Morreu a cantora Dina. Tinha 62 anos e lutava contra uma fibrose pulmonar

Morreu a cantora Dina. Tinha 62 anos e lutava contra uma fibrose pulmonar

image_pdfimage_print

Morreu esta quinta-feira à noite, a cantora Dina, autora de vários sucessos, incluindo ‘Há sempre música entre nós’ e ‘Amor de Água Fresca’.

Recorde-se que a cantora que representou Portugal na Eurovisão lutava, desde 2006, contra uma fibrose pulmonar. Acabou por falecer esta quinta-feira à noite no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

Conhecida por Dina, Ondina Maria Farias Veloso nasceu a 18 de junho de 1956, em Carregal do Sal, Viseu. E foi precisamente na terra natal onde, pela primeira vez, teve o primeiro contacto com a música.

Depois de participar em algumas peças de teatro na adolescência, começou a compor e em 1975 integrou a formação do grupo ‘Quinteto Angola’, onde deu voz às suas músicas.

Foi mais tarde, em março de 1980, que Dina chegou ao pequeno ecrã e ficaria para sempre timbrada na memória dos portugueses ao participar no XVII Festival RTP da Canção. Apresentou, na altura, o tema da sua autoria ‘Guardado em Mim’.

Já a música que marcou várias gerações, ‘Há sempre música entre nós’, foi lançada em 1981. Concorreu ao Festival RTP da Canção de 1982 com as canções ‘Em Segredo’ e ‘Gosto do Teu Gosto’, conseguindo alcançar o 6.º lugar.

E foi em 1992 que venceu o Festival RTP da Canção com o tema ‘Amor de Água Fresca’, editado em 1988.

Ficou ainda celebrizada por ter composto bandas sonoras de novelas como ‘Vila Faia’, ‘Filha do Mar’ e ‘Sonhos Traídos’.

Previous Colisão causa um morto e dois feridos graves em Vila Nova de Paiva
Next Daniel Bulhões é o novo presidente da Associação de Estudantes da ESTGOH

Artigos Relacionados

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia do Pai com iniciativa “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou novamente os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus

Informação

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Região

Centro de estudos de Coimbra pede informações a testemunhas dos incêndios de outubro

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, da Universidade de Coimbra, apelou a quem tenha vivenciado os incêndios de outubro de 2017

Cultura

“Charanga” no ORIGENS de Travanca de Lagos

O ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital, que este ano se realiza nos dias 13, 14 e 15 de maio, acaba de lançar

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Última Hora

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.

Região

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Destaque

ESTGOH recupera “Marketing” e conquista dois novos cursos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai contar com três novos cursos, a lecionar neste ano letivo.

Região

Aveiro: Homem detido por “Card Sharing”

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, em flagrante delito, um indivíduo com 44 anos de idade…

Região

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Última Hora

GNR fez 21 detenções e detetou 317 infrações no distrito na última semana

O Comando Territorial Coimbra da GNR, realizou no período entre 17 e 23 de maio, um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, que visaram a prevenção e combate à

Última Hora

Câmara de Nelas propõe à Assembleia para que delibere contra a transferência de competências para o município

A Câmara Municipal de Nelas decidiu propor à Assembleia Municipal, a realizar ainda em janeiro, para que delibere no sentido de “não pretender a transferência…