Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência

Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência

image_pdfimage_print

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes promove amanhã, dia 20 de junho, dia de “Corpo de Deus”, a cerimónia de encerramento das comemorações dos 350 anos da instituição.

No mesmo dia, a Misericórdia lança a primeira pedra da futura resposta social: o Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência.

No encerramento das comemorações, a Misericórdia de Galizes vai contar com a presença do Bispo de Coimbra. D. Virgílio Antunes que ,às 10hh presidirá à missa. Segue-se às 10h45 a apresentação do livro “Compromisso da Misericórdia de Galizes – 1668” e a colecção de postais “Misericórdia de Galizes em imagens” e às 11h00, o descerramento do monumento comemorativo dos 350 anos.

Amanhã, pelas 11h30, a Misericórdia vai ainda proceder ao lançamento da primeira pedra do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) para a Deficiência no espaço da conhecida “Casa do Brasileiro”, na localidade de Senhor das Almas, junto à EN 17.


Bruno Miranda, provedor da Misericórdia disse em entrevista à Rádio Boa Nova que a amanhã “será um dia que marca o último ano e meio das actividades das comemorações”, notado que ao mesmo tempo, a instituição se associa à causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a realização de uma “feirinha” no âmbito do projecto “Dou Mais tempo à Vida”.

A destacar a participação do Bispo de Coimbra nas comemorações, Bruno Miranda centra-se também no lançamento da primeira pedra do CAT para a Deficiência “que vamos erigir na casa do Brasileiro”. À Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o objetivo é “iniciar os procedimentos para o concurso público e avançar com os trabalhos ainda este ano”. A sua conclusão e entrada em funcionamento deverão acontecer no final de 2020

Em causa está um investimento a rondar os 750 e os 800 mil Euros, que a Santa Casa pode financiar a “expensas próprias”, aguardando porém a resposta de candidatura feita ao “Fundo Rainha D. Leonor” da Misericórdia de Lisboa.

À Rádio Boa Nova, o provedor referiu que o CAT para a Deficiência é “uma necessidade” no concelho, na região e no país. “É algo inovador a nível nacional para o qual não há qualquer tipo de resposta”. “O CAT é para acolhimento de crianças (com deficiência) retiradas ao seio familiar e durante o prazo da sua estadia garantir a sua evolução na plenitude”. Segundo o responsável, o CAT para a Deficiência terá capacidade para 20 crianças e permitirá a criação de igual número de postos de trabalho.

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes presta a apoio à deficiência na Casa S. João de Deus e na Casa de Nª Srª da Visitação (novo espaço). A instituição conta com dois lares para a deficiência e residências autónomas com um total de 82 utentes e dispõe de Centro de Atendimento Ocupacional com 36 utentes.

“É um trabalho para várias centenas de utentes durante o dia”, disse Bruno Miranda, notando que para além da deficiência, a instituição presta serviços na área da infância e terceira idade.

Com a futura resposta, o CAT para a deficiência, Bruno Miranda entende que a Misericórdia “reforça a resposta social” que presta no concelho e que é uma referência na região e no país.

Previous Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores
Next “Há Festa na Zona Histórica” arranca hoje em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Tarouca: Homem detido após ameaçar companheira de morte com uma faca

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Posto Territorial de Tarouca, deteve, esta segunda-feira, em flagrante delito um homem com 35 anos, pela suspeita de prática de violência

Região

Distrito de Coimbra terá 289 bombeiros e 62 veículos na fase crítica de incêndios florestais

O distrito de Coimbra vai contar com 289 bombeiros, 62 veículos e 125 sapadores florestais para a fase ‘Charlie’, de julho a setembro, num dispositivo idêntico ao de 2016.

Informação

Empresa de congelados Beiragel em Viseu consumida pelas chamas

Mais de uma centena de bombeiros combatem um incêndio na Beiragel, uma empresa de congelados em São João de Lourosa, Viseu.

Informação

ESTGOH capta 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) viu preenchida a totalidade das 37 vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” …

Informação

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Informação

Penacova caminha contra os maus tratos na infância

A caminhada “A passo contra os Maus Tratos na Infância”, organizada pela CPCJ de Penacova juntou no dia 14 de abril, cerca de uma centena de participantes,…

Sociedade

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …

Informação

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este domingo, 27 de janeiro, disputa-se a 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

PJ investiga morte de um homem em Travanca de Lagos

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de um homem de 57 anos, ocorrida no domingo à noite em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital. O

Informação

Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”

A Câmara Municipal de Arganil, em conjunto com o Coimbra Gospel Choir, vai realizar um espetáculo solidário, intitulado “A Diferença Num Só Gesto”, a acontecer dia 8 de dezembro, pelas

Destaque

EXPOH arranca a 22 de julho e promete ser a “melhor de sempre” (Com vídeos e reportagem áudio)

Fazer da EXPOH 2017 a “melhor de sempre” em Oliveira do Hospital é o objetivo do Município de Oliveira do Hospital, que apostou num cartaz arrojado que traz ao concelho

Desporto

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.