Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência
19 Junho, 2019 1013 Views

Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência

image_pdfimage_print

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes promove amanhã, dia 20 de junho, dia de “Corpo de Deus”, a cerimónia de encerramento das comemorações dos 350 anos da instituição.

No mesmo dia, a Misericórdia lança a primeira pedra da futura resposta social: o Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência.

No encerramento das comemorações, a Misericórdia de Galizes vai contar com a presença do Bispo de Coimbra. D. Virgílio Antunes que ,às 10hh presidirá à missa. Segue-se às 10h45 a apresentação do livro “Compromisso da Misericórdia de Galizes – 1668” e a colecção de postais “Misericórdia de Galizes em imagens” e às 11h00, o descerramento do monumento comemorativo dos 350 anos.

Amanhã, pelas 11h30, a Misericórdia vai ainda proceder ao lançamento da primeira pedra do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) para a Deficiência no espaço da conhecida “Casa do Brasileiro”, na localidade de Senhor das Almas, junto à EN 17.


Bruno Miranda, provedor da Misericórdia disse em entrevista à Rádio Boa Nova que a amanhã “será um dia que marca o último ano e meio das actividades das comemorações”, notado que ao mesmo tempo, a instituição se associa à causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a realização de uma “feirinha” no âmbito do projecto “Dou Mais tempo à Vida”.

A destacar a participação do Bispo de Coimbra nas comemorações, Bruno Miranda centra-se também no lançamento da primeira pedra do CAT para a Deficiência “que vamos erigir na casa do Brasileiro”. À Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o objetivo é “iniciar os procedimentos para o concurso público e avançar com os trabalhos ainda este ano”. A sua conclusão e entrada em funcionamento deverão acontecer no final de 2020

Em causa está um investimento a rondar os 750 e os 800 mil Euros, que a Santa Casa pode financiar a “expensas próprias”, aguardando porém a resposta de candidatura feita ao “Fundo Rainha D. Leonor” da Misericórdia de Lisboa.

À Rádio Boa Nova, o provedor referiu que o CAT para a Deficiência é “uma necessidade” no concelho, na região e no país. “É algo inovador a nível nacional para o qual não há qualquer tipo de resposta”. “O CAT é para acolhimento de crianças (com deficiência) retiradas ao seio familiar e durante o prazo da sua estadia garantir a sua evolução na plenitude”. Segundo o responsável, o CAT para a Deficiência terá capacidade para 20 crianças e permitirá a criação de igual número de postos de trabalho.

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes presta a apoio à deficiência na Casa S. João de Deus e na Casa de Nª Srª da Visitação (novo espaço). A instituição conta com dois lares para a deficiência e residências autónomas com um total de 82 utentes e dispõe de Centro de Atendimento Ocupacional com 36 utentes.

“É um trabalho para várias centenas de utentes durante o dia”, disse Bruno Miranda, notando que para além da deficiência, a instituição presta serviços na área da infância e terceira idade.

Com a futura resposta, o CAT para a deficiência, Bruno Miranda entende que a Misericórdia “reforça a resposta social” que presta no concelho e que é uma referência na região e no país.

Previous Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores
Next “Há Festa na Zona Histórica” arranca hoje em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Bispo de Coimbra vai “lavar os pés” a 12 bombeiros de corporações da região

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai lavar os pés a 12 bombeiros de corporações da região, na celebração vespertina de Quinta-feira Santa (29 de março),…

Região

Voluntários Bankinter recuperam floresta ardida em Arganil

Cerca de 400 colaboradores do Bankinter, familiares e amigos, voltaram a Pomares, no concelho de Arganil, no passado dia 5 de outubro, …

Informação

Homem morre atropelado por comboio em Aveiro

Um homem de cerca de 40 anos morreu na manhã desta terça-feira ao ser atropelado por um comboio de mercadorias na linha do Norte, em Aveiro.

Região

Região: Homem detido por violência doméstica com armas de fogo apreendidas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação de Apoio a Vítimas Específicas, deteve na passada segunda-feira, na Covilhã, um homem por suspeita de violência doméstica.

Sociedade

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Informação

Detido coautor de homicídio de homem em Vila Nova de Foz Côa

Foi detido pela Polícia Judiciária o coautor foragido de um homicídio que ocorreu no dia 5 de julho e que vitimou um homem de 39 anos, em Vila Nova de Foz Côa. O suspeito

Última Hora

Polícia deteve mulher suspeita de atear fogo em Castelo Branco

A Polícia Judiciária deteve uma mulher suspeita de atear o incêndio florestal de grandes dimensões que deflagrou no domingo no concelho de Castelo Branco e que hoje se mantém ativo,

Última Hora

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público no DIAP de Viseu, …

Informação

CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil vão apresentar, …

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Última Hora

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Desporto

Mário Patrão soma vitória no Morocco Desert Challenge

Campeão nacional por sete vezes, Mário Patrão alcançou, hoje, a sua primeira grande vitória internacional ao triunfar no Morocco Desert Challenge uma das maiores maratonas africanas de todo-o-terreno, que se desenrolou ao longo de