantes.

De realçar que a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital mantém sempre em aberto a possibilidade dos produtores se inscreverem.

image_pdfimage_print
Previous ASAE vai fiscalizar produtos tradicionais nas áreas afetadas pelos fogos
Next Um homem detido em Viseu por suspeita de incêndio florestal

Artigos Relacionados

Última Hora

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete

Informação

Oliveira do Hospital assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cerca de 50 crianças que frequentam os CAF da Fundação Aurélio Amaro Diniz e do Município de Oliveira do Hospital, participaram, ontem, na comemoração do Dia Internacional …

Última Hora

Rádio Boa Nova transmite inauguração da BLC3 com presença do Primeiro-Ministro

A Rádio Boa Nova realiza amanhã, dia 27 de maio, um especial de informação por ocasião da visita do Primeiro Ministro ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Sociedade

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

Região

Homem morre em acidente com enfardadeira agrícola

Um homem morreu ontem na sequência de um acidente com uma enfardadeira agrícola, na localidade de Reigada, …

Sociedade

Homem detido com 14 quilos de canábis aguarda julgamento em liberdade

Um homem de 51 anos, detido em Oliveira do Hospital na posse de 14 quilos de canábis, vai aguardar o julgamento em liberdade, disse hoje à agência Lusa uma fonte

Última Hora

Luís Antero edita “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias de Xisto”

Foi lançado ontem, dia 18 de julho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Escuta, o trabalho “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto”, da

Desporto

Rafael Gomes foi o 3º melhor português no Triatlo XTerra da Golegã

No caminho para o Challenge de Roth (distância Ironman), Rafael Gomes foi o terceiro melhor português no triatlo Xterra da Golegã,…

Informação

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Região

Google deu 100 mil para equipamentos de Teleassistência em concelhos afetados pelos fogos

A Google.org, o projeto de filantropia da Google doou 100 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa para a compra e instalação de equipamentos de teleassistências nos concelhos de Oliveira do

Última Hora

O tempo vai mudar. Prepare-se para chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente já a partir do final do dia de hoje,…

Informação

Evento de cicloturismo complementa “Etapa Vida” no dia 4 de agosto em Oliveira do Hospital

No âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem uma chegada prevista a Oliveira do Hospital no dia 4 de agosto, o Município oliveirense,…

Região

 Homem detido por furto a estabelecimento comercial em Seia

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gouveia, deteve ontem, em Seia, um homem de 28 anos, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove música e património com “Ciclo pelas Igrejas”

  O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, vai promover, durante os próximos fins-de-semana,…

Informação

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Informação

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Última Hora

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Informação

Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro

O Conselho de Ministros aprovou hoje que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande sejam estendidas aos municípios afetados pelos fogos de 15 e 16 de

Região

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.

Informação

Oliveira do Hospital candidata seis aldeias às “Sete Maravilhas de Portugal- Aldeias”

Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, Avô, Bobadela, Lourosa e S. Gião são as aldeias do concelho de Oliveira do Hospital candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.

Informação

País: GNR deteve 157 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 157 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 546 doses de haxixe e 195 doses de heroína. Em comunicado sobre o

Informação

Associação de Vítimas confiante no “diálogo” com o governo para alteração de medidas discriminatórias

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) disse que saiu “parcialmente satisfeito” da reunião com o Primeiro Ministro, hoje realizada.

Última Hora

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…