Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

A Segunda Comandante Operacional Nacional e porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar informou, na conferência de imprensa da manhã desta sexta-feira, …

… que o incêndio de Monchique está dominado, mas que vão manter todo o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos.

“Ao fim de mais uma noite de trabalho podemos finalmente dizer que temos o incêndio de Monchique dominado”, foi assim que Patrícia Gaspar começou o briefing operacional da manhã desta sexta-feira sobre o incêndio que lavrava há uma semana no concelho de Monchique.

Contudo, apesar da Proteção Civil ter dado o fogo como dominado, a porta-voz admite que vão manter todo o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos.

“Apesar de termos o incêndio dominado não é o momento de cruzar os braços, temos um vasto perímetro, uma vasta área afetada e temos que manter toda a energia e toda a dedicação para que nas próximas horas e, talvez, nos próximos dias possamos manter a consolidação de todo este perímetro, podendo responder às reativações que, naturalmente, ainda vão surgir para que não se ponha em causa todo o trabalho feito até agora”, explicou.

Quanto ao dia de hoje, a Segunda Comandante Operacional Nacional recorda que as condições meteorológicas podem favorecer o risco de incêndio. As zonas mais preocupantes para a Proteção Civil continuam a ser todo o perímetro desde São Marcos da Serra até São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, a área onde ainda se mantém a maior quantidade de meios. Ainda segundo a responsável, a partir 10h30 vai haver nova ação intensiva com um avião de reconhecimento para detetar eventuais pontos quentes onde seja preciso focar a atenção dos bombeiros.

A Proteção Civil atualizou ainda o número de feridos para 41, um deles em estado grave. Do total das vítimas, 22 são bombeiros.  Quanto a danos materiais, Patrícia Gaspar admite que arderam 50 habitações e que há 49 deslocados que deverão, na sua maioria, regressar a casa ainda durante o dia de hoje.

O incêndio de Monchique já destruiu cerca de 27 mil hectares, segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), tornando-o no maior este ano em Portugal.

image_pdfimage_print
Previous Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe
Next 80ª Volta: Enrique Sanz venceu 7ª etapa em Viana do Castelo

Artigos Relacionados

Destaque

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Destaque

Feira do Porco e do Enchido deu “um sinal de esperança” ao concelho e à região

A freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, teve ontem bons motivos para sorrir. A Feira do Porco e do Enchido resultou em mais um sucesso, atraindo uma

Região

PJ detém homem que esfaqueou mulher

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 38 anos por suspeitas do crime de homicídio. O crime aconteceu num quadro de violência doméstica,…

Região

ASAE doa cerca de 200 artigos de vestuário e calçado em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai doar cerca de 200 artigos de vestuário e calçado, esta manhã, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Lar Santa Isabel, em

Última Hora

Xanana Gusmão visita esta sexta feira Oliveira do Hospital

Esta sexta feira pelas 10h30 Xanana Gusmão, ex líder de Timor Leste, visita Oliveira do Hospital, Um gesto de solidariedade para com todas as vitimas dos incêndios de domingo, com

Sociedade

Jovem suspeito de tráfico ficou com termo de identidade e residência

A GNR de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal do Fundão, deteve no dia 7 de fevereiro, um homem de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, em Paúl

Última Hora

Ex-bancário julgado por retirar 600 mil euros a clientes em Viseu

O Ministério Público pediu, ontem, uma pena próxima a quatro anos de prisão efetiva, em cúmulo jurídico, para o ex-bancário, Alberto Vieira, …

Última Hora

Candidatos à Câmara defenderam propostas em debate. Lugar do PSD ficou vazio.

Realizou-se, ontem, em Oliveira do Hospital o debate no âmbito das eleições autárquicas em Oliveira do Hospital. Durante mais de duas horas, … … Luís Almeida (CDU), Nuno Aves (Coligação

Última Hora

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Informação

CineEco promove conferência sobre o Parque Natural da Serra da Estrela

Para além das várias cinematografias a concurso, com enfoque ambiental e de sustentabilidade, que fazem parte da vasta programação …

Politica

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Última Hora

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Região

PJ deteve homem que ameaçou polícia com arma de fogo em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 39 de idade, pela presumível autoria da prática dos crimes de resistência…

Região

A hora vai mudar. Não se esqueça de acertar o relógio

A hora muda na madrugada deste domingo, dia 25 (sábado para domingo). Passa do regime de inverno para o de verão.

Informação

Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

O Conselho de Parceiros da Beira Serra reunido, ontem, em Tábua ficou marcado pelo lançamento do DLBC / LEADER na Região da Beira Serra, com a apresentação …

Sociedade

Calema trouxeram “boa energia e esperança” a Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os Calema asseguraram animação e boa disposição na segunda noite da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Região

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Última Hora

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Última Hora

Detidos pela PJ mais dois presumíveis incendiários

A Polícia Judiciária, deteve mais um individuo, fora de flagrante delito, como presumível autor de um incêndio florestal em Resende. A detenção foi o culminar de intensas diligências desenvolvidas por

Destaque

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital. A iniciativa foi

Última Hora

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Região

Camião que tombou junto ao nó do IC6 foi retirado ao início da tarde

O camião que, esta manhã, se virou junto ao nó de Tábua do IC6 foi retirado ao início da tarde e a circulação rodoviária está normalizada, adiantou fonte da GNR

Última Hora

Mulher desaparecida em Coimbra foi encontrada pela PSP

A mulher que estava desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira em Coimbra foi encontrada na tarde de terça-feira, perto do centro comercial Fórum, na cidade.