Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

A instituição que se destaca, no apoio de qualidade que presta ao nível da deficiência, prepara-se para em 2018, ano de comemoração dos 350 anos, alargar a sua resposta com um Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência.

A Gala Dr. António Vaz Pato realizada neste mês de dezembro serviu de mostra ao trabalho que a instituição, com sede em Galizes, realizou ao longo do ano, “com música, dança, teatro,…”. Bruno Miranda, provedor da Misericórdia diz ser esta uma forma de a instituição “chegar à comunidade”. Na quinta edição da iniciativa, ficou contudo de parte o habitual reconhecimento a entidades, empresas e colaboradores. “Este ano o único reconhecimento prestado foi para com a Associação do Maior Incêndio de Sempre em Portugal”, referiu o provedor.

Assim aconteceu devido ao trágico de incêndio de 15 de outubro, que também levou a Misericórdia a apoiar “dentro das possibilidades, todos os que lhe batem à porta. “A Misericórdia disponibilizou-se para receber pessoas que ficaram sem habitação e estamos, pontualmente, sempre disponíveis para auxiliar os que precisam de ajuda”, refere Bruno Miranda, certo de que “o grande apoio vai ser necessário após a recuperação das habitações e ao longo do tempo, a médio e longo prazo”.


Um apoio que decorre do espírito de missão da Misericórdia, que é hoje “uma instituição de referência” ao nível da deficiência, mas também da infância e terceira idade. “Atingimos uma comunidade muito grande”, nota o provedor estimando que por dia, com todos os serviços abertos à comunidade, como farmácia,  posto de correios, Centro de Medicina Física e Reabilitação e Health Club,  a Misericórdia apoie uma comunidade rondar as 800 pessoas.

Na contagem decrescente para o arranque das comemorações dos 350 anos da instituição, a Misericórdia tem em vista novos projetos, como é o caso do Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência, que avançará em 2018, assim como um pequeno núcleo museológico e uma quinta pedagógica na Casa S. João de Deus. As comemorações dos 350 anos arrancam em janeiro e, segundo Bruno Miranda, ficarão marcadas por várias atividades que “envolvem toda a comunidade”. “A ideia é aumentar os índices de felicidade após os incêndios”, refere.


A Santa casa da Misericórdia de Galizes divide os seus serviços entre a casa mãe, a Casa S. João de Deus, e o novo espaço, o lar Nª Srª da Visitação que dispõe de “condições ótimas”. Conta com 83 utentes em lar residencial, 40 em Centro de Atividades Ocupacionais. Na valência de creche, conta com 33 crianças, número que corresponde à lotação.

image_pdfimage_print
Previous Pai Natal chega de ambulância da Cruz Vermelha às crianças das zonas atingidas pelos incêndios
Next Desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Educação

Estudantes ameaçam fechar escola de Oliveira do Hospital devido a amianto

Sem ver resolvido o problema de amianto na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, a Associação de Estudantes fez um ultimato ao Governo,…

Informação

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Destaque

Administração da Sonae garante que empresa não oferece perigo às populações

O diretor da empresa Sonae Arauco localizada na Catraia de S. Paio em Oliveira do Hospital assegurou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova,…

Última Hora

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Região

Exposição Coletiva “Pintura Solidária” reverte a favor das vítimas dos incêndios

Vai ser hoje inaugurada, pelas 17h30m, a Exposição Coletiva “Pintura Solidária”, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, em Tábua.

Nacional

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Informação

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Informação

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Educação

Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, com início pelas 11h00, no edifício dos Serviços Comuns, uma cerimónia de homenagem a

Região

Buscas por pescador desaparecido em Penacova

Esta manhã, pelas 8h00, foram retomadas as buscas pelo pescador desaparecido na quarta-feira de manhã em Penacova, com 40 elementos e quatro barcos.

Destaque

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

Luís Filipe Torgal apresentou em Oliveira do Hospital o seu novo livro. Trata-se de uma Biografia que dá por título “Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”.

Informação

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Região

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento

Informação

Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até ao final do mês de dezembro, uma exposição de Pintura coletiva de caráter solidário.

Sociedade

Colisão no IP3 causou a morte a jovem de 17 anos

Uma adolescente de 17 anos, morreu no sábado à noite, numa colisão com um veículo ligeiro no IP3, em Cunhedo, no concelho de Penacova.

Região

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital assegura que água “pode ser consumida sem qualquer restrição”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou hoje, em comunicado, que a água de abastecimento público que está a ser distribuída aos munícipes, …

Sociedade

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Destaque

Artur Abreu toma posse na presidência da Arcial

Está marcada para amanhã, dia 12 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Arcial. Artur Abreu sucede a Maria José Falcão de Brito na

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 10 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Região: Idosa sofreu ferimentos graves ao queimar papéis na varanda

Uma mulher de 77 anos sofreu hoje queimaduras em 50% do corpo, quando estava a queimar papéis na varanda do seu apartamento, situado no centro da cidade de Ílhavo, informou

Última Hora

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.