Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

A instituição que se destaca, no apoio de qualidade que presta ao nível da deficiência, prepara-se para em 2018, ano de comemoração dos 350 anos, alargar a sua resposta com um Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência.

A Gala Dr. António Vaz Pato realizada neste mês de dezembro serviu de mostra ao trabalho que a instituição, com sede em Galizes, realizou ao longo do ano, “com música, dança, teatro,…”. Bruno Miranda, provedor da Misericórdia diz ser esta uma forma de a instituição “chegar à comunidade”. Na quinta edição da iniciativa, ficou contudo de parte o habitual reconhecimento a entidades, empresas e colaboradores. “Este ano o único reconhecimento prestado foi para com a Associação do Maior Incêndio de Sempre em Portugal”, referiu o provedor.

Assim aconteceu devido ao trágico de incêndio de 15 de outubro, que também levou a Misericórdia a apoiar “dentro das possibilidades, todos os que lhe batem à porta. “A Misericórdia disponibilizou-se para receber pessoas que ficaram sem habitação e estamos, pontualmente, sempre disponíveis para auxiliar os que precisam de ajuda”, refere Bruno Miranda, certo de que “o grande apoio vai ser necessário após a recuperação das habitações e ao longo do tempo, a médio e longo prazo”.


Um apoio que decorre do espírito de missão da Misericórdia, que é hoje “uma instituição de referência” ao nível da deficiência, mas também da infância e terceira idade. “Atingimos uma comunidade muito grande”, nota o provedor estimando que por dia, com todos os serviços abertos à comunidade, como farmácia,  posto de correios, Centro de Medicina Física e Reabilitação e Health Club,  a Misericórdia apoie uma comunidade rondar as 800 pessoas.

Na contagem decrescente para o arranque das comemorações dos 350 anos da instituição, a Misericórdia tem em vista novos projetos, como é o caso do Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência, que avançará em 2018, assim como um pequeno núcleo museológico e uma quinta pedagógica na Casa S. João de Deus. As comemorações dos 350 anos arrancam em janeiro e, segundo Bruno Miranda, ficarão marcadas por várias atividades que “envolvem toda a comunidade”. “A ideia é aumentar os índices de felicidade após os incêndios”, refere.


A Santa casa da Misericórdia de Galizes divide os seus serviços entre a casa mãe, a Casa S. João de Deus, e o novo espaço, o lar Nª Srª da Visitação que dispõe de “condições ótimas”. Conta com 83 utentes em lar residencial, 40 em Centro de Atividades Ocupacionais. Na valência de creche, conta com 33 crianças, número que corresponde à lotação.

image_pdfimage_print
Previous Pai Natal chega de ambulância da Cruz Vermelha às crianças das zonas atingidas pelos incêndios
Next Desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Região

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Última Hora

Iate naufraga na Figueira da Foz, tripulantes sem ferimentos

Um iate naufragou hoje ao largo da Figueira da Foz, em frente à praia da Leirosa, sul do rio Mondego, sem causar mortes ou feridos, disse à agência Lusa ….

Última Hora

Ministro da Economia na inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

  A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que abre portas este sábado, 11 de março, será inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel

Última Hora

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Região

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Última Hora

11 detenções, 681 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de junho a 2 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Nacional

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Última Hora

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Destaque

Conferência evidenciou “riqueza desportiva” do concelho de Oliveira do Hospital

O rendimento desportivo foi tema da 5ª edição do Ciclo de Conferências de Desporto, debate decorrido na passada sexta-feira, no Auditório do Crédito Caixa Agrícola, protagonizado por especialistas na área

Última Hora

Três detidos por tráfico e posse ilegal de armas em Mangualde

Três homens foram detidos em Mangualde por tráfico e posse ilegal de armas. Os três suspeitos, de 26, 39 e 57 anos foram detidos…

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Informação

Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão

O Tribunal da Guarda condenou, esta tarde, Pedro Dias a 25 anos de cadeia, com a justiça a dar como parcialmente provada toda a acusação.

Última Hora

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Informação

Ténis de Mesa: derrota em Seia mantém CCPOH no 9º no campeonato nacional

Na 15ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  (CCPOH) foi até à

Região

Das 44 vítimas mortais que resultaram dos incêndios, cinco estão por identificar

Cinco das 44 pessoas que morreram nos incêndios florestais que deflagraram há uma semana, em várias zonas do país, estão ainda por identificar,…

Informação

Septuagenário morreu após queda no Rio Alva, na Ponte das Três Entradas

Joaquim Conceição Dias, com 71 anos, morreu ao início da noite de ontem na sequência de uma queda no Rio Alva, na localidade da Ponte das Três Entradas, no concelho

Última Hora

Senhora das Preces recebe festa do arciprestado com a presença do Bispo de Coimbra

O Santuário de Nossa Senhora das Preces vai acolher a Festa de Encerramento da Visita Pastoral de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, ao Arciprestado do Nordeste.

Informação

16 detenções, 644 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 13 a 19 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Sociedade

Governo proíbe o uso do fogo devido às altas temperaturas

Diante das temperaturas elevadas previstas para os próximos dias, o Ministério da Administração Interna recorda que estão proibidas todas as atividades com uso de fogo e que devem ser adotadas

Informação

Feira do Livro abriu hoje em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

Realizou-se esta tarde a inauguração da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que vai decorrer até ao dia 30 de maio no Largo Ribeiro do Amaral.

Última Hora

Constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A empresa Águas do Vale do Tejo alertou, ontem, para a possibilidade de se verificarem constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia na sequência

Informação

Oliveirenses solidários com os bombeiros entregam bens nas corporações

À semelhança do que se tem verificado um pouco por todo o país, também em Oliveira do Hospital se assiste a gestos solidários para com as corporações de bombeiros …

Última Hora

Explosão de botija de gás provocou um morto em Moimenta da Beira

Uma pessoa morreu, hoje, no concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, na sequência da explosão de uma botija de gás.