Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

A Segunda Comandante Operacional Nacional e porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar informou, na conferência de imprensa da manhã desta sexta-feira, …

… que o incêndio de Monchique está dominado, mas que vão manter todo o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos.

“Ao fim de mais uma noite de trabalho podemos finalmente dizer que temos o incêndio de Monchique dominado”, foi assim que Patrícia Gaspar começou o briefing operacional da manhã desta sexta-feira sobre o incêndio que lavrava há uma semana no concelho de Monchique.

Contudo, apesar da Proteção Civil ter dado o fogo como dominado, a porta-voz admite que vão manter todo o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos.

“Apesar de termos o incêndio dominado não é o momento de cruzar os braços, temos um vasto perímetro, uma vasta área afetada e temos que manter toda a energia e toda a dedicação para que nas próximas horas e, talvez, nos próximos dias possamos manter a consolidação de todo este perímetro, podendo responder às reativações que, naturalmente, ainda vão surgir para que não se ponha em causa todo o trabalho feito até agora”, explicou.

Quanto ao dia de hoje, a Segunda Comandante Operacional Nacional recorda que as condições meteorológicas podem favorecer o risco de incêndio. As zonas mais preocupantes para a Proteção Civil continuam a ser todo o perímetro desde São Marcos da Serra até São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, a área onde ainda se mantém a maior quantidade de meios. Ainda segundo a responsável, a partir 10h30 vai haver nova ação intensiva com um avião de reconhecimento para detetar eventuais pontos quentes onde seja preciso focar a atenção dos bombeiros.

A Proteção Civil atualizou ainda o número de feridos para 41, um deles em estado grave. Do total das vítimas, 22 são bombeiros.  Quanto a danos materiais, Patrícia Gaspar admite que arderam 50 habitações e que há 49 deslocados que deverão, na sua maioria, regressar a casa ainda durante o dia de hoje.

O incêndio de Monchique já destruiu cerca de 27 mil hectares, segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), tornando-o no maior este ano em Portugal.

Previous Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe
Next 80ª Volta: Enrique Sanz venceu 7ª etapa em Viana do Castelo

Artigos Relacionados

Informação

Câmara de Lamego decreta três dias de luto municipal

A Câmara de Lamego anunciou hoje ter decretado três dias de luto municipal pela morte de seis pessoas em explosões que ocorreram ma terça-feira numa fábrica de pirotecnia, em Avões,

Última Hora

FCOH perdeu com Anadia. ADN consegue vitória frente ao Torreense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, frente ao Anadia Futebol Clube por uma bola a zero, na 2ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

“Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas considerou hoje em Oliveira do Hospital que o concelho “é um bom exemplo” …

Última Hora

PJ deteve suspeito de tentar incendiar uma casa de madeira na Praia de Mira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem suspeito de tentar incendiar uma casa de apoio, com recurso a uma pinha, na Praia de

Região

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Última Hora

Gala das Confrarias Gastronómicas vai premiar quem mais se destacou na promoção dos territórios

No próximo dia 15 de dezembro, vai realizar-se a terceira edição da Gala da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), em Condeixa-a-Nova. Este evento, que acontece de três em três

Sociedade

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…

Informação

Figueira da Foz: Mulher encontrada morta dentro de carro

Uma mulher, de 58 anos, foi encontrada morta dentro de uma viatura, esta quarta-feira, 12 de setembro, no centro da cidade da Figueira da Foz.

Última Hora

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Última Hora

GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

A Guarda Nacional Republicana  (GNR), em parceria com a EDP Distribuição, vai distribuir, em todo o território nacional, 50 mil calendários no sentido de reforçar a proximidade à população mais

Cultura

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

Luís Filipe Torgal apresentou em Oliveira do Hospital o seu novo livro. Trata-se de uma Biografia que dá por título “Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”.

Última Hora

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão.

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão. A carta com o pedido de demissão foi hoje entregue em mão ao presidente da